Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Informativo UNIFESO Teresópolis- Ano IV, nº 160

Informativo UNIFESO Teresópolis- Ano IV, nº 160
Teresópolis, 20 de julho de 2012. Ano IV, no 160.

NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

Vestibular Agendado: inscrições abertas – Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado do UNIFESO para quatorze cursos nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais e Tecnologia. Os candidatos podem optar pelas graduações em Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Odontologia. Para os cursos de Matemática e Pedagogia, as vagas são para o primeiro semestre de 2013. As inscrições podem ser feitas pelo site www.unifeso.edu.br ou no Campus Sede. Na inscrição o candidato deve preencher a ficha, optar pelo Vestibular Agendado, retirar o boleto e pagar a taxa de R$ 30 em unidade bancária ou na Tesouraria da FESO. Vale lembrar que quem se inscreveu para a prova do dia 1º de julho e por algum motivo não pôde comparecer está isento do pagamento de taxa de inscrição. O Vestibular Agendado permite ainda o ingresso pelo ENEM. Outras formas de acesso aos cursos do UNIFESO são transferência interna, transferência externa, religamento e reingresso. Os editais estão disponíveis no site do Centro Universitário.

Professor do UNIFESO reúne profissionais de destaque internacional em seu livro – Recentemente lançado nos Estados Unidos (EUA) pela editora Nova Science (Nova Iorque), o livro Advances in Neurofibromatosis Research reuniu pesquisadores de diversos países na montagem do estudo que é mais um passo contra a desordem genética denominada “Neurofibromatose” (NF). A aposta foi dos médicos brasileiros Dr. Mauro Geller, professor do UNIFESO e Dra. Karin Soares Gonçalves, professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF), a dupla de autores e editores do livro que participou ativamente da busca de novas alternativas para o tratamento das neurofribromatoses. Eles aceitaram o desafio convidando os mais destacados profissionais da área em nível internacional. Como ex-aluno e professor do UNIFESO, o autor enalteceu o apoio da Instituição, “que incansavelmente respalda projetos científicos em diversas áreas”. O livro original está em inglês. Informações através dos sites <www.novapublishers.com, www.amazon.com>, <www.wisepress.com> e <www.barnesandnoble.com>.

Exames realizados na Clínica de Insuficiência Cardíaca são publicados em revista argentina – O artigo intitulado “Segurança e Exequibilidade do Teste Ergométrico em Pacientes com Insuficiência Cardíaca”, fruto de uma avaliação realizada na Clínica de Insuficiência Cardíaca (CLIC) do UNIFESO, foi recentemente publicado na revista argentina Insuficiência Cardíaca, indexada no SciELO – Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica On-line). O estudo avaliou 62 pacientes com Insuficiência Cardíaca (IC), que realizaram teste ergométrico em esteira sob monitoração dos sinais e sintomas, pressão arterial, frequência cardíaca e eletrocardiograma. Os exames foram realizados pela professora Gelsomina Angelina Martins da Costa Pereira, do curso de Medicina do UNIFESO, e o estudo contou também com a participação dos acadêmicos de Medicina. Também participaram da pesquisa os professores Rosiane Fátima Abreu Ferreira, Sergio Ferreira Sgaraglia, Paulo José Pereira Camandaroba, Maria Aparecida Manhães e Luciana da Silva Nogueira de Barros; e os estudantes Thyago Martins Costa Barreiros Pereira e Marcela Brandão de Oliveira, do curso de Medicina do UNIFESO; além do professor Wolney de Andrade Martins, do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal Fluminense (UFF). O trabalho foi realizado na CLIC junto ao curso de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF.

Professora Ana Maria toma posse na Agenda 21 representando o UNIFESO – No dia 4 de junho o UNIFESO, representado pela professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), tomou posse no Fórum da Agenda 21 Local. O evento, que tem o objetivo de renovar os membros do grupo e chamar a atenção da sociedade para o trabalho da Agenda 21, foi realizado na Casa de Portugal. A professora Ana Maria representa o UNIFESO desde que o Fórum da Agenda 21 de Teresópolis foi constituído. O grupo é formado pela integração dos representantes de diversos setores da sociedade e é responsável por propor e buscar a implantação do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável. “O papel que não é só meu, mas de todos os membros do Fórum, é fazer acontecer a Agenda 21 em Teresópolis, que é um dos poucos municípios que já tem uma agenda elaborada. Cada vez mais temos que pensar em soluções para um desenvolvimento sustentável, para que as mentes e as ações estejam voltadas para o fato de que o homem está inserido no ambiente, e este ambiente tem que ser favorável à qualidade de vida do homem”, explicou a professora Ana Maria.

Professor do UNIFESO recebe premiação internacional por livro – O Indie Book Awards (Prêmios Literários Indie) premiou a obra Dietary Guide to Excel Applications (Guia da dieta para aplicações em Excel), de autoria do professor Flávio Morgado, do curso de Medicina do UNIFESO. O livro, publicado nos Estados Unidos no início do ano com o objetivo de ensinar importantes conceitos de computação para profissionais de saúde, ficou entre os finalistas do programa que reconhece autores e editoras independentes em cerca de sessenta categorias. Ao encarar o desafio de escrever um livro explorando um novo mercado, Flávio Morgado criou um guia inovador que se destacou no concurso. Para isso, usou como meta os cursos de saúde dos EUA que, segundo ele, são carentes de livros que vinculem a ciência computacional com elementos da saúde, como os cálculos nutricionais e dietéticos. “A ideia é mostrar que há espaço para que este conteúdo permeie o currículo profissional de diversos cursos da área de saúde, pois até hoje isto ainda não foi tentado. Sou o primeiro a ousar fazê-lo”, destacou o autor, que é formado em Engenharia de Alimentos e desenvolvedor de software.

Cursos de Fisioterapia e Medicina têm novo mestre e doutorando – O professor Luís Claudio de Souza Motta, professor dos cursos de Fisioterapia e Medicina do UNIFESO, defendeu sua dissertação de conclusão do mestrado em Bioética e Saúde Coletiva, no dia 29 de junho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com aprovação máxima. Além disso, concorrendo com mais 43 candidatos, o professor Luís Claudio também foi aprovado no processo seletivo para o doutorado na UFRJ, em sua mesma linha de pesquisa, com previsão de início no segundo semestre de 2012. Em sua pesquisa do mestrado, Luís Claudio fez um diagnóstico dos principais problemas éticos e bioéticos vivenciados por profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Teresópolis. Segundo o professor Luís e autores que utilizou em sua investigação, apesar de sua posição de vanguarda, depois de anos de sua existência, surgem questionamentos quanto à prática cotidiana da ESF na reformulação do sistema de saúde, na medida em que este, não raras vezes, mantém hegemônico o tradicional modelo biomédico, corrompendo o processo de trabalho cotidiano. Tal corrupção se manifesta em diferentes níveis de problemas, incluindo a emergência de significativas questões bioéticas, as quais criam tensões e conflitos no âmago da equipe de saúde e nas relações entre a equipe e os usuários.

SEAPEC e UNIFESO realizam curso de capacitação “Mormo em Equinos” – A Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (SEAPEC), com o apoio do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO, realizou nos dias 28 de junho e 12 de julho, no Campus Quinta do Paraíso, um curso de capacitação com o tema “Mormo em Equinos”. Ministrado pelo médico veterinário Marcelo Brasil Machado, gerente estadual de defesa sanitária animal de Pernambuco, o curso teve como objetivo prover capacitação no assunto para os técnicos de diversos Núcleos de Defesa Agropecuária (NDAs) da SEAPEC, em função do foco de Mormo que foi detectado em Teresópolis pelo coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO, professor André Vianna Martins. Mormo ou Lamparão é uma zoonose causada pela bactéria da espécie Burkholderia mallei, gram-negativa, imóvel, não encapsulada, bacilo não formador de esporos. É uma grave enfermidade infecto-contagiosa que acomete especialmente os equídeos (cavalos, burros e mulas), ocasionalmente felinos, camelos, ursos, lobos, cães, e que pode ser transmitida ao homem. Pequenos ruminantes também podem ser infectados se mantiverem estreito contato com animais infectados. Em equinos, a letalidade é de cerca de 95%. A doença é transmitida ao homem pelo contato direto com animais infectados.

Estudantes de Engenharia participam de discussão sobre o futuro do planeta – Um grupo de alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção do UNIFESO marcou presença na Conferência das Nações Unidas – Rio+20 –, que aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 17 de junho. A participação teve como objetivo a inserção dos estudantes na discussão, em um evento mundial, sobre o futuro do planeta, além da troca de ideias e contatos profissionais. “Os alunos destacaram a mobilização de diversas culturas, como também os trabalhos de energias renováveis expostos na Pop Ciência. Eles também tiveram contato com diversas práticas sustentáveis que podem vir a ser utilizadas em nosso município, principalmente na área de resíduos sólidos”, ressaltou a professora Vivian Telles, do Núcleo de Atividades Integradas (NAI). Os estudantes participaram de eventos paralelos como plenárias sobre desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza; POP Ciência, onde diversas instituições apresentaram trabalhos na área de sustentabilidade, produção de energia, diminuição da pobreza e meio ambiente; além de visita ao navio do Greenpeace.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.

CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.


TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.

Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.


UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário