Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

Prefeitura de Teresópolis realiza serviço de abordagem social com moradores de rua

Prefeitura realiza serviço de abordagem social com moradores de rua-Ação tem como objetivo reinserção sociofamiliar


Teresópolis, 22 de março de 2012 - Na noite de quinta-feira, 15, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Teresópolis realizou mais uma ação de abordagem junto a moradores de rua, para encaminhamento ao Abrigo Municipal Dr. Sérgio Fernandes, mantido pela Associação Beneficente Sopão.

Com apoio da Guarda Municipal, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Graça Granito, a psicóloga Aparecida Bocardi e a advogada Sidnéia Faria Silva, técnicas do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), percorreram vários pontos da cidade.

“Temos conhecimento da população de rua em Teresópolis e não podemos deixar essas pessoas sem atenção. Estamos tentando, da melhor maneira possível, convencê-las a ir para o abrigo”, disse Graça Granito.

A psicóloga Aparecida Bocardi explica como é realizada a abordagem e o encaminhamento dos moradores. “As pessoas não são obrigadas a nos acompanhar. Nós fazemos um convite oferecendo um local adequado onde podem se alimentar bem, dormir em um local quente e tomar banho”, enumerou a psicóloga, ressaltando “que este serviço reduz o nível de vulnerabilidade dessas pessoas”.

De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, esta não foi uma atuação isolada. “O outono e inverno se aproximam e sabemos como as temperaturas dessas estações são bastante críticas em Teresópolis, por isso estamos intensificando esse contato com os moradores de rua”, explicou Graça Granito.

A equipe percorreu a Praça Baltazar da Silveira, a Praça Olímpica Luís de Camões e algumas ruas do centro, onde há maior concentração de moradores de rua. Durante a ação, que começa sempre após as 21h, foram recolhidos três moradores: dois encaminhados diretamente para o Abrigo Municipal Dr. Sérgio Fernandes, e o terceiro levado primeiramente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para atendimento médico.

Serviço de Abordagem Social

Segundo dados do Creas, órgão veiculado a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, estatísticas levantadas em janeiro de 2012 mostram que, nas abordagens realizadas durante o mês, cinco moradores de rua participaram do programa de reinserção sociofamiliar.

O Serviço de Abordagem Social realiza atendimentos sociais aos moradores de rua de forma periódica e programada, não se tratando de ação de recolhimento e sim de reinserção sociofamiliar. O Serviço é realizado com ou sem denúncias, seguindo diretrizes da legislação vigente. Após atendimentos sociais em quantidades necessárias, e aceitando a abordagem, os indivíduos são acolhidos no abrigo ou levados para as suas residências; e se não forem de Teresópolis, são encaminhados para o município de origem.

Centro de Referência Especializado de Assistência Social

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) caracteriza-se como uma unidade pública e estatal, que oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.

Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.
Os Creas podem ter abrangência tanto local (municipal ou do Distrito Federal) quanto regional, abrangendo, neste caso, um conjunto de municípios, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta do atendimento.

O Creas em Teresópolis funciona na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na Av. Alberto Torres 1148 – Alto. Telefone (21) 2742-3080 ou (21) 2742-3045 – ramal 210.
Imagem captada de vídeo da ação
Crédito: José Carlos 'Cacau'


Texto: Heliny Quintanilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário