Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cultura nos Bairros visita Gamboa, no Segundo Distrito de Teresópolis


Cultura nos Bairros visita Gamboa, no Segundo Distrito


Teresópolis, 26 de setembro de 2011. A tarde deste domingo, 25, foi de festa para a comunidade da Gamboa, no Segundo Distrito, que recebeu a visita do projeto Cultura nos Bairros. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento contou com teatro, música e brincadeiras, entre outras atrações que animaram crianças e adultos na localidade.

“A cada edição, temos mais certeza sobre a eficácia do ‘Cultura nos Bairros’. O projeto segue de forma vitoriosa, levando arte e entretenimento por onde passa, possibilitando que as comunidades vivenciem uma tarde diferente, com muita alegria e cultura”, comemorou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Realizadas nas dependências da Escola Municipal Rui Barbosa, as atividades atraíram a presença não só dos alunos, mas também de pais, amigos e moradores. Utilizando tecidos coloridos, fantasias e acessórios, a equipe do teatro de rua deu início aos trabalhos, dançando e brincando com as crianças, em clima de muita interação.

Wanda Pinheiro foi a atração seguinte e alegrou o público com seus famosos repentes. Logo depois, em dueto com o Subsecretário de Cultura e coordenador do projeto, Ayrton Rebello, Wanda apresentou canções conhecidas do público, como ‘Estúpido Cupido’, ‘Fuscão Preto’ e ‘Beijinho Doce’.

O teatro esteve em evidência nesta edição do projeto. Os atores André Siffert e Thiago Hausen arrancaram boas gargalhadas do público ao interpretarem um trecho do espetáculo ‘A moral da história’, em formato de cordel. Em seguida, os agentes culturais Gisele Rosini, Karine Biassi, Maura Ferreira, Cris Borges e Thiago Hausen encenaram o espetáculo ‘João Fazendo’, que aborda a reciclagem e dá noções sobre a coleta seletiva.

Incentivados pela visita da Trupe da Cultura, que visitou a pequena escola na última terça-feira, 20, os alunos também participaram e encenaram o conto infantil ‘O casamento da Dona Baratinha’, encantando a todos. “Ensaiamos durante três dias para a apresentação de hoje, foi ótimo.”, comentou Charles Botelho de Mello, de 10 anos.

Após a peça, bem à vontade, algumas crianças aproveitaram para cantar, acompanhadas pelo músico Paulo Medeiros, que também se apresentou e agradou em cheio com ‘Amar não é pecado’, de Luan Santana. “Achei tudo tão legal que quis cantar também”, comentou Samira Soares Ferreira, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental.

A tarde de festa teve ainda a participação da cantora Gisele Rosini e de dona Maria de Mello Pereira, voluntária, que quis acompanhar a visita e participar das atividades. Quem esteve presente, aplaudiu. “Vim para prestigiar o evento e adorei principalmente o teatro sobre reciclagem. Muito bacana transmitir à comunidade esta noção de coleta de lixo e reciclagem. O grupo mobilizou a todos, com conscientização e muita alegria”, comentou o segurança Felipe Braga. A moradora Jaqueline Pereira da Silva concordou. “Muito importante trazer à tona esta questão do lixo. Mas, na verdade, todo o evento foi muito bacana”, declarou.

Diretora da Escola Municipal Rui Barbosa, a professora Juliana Lustosa era só elogios. “Na terça, quando recebemos a Trupe da Cultura, eu já tinha achado ótimo. Hoje, estou maravilhada. Devido à grande distância do centro urbano, as nossas crianças têm pouco acesso a este tipo de atividade. Então, elas ficaram simplesmente encantadas. A nossa comunidade é pequena, mas fez questão de prestigiar este dia tão diferente. Valeu muito a pena, tanto para as nossas crianças, como para os moradores em geral”, comentou Juliana, agradecendo à Secretaria de Cultura pelo evento.

O ‘Cultura nos Bairros’ é desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, e conta com o patrocínio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec). Lançado em 2009, o projeto tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo. Mais de 30 comunidades já foram visitadas pelo projeto, que tem coordenação de Ayrton Rebello.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário