Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Alunos da Rede Municipal de Teresópolis são premiados em Festival Literário


Alunos da Rede Municipal são premiados em Festival Literário

Teresópolis, 19 de setembro de 2011 - Aconteceu na manhã do último sábado, 17 de setembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a culminância do Festival Literário da Rede Municipal de Ensino. Com uma temática voltada ao meio ambiente, enfatizando a tragédia de 12 de janeiro, teve como lema “Fraternidade e a Vida no Planeta – A Criação Geme como em Dores de Parto”, reunindo os melhores poemas, crônicas e memórias literárias produzidos pelos alunos das escolas municipais.
Secretária de Educação Neli Pampillón enfatiza a importância do evento

Com o objetivo principal de envolver os alunos em uma situação real de comunicação escrita, possibilitando o contato com gêneros textuais diversos, o Festival Literário teve início nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde alunos e professores trabalharam entre os meses de março, junho e julho situações reais de escrita, com etapas classificatórias que culminaram nos vinte textos apresentados neste Sábado.
Auditório da Secretaria Municipal de Educação lotado no encerramento do Festival Literário
A Secretária Municipal de Educação, professora Neli Pampillón, enfatizou a importância do estímulo cultural aos alunos da Rede Municipal. “Enquanto muitas crianças jogam garrafas pet por aí, as nossas fazem poesia. E enquanto houver poesia, nossas crianças podem sonhar com um mundo melhor”, destacou a Secretária.
Aluno Jefferson Martins lê a poesia coletiva da Escola Estolino Peixoto da Rocha

A solenidade contou com apresentações musicais do coral infantil da Escola Municipal Acliméa de Oliveira Nascimento, regida pelo professor Genivaldo Cândido, do rap apresentado pelo educador social Marcelo Cruz e da poesia interpretada pela professora Sônia Maria Azevedo. Os alunos apresentaram suas produções textuais, emocionando a todos os presentes que lotaram o auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Jurados Neli Pampillón, Wanderley Peres e Cleo Jordão avaliam os trabalhos literários
Um dos jurados do evento foi o jornalista e historiador Wanderley Peres, que é membro da Academia Teresopolitana de Letras, autor de vários livros e fundador do jornal O Diário de Teresópolis. Ele ficou impressionado com a fluidez dos textos apresentados. “Bom saber que os jovens e as crianças estão interessados em escrever. Melhor ainda saber que têm capacidade de usar esse importante instrumento da palavra para transmitir mensagens de otimismo, de decepção, de revolta... Os alunos que participaram deste concurso demonstraram isso e estão de parabéns”, congratulou o jornalista.
Apresentação do coral infantil da Escola Acliméa de Oliveira Nascimento, regido pelo professor Genivaldo Cândido
Todos os textos classificados ganharam como premiação troféu e medalha alusiva ao Festival, além de livro ofertado pela Secretaria de Educação. Os autores que tiveram seus trabalhos de poesia classificados foram: Rodrigo Rocha Ramos, da Escola Marília Porto; o texto coletivo dos alunos do 2° ano da Escola Estolino Peixoto da Rocha; a aluna Stephanie Cunha Quintanilha, da Escola Tiago Pacheco de Medeiros; Kaiane do Nascimento Evangelista, da Escola Wenceslau Brás; Kathlem Silva da Conceição, da Escola Stella Moraes Simões; Caren Michele Batista de Oliveira, da Escola Neidy Angélica de Souza Coutinho; Amanda Maciel da Silva, da Escola Vera Maria Vianna Pedrosa; Ana Julia de Oliveira Cruz, da Escola Antônio Santiago; Tailaine Araújo de Souza, da Escola José Alves Ferreira, e Gustavo Ponto Barbosa, da Escola Tiago Pacheco Medeiros.
Aluna Kivia de Macedo Murta recebe sua premiação
Os autores que tiveram seus textos de memórias literárias premiados foram: Kivia de Macedo, da Escola Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho; Taciane de Oliveira Gomes, da Escola Neidy Angélica de Souza Coutinho; Victória Mariana Caetano de Oliveira, da Escola Paulo Freire; Lucas Costa da Silva, do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, e Marcela de Viveiros dos Santos com Jéssica Raposo de Oliveira, da Escola Mariana Leite Guimarães.

Na categoria crônicas, os autores selecionados foram: Patrícia Lundgren da Silva, do Centro Educacional Rose Dalmaso; Yuri Ramos Corrêa, da Escola Ginda Bloch; Paloma Eleotério da Cruz, do Centro Educacional Beatriz Silva; Amanda Barbosa Cordeiro, da Escola Sakurá, e Poliana de Oliveira Silva, do Centro Educacional Roger Malhardes.

O Festival Literário da Rede Municipal de Ensino contou com a presença do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Demerval Casemiro, do Subsecretário Municipal de Comunicação Social, Marco Aurélio de Souza Santos, e da gestora cultural Cleo Jordão, da Secretaria de Cultura.
Aluna Patrícia Lundgren apresenta seu texto: “O homem x natureza”

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Um comentário: