Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Alunos do Beatriz Silva em Teresópolis se recuperam bem do quadro de indisposição intestinal


Alunos do Beatriz Silva se recuperam bem do quadro de indisposição intestinal

Amostras de alimentos e água foram coletas e enviadas para análise do
Laboratório Noel Nutels. Resultado deve sair em até 30 dias

Teresópolis, 16 de setembro de 2011 – Desde o final da tarde desta quinta-feira, dia 15, a Prefeitura de Teresópolis acompanha a situação de 61 estudantes e 2 funcionários do Centro Educacional Beatriz Silva , escola da rede municipal de ensino localizada na Barra do Imbuí, que deram entrada em unidades de saúde do município, após apresentar crises de vômito e diarréia.

Dos 63 atendimentos, entre crianças com mais de 12 anos, adolescentes e adultos, 52 foram registrados na UPA, 9 na Unidade de Saúde 24 Horas Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e 2 no Hospital São José, sendo que 2 das crianças atendidas na UPA precisaram ser transferidas para o Hospital das Clínicas de Teresópolis. Apenas uma criança permanece em observação no HCT, para reidratação, apresentando uma melhora satisfatória no quadro, devendo ter alta no sábado pela manhã.

Nesta sexta-feira, a escola foi fechada preventivamente para o rastreamento necessário. “A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde esteve na escola nesta sexta acompanhando todo o processo de elaboração da merenda e constatou que tudo está dentro dos padrões normais. Vamos continuar fazendo o acompanhamento, mas não há nenhum problema na manipulação dos alimentos. Este foi um evento pontual”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Monteiro de Sant’anna, durante coletiva de imprensa.

Ainda de acordo com o Secretário, as amostras de alimentos e da água foram coletadas na escola na própria quinta-feira e o material já foi enviado para análise, no Laboratório Noel Nutels. O resultado deve sair em até 30 dias.

Neli Pampillon, Secretária Municipal de Educação, descartou a possibilidade dos alimentos estarem com prazo de validade vencido. Segundo ela, toda elaboração da merenda escolar é supervisionada por uma nutricionista. “Todas as escolas da rede municipal guardam uma lâmina com amostra do alimento que foi servido para serem congelados por até três dias. Após esse prazo, caso nenhuma pessoa apresente nenhum tipo de reação, esta lâmina é eliminada”, explicou, acrescentando que não foi apresentado nenhum outro caso em qualquer outra escola do município. Nesta segunda-feira, o Centro Educacional Beatriz Silva estará funcionando normalmente.

Por orientação do Prefeito Interino Arlei, todos os carros das Secretarias de Educação e de Saúde ficaram à disposição para o atendimento dos alunos que se sentiram mal. Os secretários das pastas visitaram todos os estabelecimentos de saúde que prestaram atendimento aos estudantes para acompanhar a situação. Além disso, todas as pessoas que tiveram indicação de uso de medicamentos tiveram os remédios fornecidos.   

Na noite de quinta-feira, a Secretaria Municipal de saúde reforçou em 100% o quadro de pediatras e clínicos no plantão da UPA, para garantir o funcionamento normal da unidade de pronto atendimento e também dar assistência aos alunos do Beatriz Silva. Também foram feitos contatos com o Hospital das Clínicas e o Hospital São José para que ficassem de sobreaviso a fim de dar todo o suporte aos pacientes.

Texto: Fabiana Fuchs
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário