Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Vereadores de Teresópolis debatem assuntos de interesse das comunidades

Vereadores debatem assuntos de interesse das comunidades


Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teresópolis na noite desta terça-feira, dia 27, os Vereadores presentes debateram diversos assuntos de interesse da população teresopolitana.

O Vereador Cláudio Mello abriu os pronunciamentos dos líderes de partidos, falando em nome do PT. Ele explicou que a convite de moradores, esteve no Jardim Salaco onde estão sendo feitas obras do Governo do Estado e questionou as mesmas, alegando que da forma que vem sendo realizadas, poderão ser levadas embora em caso de chuvas fortes. Cláudio Mello também se mostrou indignado com o esgoto a céu aberto que corre nas dependências da Escola Estadual Estado de Israel. Cláudio disse ainda que esteve com o Prefeito Interino, Arlei Rosa, e com o Secretário Municipal de Defesa Civil, Roberto Silva, que, inclusive o acompanhou até o local. O Vereador ainda destacou a aprovação na Câmara dos Deputados do projeto que autoriza os municípios a criarem os seus próprios Procons, o que no seu entendimento será fundamental para garantir maior acesso à defesa do consumidor.

A líder do DEM, Vereadora Dra. Cláudia, falou do caso do advogado Armando Lauria, que é funcionário de carreira da Procuradoria do Município e que foi transferido para a Secretaria de Agricultura, no interior, por motivos de perseguição política, de acordo com a Vereadora. Ela explicou que solicitou ao Prefeito Arlei que fosse analisado o retorno do advogado para o seu devido setor. Cláudia também comentou a preocupação com a questão do plano de saúde dos servidores municipais. Ela argumentou que o servidor não pode ter o desconto em folha e ficar sem o serviço, que encontra-se suspenso por atitude unilateral da Intermédica, empresa que foi vencedora da licitação feita no início do ano. No final do seu pronunciamento, Dra. Cláudia falou também da importância de que sejam cobradas as medidas necessárias de prevenção para as chuvas de verão.

Falando como líder do PMDB, o Vereador Dr. Carlão disse que esteve visitando a obra do Cemusa, no bairro de São Pedro, que encontra-se quase concluída no segundo andar, mas onde a falta de verbas pode paralisar as obras que deveriam ser feitas no primeiro e terceiro andar. Por isso, fez um apelo ao Prefeito Arlei e ao Secretário de Saúde, Carlos Otávio, para que não deixem a obra parar. Carlão também comentou sobre a falta de dentistas para atendimento no Centro Odontológico do Cemusa. Por outro lado, uma boa notícia anunciada por Carlão foi a publicação no Diário Oficial da União da liberação da verba para asfaltamento de toda a rua Manoel Lebrão e seguindo até a Wilhem Cristian Klemme, na Ermitage. Sobre a questão das chuvas, o líder do PMDB disse também que é necessário rediscutir a questão da divisão ou não da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil. Finalizando, Carlão parabenizou o prefeito Arlei e sua equipe por ter conseguido recuperar R$ 70 milhões do PAC do Governo Federal, que seriam perdidos pela administração afastada, como havia acontecido com outra parte de R$ 53 milhões em obras que a cidade acabou perdendo, segundo o Vereador.

Também foi discutido pelos vereadores a questão do Conselho Municipal de Saúde, que foi motivo de projeto do Executivo, aprovado no plenário da Câmara na semana passada. O Vereador Dr. Carlão falou da importância de que seja feita uma Audiência Pública sobre o assunto, antes da Conferência Municipal de Saúde. O Presidente da Câmara, Vereador Cleyton Valentim, também destacou que seria muito produtiva a realização dessa Audiência e que a data poderá ser analisada até em contato com o Conselho Municipal de Saúde.

O Vereador Paulinho Carvalho, do PTB, falou de confusão ocorrida no Alemão, localidade do bairro de São Pedro, onde o acesso dos moradores era feito por uma área de propriedade particular e onde a proprietária decidiu fechar a passagem. O Presidente Cleyton Valentim lembrou que já apresentou moção aprovada em plenário solicitando uma linha de ônibus para a comunidade do Alemão, passando pela Rua Capixaba. Diante dos novos fatos, Cleyton disse que é importante que a Câmara veja como poderá buscar legalmente, uma solução para o impasse.

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário