Pesquisar este blog

domingo, 15 de julho de 2012

Conselho Rural compõe Câmara Técnica de Agricultura de Teresópolis

Nova diretoria conduz reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável
Conselho Rural compõe Câmara Técnica de Agricultura


Teresópolis, 13 de julho de 2012 – Realizada no final da tarde desta sexta-feira, 13, a primeira reunião com a nova diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável para o biênio 2012/2013. Cumprindo o estatuto do órgão, o Conselho é presidido pelo Secretário Municipal de Agricultura, José Francisco Cortázio, tem como vice-presidente João Francisco Vieira Soares, representante da Emater-Rio, e como secretário executivo José Maria Rodrigues, Secretário Municipal de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias.

Durante a reunião foram aprovadas as entidades que vão compor a Câmara Técnica de Agricultura, que tem entre suas atribuições a apresentação de projetos e proposição de parcerias para o desenvolvimento do setor. Integram a Câmara o Escritório Local da Emater-Rio, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teresópolis, a CoopVieira (Cooperativa Agrícola de Capacitação e Geração de Renda da Microbacia do Rio Vieira) e as Associações de Produtores e Amigos de Andradas, Imbiú, Sebastiana e de Vale Alpino.

Outro tema tratado foi a apreciação do pedido da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, que solicitou a homologação da indicação da Associação de Produtores e Moradores de Providência para receber um kit de micropatrulha mecanizada.

Após votação, o Conselho Rural não aprovou a indicação, por entender que a entidade não se enquadrou aos critérios estabelecidos pelo Rio Rural BIRD – Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro. O programa identifica e apóia iniciativas e arranjos locais que gerem renda no campo, com respeito ao meio ambiente.

Em reunião no mês de abril, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, aprovou a indicação, feita pelo escritório da Emater em Teresópolis, de nove entidades e cooperativas de produtores rurais locais candidatas a receber kits da micropatrulha mecanizada. São elas: CoopVieira, Associação de Produtores Orgânicos de Vargem Grande, Associação de Pequenos Produtores de Santa Rita e as Associações de Produtores e Amigos de Sebastiana, Vale Alpino, Água Quente, Pião, Andradas e de Imbiú. Composto por trator e microtrator equipado com carreta tracionada, encanteirador e enxada rotativa, o kit de vai auxiliar os produtores rurais na preparação da terra para o plantio e no transporte de mercadoria, entre outros benefícios.
Conselheiros debatem assuntos relacionados ao desenvolvimento rural

Texto: Silvia Pimentel
Foto: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário