Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Exames realizados na CLIC-UNIFESO Teresópolis são publicados em revista argentina

Profa Angelina fazendo um teste ergométrico de paciente da CLIC
Exames realizados na CLIC-UNIFESO são publicados em revista argentina


O artigo intitulado “Segurança e Exequibilidade do Teste Ergométrico em Pacientes com Insuficiência Cardíaca”, fruto de uma avaliação realizada na Clínica de Insuficiência Cardíaca do Centro Universitário Serra dos Órgãos (CLIC-UNIFESO), foi recentemente publicado na revista argentina Insuficiência Cardíaca, indexada no SciELO – Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica On-line). O estudo avaliou 62 pacientes com Insuficiência Cardíaca (IC), que realizaram teste ergométrico em esteira sob monitoração dos sinais e sintomas, pressão arterial, frequência cardíaca e eletrocardiograma.

Os exames foram realizados pela professora Gelsomina Angelina Martins da Costa Pereira, do curso de Medicina do UNIFESO, e o estudo contou também com a participação dos acadêmicos de Medicina. Segundo a professora Lúcia Brandão, coordenadora da CLIC, “os resultados evidenciaram que o exame foi seguro e útil na avaliação da capacidade funcional. A relevância do estudo reside no fato de demonstrar que se trata de um método de fácil execução, amplamente disponível e que pode ser utilizado na avaliação de pacientes com IC”. Ela contou que “ainda há temor por parte de médicos em solicitar o teste para pacientes com IC e destes em realizar o exame”.

Também participaram da pesquisa os professores Rosiane Fátima Abreu Ferreira, Sergio Ferreira Sgaraglia, Paulo José Pereira Camandaroba, Maria Aparecida Manhães e Luciana da Silva Nogueira de Barros; e os estudantes Thyago Martins Costa Barreiros Pereira e Marcela Brandão de Oliveira, do curso de Medicina do UNIFESO; além do professor Wolney de Andrade Martins, do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal Fluminense (UFF). O trabalho foi realizado na CLIC-UNIFESO junto ao curso de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário