Pesquisar este blog

sábado, 24 de setembro de 2011

Pacientes de Teresópolis voltam a ter acesso a exames importantes para diagnóstico de câncer


Prefeitura trabalha pela eficiência na autorização de exames

Pacientes voltam a ter acesso a exames importantes para diagnóstico de câncer


Teresópolis, 23 de setembro de 2011 – Desde que assumiu a Prefeitura, o Prefeito Interino Arlei orienta a equipe de gestão para que o atendimento à população seja prioritário, e o Secretário de Saúde Carlos Otávio Sant’Anna tem trabalhado para agilizar a autorização de exames para os pacientes da rede municipal. Além disso, busca caminhos para ampliar o número de procedimentos autorizados por mês, que atualmente está na média de 2.750. O trabalho já colhe frutos, pois exames como Core Biópsia de mama e punção de tireoide, que não eram autorizados desde 2009, agora são marcados normalmente.

“Nosso objetivo é que os pacientes tenham o melhor atendimento e consigam realizar os seus exames o mais rápido possível. Além disso, Core Biópsia de mama e punção de tireoide, que podem diagnosticar câncer, não eram realizados pelo sistema público de saúde do município desde 2009, por falta de licitação. Contudo, a partir de setembro deste ano, passaram a ser liberados”, afirmou o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna.

A Secretaria de Saúde também busca a ampliação do número de exames realizados. “Os exames são realizados através de credenciamento no SUS ou por contratação. Os credenciados são disponibilizados pelo próprio Sistema Único de Saúde e os contratados são custeados com recursos do tesouro municipal. O Secretário Carlos Otávio está revisando os convênios de contratualização com o intuito de aumentar as autorizações mensais”, explicou a diretora do Departamento de Marcação de Exames, Ana Paula Cardoso Pinto.

De acordo com a diretora, esta revisão vai ajudar a acelerar a liberação dos exames mais solicitados, entre eles, Endoscopia e Ecodoppler. Há também os exames que precisam ser feitos em outros municípios. Quando isso acontece, a Prefeitura oferece todo o suporte necessário ao paciente, inclusive providenciando o transporte para o dia do procedimento.

O pedido de autorização de exames é feito na sede da Secretaria de Saúde, localizada na Rua Julio Rosa, 366, Tijuca. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 15h, com intervalo para almoço, das 12h às 13h.

Documentos para liberação de exames

Pacientes maiores de 18 anos
- Cópias da Carteira de Identidade e do CPF
- Comprovante de residência no nome do paciente (data recente)

Pacientes menores de 18 anos
- Cópia da Certidão de Nascimento ou da Carteira de Identidade do menor
- Cópias da Carteira de Identidade e do CPF do responsável pelo menor
- Comprovante de residência em nome do responsável (data recente)

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário