Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Teresópolis recebe fase final do Campeonato Brasileiro de Karatê

Teresópolis recebe fase final do Campeonato Brasileiro de Karatê


Teresópolis, 13 de setembro de 2011 - A Federação de Karatê Semi-contato do Rio de Janeiro, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou no sábado, 10 de setembro, a fase final do Campeonato Brasileiro de Karatê Semi-contato. A competição aconteceu no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, e reuniu cerca de 20 delegações do país, de mirim a adulto, somando mais de 180 atletas.
Competição reuniu cerca de 20 delegações do país, de mirim a adulto, somando mais de 180 atletas

A competição atraiu delegações do Distrito Federal (Fame, Sesc, Mil Homens, Paulo Roberto, Dojo Pumas, Sobradiense e Oficina de Karatê), Goiás (Universal, Punhos de Ferro, Nova Geração e Olimpikus) Bahia (Yamabuchi, Unimusashi, Horizonte, Ceifas, AMDK, Pantera Negra, Zai-shinu, AKPC, Dragões Dias e Samurai Karatê Clube) e Rio de Janeiro (Clube Militar), que se enfrentaram nas categorias Kata, Shiay e Jyu Kumite. 
Delegações perfiladas para execução do Hino Nacional
Inicialmente, o Campeonato Brasileiro de Karatê Semi-contato aconteceria em dois dias, sábado e domingo, mas Dilson Santos, Presidente da Federação de Karatê Semi-contato do Rio de Janeiro, decidiu realizar a competição apenas no sábado. Com isso, os atletas puderam aproveitar o domingo para conhecer os atrativos turísticos da cidade.

O Karateca baiano, Guilherme de Lima, de 7 anos, ficou empolgado com a competição em Teresópolis, mesmo não sendo a primeira disputada fora de seu estado. “Acho que vou conseguir um ótimo resultado. Estou focado neste campeonato há muito tempo”, disse Guilherme, que pratica o karatê desde os três anos.

Mulheres e crianças dão charme e delicadeza à competição

O Campeonato Brasileiro de Karatê Semi-contato reuniu um número expressivo de mulheres karatecas, quebrando o tabu de que as artes marciais são destinadas apenas aos homens.

Talita Silva, há 15 anos praticando o Karatê, se sentiu muito honrada em ter chegado à fase final do campeonato. “Cheguei até aqui porque batalhei bastante por isso. Agora enfrentarei as melhores e quero vencê-las”, disse a karateca faixa preta.

As crianças também fizeram bonito na competição, mostrando que as artes marciais podem ser praticadas em qualquer idade.

Solenidade marca abertura da competição

O Campeonato Brasileiro de Karatê Semi-contato começou com as execuções dos hinos Nacional e de Teresópolis, seguido por um discurso dos representantes da Federação de karatê. Emocionando os atletas, o Mestre Catarino de Oliveira, Presidente da Federação de Karatê do país, falou de honra e dignidade que o esporte traz para a vida. “Nosso objetivo é nos tornarmos campeões na vida, e o esporte proporciona isso”, discursou.

Em seu discurso de agradecimento, o Secretario de Esportes e Lazer, Demerval Casemiro, agradeceu a escolha de Teresópolis como cidade da última fase do campeonato. “Em nome do Prefeito Arlei Rosa, quero agradecer pelo carinho que vocês demonstraram pela nossa cidade. Espero que no próximo ano Teresópolis possa sediar uma competição do Campeonato”, disse o Secretário, lembrando que em 2012 o Campeonato Brasieliro de Karatê Semi-contato terá a sua fase final na Bahia.
Secretário Demerval Casemiro agradecendo a escolha da cidade para a fase final da competição

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Heliny Quintanilha e Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário