Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

6º Cultura de Raiz lembra os 121 anos de Teresópolis

Zé Futrica agitou o público
6º Cultura de Raiz lembra os 121 anos de Teresópolis


Teresópolis, 2 de julho de 2012 - A música do homem do campo tomou conta da Casa de Cultura Adolpho Bloch neste domingo, 1º, com mais uma edição do Encontro de Cultura de Raiz, promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. A 6ª edição da temporada 2012 teve como temas as comemorações pelos 121 anos de Teresópolis e ainda o centenário do mestre Luiz Gonzaga.
Ponto Alto do programa - Irmãos Rosa, Manuel Resende e Jorge Viajante cantando 'Saudade da minha terra'

Com cenário de cozinha de roça e formato de programa de auditório, o Cultura de Raiz seguiu sua receita de sucesso, garantindo casa cheia durante toda a manhã. “Sem dúvida, o Cultura de Raiz é um de nossos grandes projetos, sempre com muito sucesso, valorizando os artistas da terra e revelando, a cada mês, mais e mais talentos da nossa música. Um programa que cativou as famílias e continua atraindo cada vez mais público. Só temos a comemorar”, avaliou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
Moacir Monteiro contou com a participação de Genaro da Zabumba

Beto Selig e Maria Eduarda abriram os trabalhos e deram a vez para Adão Curió da Viola, que fez a abertura oficial do programa. “O Cultura de Raiz já se tornou independente. Não é preciso fazer nada. As pessoas gostam do encontro, sabem que é no primeiro domingo de cada mês e aparecem mesmo. Querem curtir”, lembrou o apresentador Beto Selig.

Entre os destaques da edição, Edmar Santos fez sucesso com ‘Galopeira’ e Nete Silva lembrou a importância dos animais. A dupla Edson e Moacir Rosa cativou o público com 'Laço da Saudade' e, em seguida, acompanhou Jorge Viajante em ‘Hoje eu vou na tua casa’. Momento especial foi a união de Jorge Viajante, Manoel Resende e os Irmãos Rosa, com acompanhamento de Genaro da Zabumba, Tião da Triângulo, Jacaré e Zé Luis, que agitaram a plateia com a música ‘Saudade da minha terra’. Destaque ainda para o sanfoneiro ‘Seu’ Timbira, que fez o público dançar com ‘Só alegria’ e o também sanfoneiro José Lopes, que agradou em cheio com ‘As mocinhas da cidade'.
Frei Eduardo fez uma participação especial no programa

Apostando no tema da 6ª edição, Zé Rodrigues cantou ‘Passeando nas montanhas’, de autoria própria, em lembrança às comemorações pelos 121 anos de Teresópolis. A cantora e repentista Wanda Pinheiro foi outra que homenageou o aniversário da cidade. No momento do choro, Geremias Cruz e Martha Rocha emocionaram o público com ‘Lua Branca’ e ‘A vida é um moinho’. E Cândido Neto fez sucesso com ‘O Xote das Meninas’, de Luiz Gonzaga.

Titular da Capela Nossa Senhora de Fátima, Frei Eduardo fez uma participação mais do que especial no programa cantando ‘Passarinhos’. Zé Futrica animou a casa com 'Para Pedro'. Vidocq Casas e Edinar Corradini declamaram poesias em homenagem a Teresópolis e Vanize Claussen apresentou um dos poemas de seu livro, Eterno Olhar, pré-lançado na Casa de Cultura.
O cantor Fernando Mello

O músico Fernando Mello foi outro que teve participação especial no programa e fez menção a Luiz Gonzaga, cantando o xote 'Luiz respeita Januário' e o xaxado 'Apelo ao Soberano'. Os dançarinos Richela Amaral e Fabiano deram um toque a mais na apresentação, coreografando as músicas. E encerrando a edição, Dona Maria de Mello Pereira, que cantou ‘Mais uma noite sem você’, acompanhada por Wanda Pinheiro.
 Roberto Müller, Zé Luiz, Ayrton Rebello, Seu Timbira e Tião do Triângulo

Além das atrações no teatro da Casa de Cultura, na sala de dança, o público pode conferir estandes com venda de produtos orgânicos, artesanato, escultura, quitutes, além dos projetos do Lar Tia Anastácia. Na galeria da Casa, pode ser visitada a exposição GravurAção, com trabalhos confeccionados pelo ateliê de gravuras do Centro Cultural FESO ProArte, sob orientação de Dirceu Weber. No local, também foi realizado o pré-lançamento do livro de poemas Eterno Olhar, de Vanize Claussen.
O violonista Geremias Cruz e a cantora Martha Rocha

Lançado em abril de 2009, o Encontro de Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz, sendo hoje um dos carros-chefes da Secretaria de Cultura. Ao todo, já foram realizadas 36 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro, com entrada franca.
Wanda Pinheiro se apresentou com Daniel Vieira

Relação dos participantes:

Participaram do 6º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012 os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Adão Curió da Viola, Daniel Vieira, Zé Luiz, Genaro da Zabumba, Roninho, Ivanil Resende, Ayrton Rebello, Edmar Santos, Nete Silva, Crésio da Vila, Tião do Triângulo, Amado Rodrigues, Moacir Monteiro, Irmãos Rosa (Moacir e Edson), Jorge Viajante, Manoel Resende, Jacaré, Roberto Müller, ‘Seu’ Timbira, Edson Firmino, Rachel Claussen, Paulo Medeiros, José Lopes, Vera Boccard, Zé Rodrigues, Geremias Cruz, Martha Rocha, Wanda Pinheiro, Cândido Neto, Frei Eduardo, Zé Futrica, Eraldo do Acordeon, Vidocq Casas, Edinar Corradini, Vanize Claussen, Fernando Mello, Richela Amaral, Fabiano e Dona Maria de Mello Pereira.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Rachel Claussen e Fernando Mello
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário