Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Escola Mariana Martuchelli ,em Teresópolis,é reformada e ganha laboratório de informática

Diretora Norma Sueli com o Prefeito Arlei e autoridades: reforma aguardada pelos moradores
Escola Mariana Martuchelli é reformada e ganha laboratório de informática



Teresópolis, 30 de junho de 2012 – A comunidade de Independente de Mottas, no interior do município, fez festa na tarde desta sexta-feira, 29, durante a entrega das obras de reforma da Escola Municipal Mariana Martuchelli pelo Prefeito Arlei, acompanhado da Primeira-dama, Alessandra Rosa, e equipe de secretários e subsecretários. Também prestigiaram a solenidade os vereadores Ademir Enfermeiro, Anginho, Dr. Carlão, Mandinho, Marcelo Oliveira e Major Anderson. A apresentação da Banda Dançante do CEDAL, sob a regência de Val França, e da dança gaúcha Valeira, pelos alunos Otávio Cruz e Maria Beatriz de Paula, deu um tom ainda mais festivo à cerimônia.
Janaína Guimarães e o filho Guilherme: “A escola está melhor do que antes”

A recuperação da unidade escolar, que ganhou mobiliário novo e laboratório de informática com cinco computadores e impressora, inclui substituição do telhado; revisão das redes elétrica e hidráulica; substituição da caixa d’água; troca de portas, vasos sanitários e de pias nos banheiros; instalação de lavatório para a higiene dos alunos; instalação de portões, janelas e grades guarda-corpo no pátio coberto para reforçar a segurança e revitalização do pátio externo com a instalação de luminárias e parquinho infantil, reparos nas calçadas e gramado. Durante todo o período das obras, os alunos tiveram suas aulas nas dependências da Capela de São José.
Prefeito Arlei: mais uma unidade escolar reformada entregue à população

Depois da reforma e ampliação da Escola Sizenando Adolpho Tayt-Sohn, em Mottas, entregues no dia 23 de junho, o Prefeito Arlei comemorou a entrega de mais uma unidade escolar revitalizada à população do interior do município. “Em quase onze meses de governo fizemos várias obras, mesmo sem estrutura de orçamento, dando prioridade à saúde e à educação. É um orgulho entregar essa obra à comunidade de Independente de Mottas”.
Moradores de Independente de Mottas assistem apresentação da Banda Dançante do CEDAL

Para o Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, a iniciativa demonstra o compromisso do Governo Municipal em oferecer condições dignas para o ensino de qualidade à população. “Logo que assumimos a Secretaria de Educação, em janeiro deste ano, incluímos a unidade no cronograma de obras da Prefeitura. Hoje é uma grande satisfação para a Educação de Teresópolis ter a Escola Mariana Martuchelli em condições de uso”, assinalou, informando que em julho a Prefeitura entregará a Escola Municipal João Adolfo Josetti, totalmente reformada, à comunidade de Campo Grande, na Posse, unidade que se encontrava interditada desde janeiro de 2011 por conta da catástrofe que atingiu o município.
Autoridades e convidados prestigiam entrega da reforma da escola municipal de Independente de Mottas
Prefeito Arlei e Secretário de Educação Leonardo Vasconcellos descerram a placa de inauguração das obras de reforma da Escola Municipal Mariana Martuchelli

Os vereadores aprovaram a obra. “Hoje Arlei, com quase onze meses de mandato, mais uma vez prova o seu compromisso com a população reformando essa escola”, ressaltou Marcelo Oliveira. “Temos a recuperação de um colégio praticamente abandonado. É um exemplo do trabalho que vem sendo feito pelo prefeito e sua equipe”, completou Dr. Carlão.
Prefeito Arlei com a Primeira-dama Alessandra Rosa, vereadores e secretários municipais na entrega da Escola Municipal Mariana Martuchelli totalmente reformada
Sala de aula com móveis novos

Reforma aguardada

Segundo a diretora Norma Sueli da Costa Ponte, a reforma era aguardada há muito tempo pela comunidade de Independente de Mottas. Principalmente depois que o prédio escolar foi invadido pela água e lama e teve o muro derrubado na tragédia de janeiro de 2011. “Com certeza facilitará o nosso compromisso em busca da educação de qualidade para todos. É uma escola nova, com certeza”.

Mãe de Guilherme, 5 anos, aluno do Pré 1, a lavradora Janaína da Silva Guimarães elogiou as obras. “A escola está melhor do que antes. O laboratório de informática é uma conquista para as crianças, pois tudo depende da informática e elas têm que ter conhecimento”, enalteceu. O casal de lavradores Priscila Cordeiro Schuenq Silva e Mauri Teixeira da Silva, pais de Ana Júlia, 4 anos, aluna do pré-escolar, também aprovou a escola nova. “A escola está mais bonita do que era antes. Gostei muito”, disse Priscila. “Estão de parabéns com a reforma”, concluiu Mauri.
Gregório Mariana: satisfação em ver a escola revitalizada
Maria da Conceição Silva de Paula: escola nova para a comunidade

História de família

A primeira escola de Independente de Mottas funcionava em um salão de festas. Mais tarde, o morador Manoel João da Silva, mais conhecido como Neca Mariana, doou o terreno para a construção da escola. A unidade foi inaugurada pelo Governo do Estado em 18 de junho de 1977, quando recebeu o nome de Mariana Martuchelli, em homenagem à mãe do doador do terreno. Anos mais tarde, o colégio foi municipalizado.

Patronesse da escola, Mariana Martuchelli nasceu em 1893 na localidade de Mottas, 3º Distrito de Teresópolis. Casou-se com João José da Silva, com quem teve quatro filhos. Era pessoa atuante e preocupada com a comunidade. Faleceu em 10 de julho de 1972, aos 79 anos de idade.

A escolinha faz parte da história da família. Aos 81 anos de idade, seu Gregório Mariana, filho de Mariana Martuchelli, prestigiou a entrega das obras de reforma. “Dá satisfação em ver a escola assim”. Uma das netas de Mariana Martuchelli, dona Maria da Conceição Silva de Paula também participou da festa. “É uma felicidade muito grande ver a nossa escola praticamente nova, para os filhos da nossa comunidade”.

Bisnetas de Mariana Martuchelli, Agda da Silva de Paula e Graciana Fonseca da Silva são funcionárias da escola de Independente de Mottas. “Sou professora aqui há 31 anos. Fico muito emocionada em ver nossa escola assim. Dou minha vida por ela”, afirmou Graciana.
Apresentação da dança gaúcha Valeira pelos alunos José Otávio e Maria Beatriz
Mauri Teixeira da Silva com a pequena Ana Júlia e Priscila Silva: reforma aprovada

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário