Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de março de 2012

Secretaria de Educação de Teresópolis realiza Oficina de Gerenciamento de Conflitos para gestores escolares

Secretaria de Educação realiza Oficina de Gerenciamento de Conflitos para gestores escolares


Teresópolis, 21 de março de 2012 - Com o objetivo de levar os gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis a refletir sobre novas estruturas e maneiras de interagir em equipe, pensando junto sobre as dificuldades e estresse do dia a dia de trabalho, a Secretaria de Educação da Prefeitura, através da Divisão de Educação Especial, realizou nesta terça-feira, 20, no Clube Comary, o primeiro encontro da Oficina de Gerenciamento de Conflitos. A iniciativa integra o Programa de Saúde do Profissional de Educação – PSPE.

O Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o PSPE esclarece que o PSPE oferece suporte aos educadores através de orientação e capacitação por meio de oficinas e dinâmicas. “O PSPE é coordenado e desenvolvido pela equipe da Divisão de Educação Especial da Secretaria para estimular hábitos saudáveis, prevenindo doenças e aumentando a autoestima dos profissionais da área de educação”, explica. 

Entendendo que entre os grandes desafios do gestor escolar estão as pressões exercidas pelas diferenças nas relações interpessoais que permeiam sua rotina de trabalho, a Oficina de Gerenciamento de Conflitos busca suprir exatamente esta demanda na formação destes profissionais. Para Márcia Cristina, Diretora da Divisão de Educação Especial da SME, a questão da convivência é essencial. “Tanto quanto o conhecimento teórico, a questão do relacionamento é fundamental para o gestor escolar que na maioria das vezes encarna a figura da própria unidade escolar e por isso lida com a diversidade em suas relações diárias”, avalia.

O primeiro encontro da Oficina de Gerenciamento de Conflitos reuniu cerca de 20 gestores escolares da Rede Municipal de Ensino para provocar a reflexão e desenvolver ferramentas necessárias para lidar com os conflitos dentro de suas equipes e comunidades escolares. “Optamos por trabalhar com grupos pequenos para que pudéssemos captar melhor as situações e ter um contato maior para a troca de experiências do cotidiano, que permeiam o dia a dia das escolas e suas complexas relações”, justifica uma das psicólogas do PSPE, Carla Helena Ferreira.
Márcia Cristina, Diretora da Divisão de Educação Especial da SME, explica a importância das relações interpessoais 
Evitar o estresse e o desgaste desnecessários do gestor e de seu corpo de funcionários são os objetivos finais da oficina, que planeja capacitar os educadores para trabalhar melhor com os conflitos. “Entendemos que o gestor escolar precisa estar apto a lidar com as diferenças, com múltiplas habilidades, diferentes níveis de experiência e origens culturais e sociais. Lidar com pessoas, liderar equipes é lidar com conflitos”, resume a professora e psicológa Roberta Garcia Leal.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário