Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2012

Secretaria de Educação de Teresóipolis promove Programa de Capacitação dos Cuidadores



Secretaria de Educação promove Programa de Capacitação dos Cuidadores


Teresópolis, 6 de março de 2012 - A Secretaria Municipal de Educação, através da Divisão de Educação Especial, iniciou nesta terça-feira, 6, em seu auditório no Edifício APA, o Programa de Capacitação dos Cuidadores. A iniciativa tem como objetivos acolher, integrar e reconhecer os profissionais que atuam na função de apoio pedagógico, refletindo sobre as atividades, posturas e competências necessárias para o desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais.

O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, explica que a função do cuidador é justamente apoiar os alunos especiais, criando uma relação de afetividade, observando suas potencialidades e cuidando para não enfatizar suas limitações. “É uma função nova em nossos quadros e que é vista com muito carinho pela Secretaria Municipal de Educação, já que esses profissionais trabalham com foco na inclusão a partir da socialização”, ressaltou.

Reconhecendo a importância desse profissional, da possível ampliação do quantitativo de cuidadores e da demanda de trabalho com foco na inclusão, a Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação tornou realidade a capacitação, com objetivo de garantir a participação efetiva do aluno com necessidades especiais nas atividades pedagógicas, respeitando seu ritmo e suas potencialidades.

Para a cuidadora Ângela Aparecida de Souza, do CEMEI Maria Tereza, a iniciativa foi realmente importante. “Essa capacitação é essencial para satisfazer nossos anseios e tirar dúvidas quanto à função de cuidador. Sei que não há uma fórmula mágica para o trabalho, mas tenho certeza de que esses encontros podem nos ajudar muito em relação ao nosso desempenho”, comemora Ângela.

O Programa de Capacitação dos Cuidadores será realizado em quatro encontros, com duração máxima de quatro horas por encontro, e os cuidadores receberão um certificado de participação com frequência mínima exigida de 75%. Os encontros terão como técnica de trabalho: grupo operativo, simulação de situação-problema, discussão de casos e aulas expositivas.

Segundo a psicóloga e psicopedagoga Márcia Cristina, chefe da Divisão de Educação Especial da Secretaria, este é apenas o começo do trabalho que será realizado com os cuidadores municipais visando ao seu aperfeiçoamento e capacitação. “Este é o pontapé inicial que nasceu da necessidade de oferecer uma formação a este personagem que surgiu recentemente no cenário da educação especial do município”, diz Márcia.

Os próximos encontros acontecem nos dias 3 de abril, 8 de maio e 5 de junho, todos realizados no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Centro da cidade.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário