Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Jardim do Nêgo reaberto para visitação em Nova Friburgo-RJ


Jardim do Nêgo-a arte e natureza para se curtir!!

A região serrana do rio possui vários atrativos naturais ,e em Nova Friburgo RJ,uma obra de arte viva está esculpida nos barrancos de Campo do Coelho,o JARDIM DO NÊGO,Único do Gênero no Mundo. O escultor cearense , Geraldo Simplício, conhecido como Nêgo,nasceu no Ceará em 24 de fevereiro de 1943.Faz de sua residência um lugar aconchegante onde natureza e arte se misturam. Ele esculpe com barro nos barrancos de sua propriedade várias esculturas geniais. Depois das esculturas prontas, ele coloca uma camada de lama preta, um plástico por cima e com o passar dos dias nasce uma camada de musgo que cobre todo o trabalho.A ARTE VIVA!!

Um dos pontos turísticos mais interessantes de Nova Friburgo, o Jardim do Nêgo, está de portas abertas novamemente depois da chuva de janeiro. As esculturas foram recuperadas e trazem muitas novidades aos visitantes.Apesar de reaberto, o trabalho não para.Geraldo Simplício, afirma que o local deve estar em constante manutenção, já que em janeiro, sofreu bastante com a chuva forte na localidade. Para ele, não tinha como esperar a ajuda do poder público.Não se desesperou e colocou a mão na massa para recuperar e remodelar as figuras destruídas.

"O trabalho da tartaruga ganhou um casco maior e o pescoço ficou mais cumprido.A índia com a tocha na mão, agora está maior e de cabelos soltos."A enxurrada soterrou várias obras do artista e destruiu outras, mas ele não se importou com o trabalho que teria para arrumar tudo.A reconstrução é uma lição de vida e pior foi quem se foi nela.Geraldo,Nego,colocou a mão na terra para iniciar, logo depois da tragédia, o trabalho de recuperação.Vale a pena visitar seu trabalho e ajudar a levantar a auto-estima do pessoal da região serrana. 

História de Vida
Sua primeira exposição foi realizada na cidade de Crato (CE) em 1966; em 1967 expôs em Fortaleza (CE); em 1968 no IBEU em Recife (PE) e na Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco). Esteve residindo no Rio de Janeiro, no Mosteiro de São Bento, onde foi reconhecido como o grande escultor que é, por Cecília Falk, quando expunha na Galeria Escada. Com o apoio da referida senhora, mudou-se para Nova Friburgo nesse mesmo ano, 1969. Grande parte de suas esculturas em madeira está na Alemanha. Vive hoje em um sítio em Nova Friburgo, onde realiza nos barrancos de terra verdadeiras e inemagináveis obras de arte, onde a sensibilidade e a força do artista estão presentes. 

Visite o Jardim do Nêgo,no circuito Terê-Fri,Est.Teresópolis-Friburgo Km 55 da Rj 130.Belas esculturas feitas nas encostas de seu sítio!
Telefone (22) 2543-2253



Fonte:Geraldo Simplício// internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário