Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2012

Beleza, saúde, serviços e lazer em comemoração ao Dia Internacional da Mulher


Beleza, saúde, serviços e lazer em comemoração ao Dia Internacional da Mulher-Ação social na Praça Balthasar da Silveira acontece neste sábado, 10 e No domingo, 11, tem Ação Mulher no PSF da Fonte Santa

Teresópolis, 8 de março de 2012 – Com o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura promove neste sábado, 10, uma ação social com uma série de serviços integrados com foco na promoção e no fortalecimento da cidadania feminina. Por iniciativa da Secretaria dos Direitos da Mulher, o mutirão de saúde, beleza e lazer acontece das 9h às 19h, na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa –, na Várzea.

Para a Secretária dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira, nos últimos 50 anos a mulher tem obtido vários avanços e conquistas perante a sociedade. “As mulheres têm muito a comemorar, como mães e trabalhadoras. Não há mais fronteiras nem barreiras no mercado de trabalho, pois elas estão mostrando sua capacidade nas mais variadas áreas de atuação e tendo o devido reconhecimento. Em relação à violência doméstica, através da conscientização, as mulheres devem fazer com que a paz se manifeste em seus lares e se projete no mundo”, salientou.

Com o tema ‘A Mulher e a Sustentabilidade’, escolhido pela Secretaria Nacional das Políticas para as Mulheres para este ano, a ação social contará, na área da saúde, com aferição de pressão arterial; teste de glicose; rodas de conversa sobre amamentação, câncer de mama, câncer de colo uterino e doenças sexualmente transmissíveis e informações sobre a importância do banco de sangue e prevenção à dengue.

Também haverá emissão de carteira de trabalho, preenchimento de currículos e cadastramento para emprego e exibição do filme “Informando sobre microcrédito individual para profissionais autônomos”, com equipe do Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Atendimento de advogada, psicóloga e assistente social do Centro de Referência de Atendimento à Mulher sobre os direitos das mulheres; massoterapia, arteterapia, distribuição de material didático relativo às questões de gênero são outros atendimentos oferecidos de graça, além de informações e cadastramento para o Programa Bolsa Família.

Na área de beleza, as mulheres terão acesso a corte de cabelo. Equipe do Instituto Avon fará maquiagem e exibirá o vídeo “Aprenda a maquiar-se”. Sorteio e distribuição de brindes acontecerão durante o evento.

Apresentação de banda escolar e contação de histórias, atrações do projeto Cultura nos Bairros, com atividades musicais, teatrais e circenses, e ainda brinquedos infláveis para a diversão das crianças, participação do grupo de ginástica da 3ª Idade e de grupo de capoeira do Mestre Sorriso compõem as atividades de lazer que serão oferecidas durante todo o sábado. Também está prevista exposição de artesanato da clientela dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

A ação social acontecerá durante o expediente do Espaço Mulher, feira criada pela Prefeitura e que é vinculada à Secretaria dos Direitos da Mulher, reunindo cerca de 50 expositoras com opções variadas nas áreas de confecção, artesanato e gastronomia.

Coordenada pela Secretaria dos Direitos da Mulher, a iniciativa tem a parceria das Secretarias de Administração, Agricultura, Cultura, Desenvolvimento Social, Educação, Esportes e Lazer, Governo, Obras, Saúde, Segurança, Trabalho e Emprego e de Turismo. A ação conta ainda com a colaboração da Associação Comercial, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis, do Sindicato dos Bancários de Teresópolis, do Instituto Avon e das empresas SAF Assistencial, Photo Santa Tereza, Cabelo, Corpo & Cia e Ultra Comunicação Visual.

Ação Mulher no domingo

Também em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta, 8, a Unidade de Saúde da Família da Fonte Santa realiza neste domingo, 11, uma série de atividades, como mesas redondas sobre a promoção e a prevenção da saúde integral da mulher. O atendimento acontecerá na própria unidade, das 9h às 16h, e contará com especialistas para tratar de temas comuns vivenciados pelas mulheres.

Durante o dia serão realizadas conferências sobre violência doméstica, direitos da mulher, prevenção do câncer de mama e ginecológico, saúde bucal, autocuidado e dengue. Exames médicos laboratoriais de prevenção e homenagens com distribuição de brindes também serão oferecidos pelas equipes de saúde. Corte de cabelo, serviços de manicure e distribuição de brindes completam a programação.

Além das mulheres da comunidade, a ação contemplará também todas as mulheres do programa municipal Pique Trabalho (Programa Municipal de Integração, Qualificação e Empreendedorismo), que atuam no sistema de estacionamento rotativo Pare Legal e em frentes de trabalho na Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Texto: Silvia Pimentel e Gisele Barreto
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário