Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

Reunião em Teresópolis debate Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos

Reunião em Teresópolis debate Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos


Teresópolis, 15 de março de 2012 - Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 15, foi aprovado o estatuto do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, firmado entre Teresópolis, Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto – também intitulado Serrana I. O Consórcio tem por objetivo a gestão integrada dos resíduos produzidos pelas quatro cidades, bem como a realização de uma segunda fase de obras no Aterro Sanitário do município, aumentando a vida útil do aterro. Durante o encontro, foi escolhido o dia 12 de abril para realização da 1ª Assembleia do Consórcio, onde os prefeitos das quatro cidades assinarão o estatuto e haverá eleição da diretoria.

Realizado na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Várzea, o encontro reuniu o Coordenador de Meio Ambiente do Município, Leandro Coutinho; o Secretário de Meio Ambiente de Carmo, Maxsandre dos Prazeres; o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de São José do Vale do Rio Preto, Rogério Caputo; o engenheiro sanitarista da Secretaria Estadual de Ambiente, Marcio Beranger e o consultor do Governo do Estado, Carlos Luz.

“O Aterro Sanitário de Teresópolis tem tecnologia de ponta, sendo um dos melhores do Estado. Com o Consórcio, poderemos estar realizando uma segunda obra que contempla construção de uma usina de tratamento de lixo hospitalar, a implantação de uma usina de reciclagem de material de construção civil e a criação de um galpão para triagem e reciclagem do lixo produzido nos quatro municípios, aumentando a vida útil do Aterro em até 15 anos”, explicou Leandro Coutinho, frisando que a segunda fase de obras para o aterro já está em fase de licitação pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Obras. 

Para o engenheiro sanitarista Marcio Beranger, a parceria entre município só traz benefícios para as cidades. “Por meio de consórcios intermunicipais pode-se obter recursos nos programas federais e estaduais com mais facilidade. O município que utiliza os aterros sanitários tem um multiplicador a mais no ICMS Verde, aplicação dos recursos do FECAM (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), entre outros benefícios”, enumerou Beranger. 

A 1ª Assembleia do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos acontecerá no dia 12 de abril, às 10h, no Teatro Municipal (Av. Feliciado Sodré, 675, 2º piso). A solenidade terá a presença dos prefeitos de Teresópolis, Sumidouro, Carmo e São José do Vale do Rio Preto, bem como autoridades da Secretaria Estadual de Ambiente, que formalizarão a criação do consórcio.

Texto: Heliny Quintanilha 
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário