Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Hemonúcleo Teresópolis comemora 11 anos


Hemonúcleo Teresópolis comemora 11 anos

Banco de sangue faz apelo para que a doação seja contínua

Teresópolis, 15 de setembro de 2011 – No próximo dia 27 de setembro, o Hemonúcleo Teresópolis completa 11 anos de implantação. Para comemorar, será realizada uma confraternização que reunirá a equipe de trabalho do banco de sangue e doadores. Além disso, o setor também vai participar das atividades do Dia Nacional da Juventude, celebrado em 22 de setembro, incentivando os jovens com idade a partir de 16 anos a doarem sangue. O objetivo primordial é conscientizar a população para que este seja um gesto de cidadania e solidariedade contínuo.

“Em junho deste ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para a doação de sangue. Antes podiam doar pessoas entre 18 e 65 anos. Agora, os adolescentes com idade a partir dos 16 anos e os idosos com até 67 anos também podem doar. Isso representa uma vitória, pois quanto mais pessoas puderem praticar este ato, mais vidas serão salvas”, ressaltou a coordenadora de Enfermagem do Hemonúcleo, Renata Couto. Para que o adolescente possa doar basta retirar um Termo de Responsabilidade na sede do banco de sangue. Este documento deve ser assinado pelos pais ou responsáveis.

Renata também destaca que o Hemonúcleo busca desconstruir a cultura de doação somente em períodos de campanhas de estímulo ou quando há um familiar ou amigo precisando de sangue. Essa nova visão defende a fidelização da doação baseando-se no fato de que é preciso repor o estoque constantemente.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) sinaliza que para ter um estoque de bolsas de sangue razoável no país, é necessário que de 3% a 5% da população doem sangue. No entanto, a média nacional é de 1,8% de doadores, sendo que estes geralmente atendem as demandas relacionadas às campanhas, mas não têm hábito de doação regular.

“Estamos abaixo do índice de doadores de sangue preconizado pela OMS. Para melhorar este número fazemos um apelo para que a prática seja contínua. Convocamos especialmente as mulheres, pois, conforme estatísticas, menos da metade da população de mulheres doa sangue”, frisou a enfermeira, lembrando que homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses entre as doações, e mulheres até três vezes ao ano, respeitando o intervalo de três meses.

Para doar sangue
Para doar sangue deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O banco de sangue da Secretaria Municipal de Saúde funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e a doação pode se feita de segunda a sexta, das 8h às 12h. Os interessados em doar também podem ligar para o telefone (21) 3641-5872 para esclarecer dúvidas e/ou agendar a doação. 

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário