Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

Teresópolis disputa sede da RISP - Região Integrada de Segurança Pública

Teresópolis disputa sede da RISP - Região Integrada de Segurança Pública-Prefeitura busca terreno para instalação da 7ª Unidade Regional no município

Teresópolis, 15 de março de 2012 – Por sua localização estratégica na Região Serrana, Teresópolis está sendo avaliada para receber a sede da 7ª RISP – Região Integrada de Segurança Pública. Para instalar a unidade regional no município, a Prefeitura busca um terreno linear com aproximadamente 2.700m², conforme exigência do projeto do Governo Estadual.

Na manhã desta quinta-feira, 15, o Prefeito Arlei se reuniu para tratar do assunto com o Comandante-Geral da Polícia Militar no Estado do Rio de Janeiro, Coronel Erir Ribeiro Costa Filho, o Comandante do 7º Comando de Policiamento de Área, Coronel James de Barros, o Comandante do 30º Batalhão da PM, Tenente-coronel Mário Márcio Pereira Fernandes, o Ajudante de Ordem do Comando Geral, Major George, além do Delegado da 1ª CRPI (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), José Renato Chernicharo.

Acompanharam ainda o encontro o Juiz da Vara de Família de Teresópolis, José Ricardo Ferreira de Aguiar, o empresário Paulo Lomenha, os vereadores Mandinho, Dra. Claudia e Ademir Enfermeiro e o Secretário Municipal de Planejamento, Luiz Fernando de Souza Filho.

“Teresópolis disputa a RISP com outras cidades. Levando em conta a localização central do município, o Comandante-Geral da PM mostrou boa vontade para buscar um acordo para que a RISP fique em Teresópolis”, comemorou o Prefeito Arlei. Para ele, a unidade regional só trará benefícios. “É um grande ganho na área de segurança. pois toda reunião do Estado Maior acontecerá em Teresópolis, com um grande fluxo de autoridades de segurança na cidade. Vamos tentar conseguir o terreno o mais rápido possível para que a obra comece, pois o Governador Sérgio Cabral quer inaugurar no ano que vem”, explicou o Prefeito.

O Comandante Geral da PM, Coronel Erir, está confiante na concretização do projeto na cidade. “O Prefeito já ofereceu um terreno de 1.800m². Agora vou à Secretaria de Segurança ver se a planta pode ser adaptada ou modificada para a RISP ser instalada em Teresópolis. O Prefeito está empenhado em nos ajudar a trazer a unidade para cá”, pontuou.

Para o Delegado José Renato Chernicharo, da 1ª CRPI, a cidade receberá um reforço importante na área de segurança pública. “A Região Integrada de Segurança Pública congrega o comando das polícias na cidade, com a Polícia Militar e a Polícia Civil instaladas no mesmo prédio. É muito importante ter essa unidade aqui. Vimos a boa vontade das autoridades da cidade para trazer a RISP para cá”, assinalou.

O que é a RISP?

Lançado pelo governo do Estado em 2009, o projeto das RISPs representa um novo conceito em Segurança Pública, promovendo a integração regional em vários níveis (planejamento, inteligência, recursos e operações) das atividades das Polícias Militar (PMERJ) e Civil (PCERJ). Para isso, o Estado do Rio foi dividido em sete Regiões Integradas: Capital (Zona Sul, Centro e parte da Norte), Capital (Zona Oeste e parte da Norte), Baixada Fluminense, Niterói e Região dos Lagos, Sul Fluminense, Norte Fluminense e Região Serrana.

Sob esse novo conceito, as Polícias Militar e Civil reúnem esforços e conhecimentos para promover ações integradas em nível regional, visando reduzir os indicadores de criminalidade. Cada RISP tem seu próprio prédio-sede, onde representantes das duas corporações trabalham em conjunto com o mesmo objetivo estratégico, coordenando e orientando as ações das delegacias e dos batalhões da PM na região. A divisão territorial das Regiões Integradas também é utilizada pelo Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados da Secretaria Estadual de Segurança. 

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário