Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Principais notícias de Teresópois:Informe PMT de 17 à 23/07/12

Teresópolis
Pai e filha vencem corrida de rua “Bote Fé na Vida”


23 de julho de 2012 – Com cerca de 450 inscritos, foi realizada na manhã deste domingo, 22, a corrida de rua e caminhada “Bote Fé na Vida”, um dos eventos esportivos que marcam a contagem regressiva de um ano para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. O evento vai contar com a presença do Papa Bento XVI acontecerá entre 23 e 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro.

A largada da corrida de rua foi dada na Rua Gonçalo de Castro, ao lado do ginásio do Colégio São Paulo, no Alto, de onde os participantes saíram para percorrer um trecho em torno de cinco quilômetros, passando pelas avenidas Oliveira Botelho e Alberto Torres até a entrada do bairro Agriões, de onde retornaram ao ponto de partida.

No final, pai e filha subiram ao pódio depois de completarem a corrida em 1º lugar, nas categorias masculino e feminino. Aos 46 anos de idade, Fábio Mattos cumpriu o percurso em 18 minutos e seis segundos. Já a filha Emma Louise Mattos, 15 anos, cruzou a linha de chegada aos 24 minutos e nove segundos. “Muita emoção por ter vencido a corrida com a minha filha, é um sonho realizado”, disse ele, que corre há mais de 20 anos. “Muito legal, não sei nem descrever. Minha família toda corre, meu tio já foi atleta. Está no sangue correr”, comemorou Emma.

Prorrogadas inscrições para curso pintura e texturização de paredes

23 de julho de 2012 – Tendo em vista o aumento crescente do trabalho feminino na área da construção civil, a Secretaria dos Direitos da Mulher da Prefeitura de Teresópolis prorrogou as inscrições do curso gratuito de pintura, pátina e texturização de paredes para mulheres interessadas em trabalhar na área. São oferecidas 16 vagas e as inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria (Rua Heitor de Moura Estevão, 279 – Várzea), de segunda a sexta, das 9h30 às 17h.

Com duração de dois meses, as aulas serão ministradas das 13h às 17h, na Unidade Sesi-Senai Teresópolis, localizada na Rua Jorge Lóssio, 207, no Alto. As interessadas devem ter Ensino Fundamental completo e apresentar original e cópia da carteira de identidade, do CPF e de comprovantes de escolaridade e de residência. Mais informações pelo telefone (21) 2643-4237.

Prefeitura asfalta ruas no Pimentel e no Rosário

20 de julho de 2012 -Vinte e um profissionais estão recuperando áreas do Pimentel desde a semana passada. Nas proximidades da Rua Otávio de Freitas, foi feita a limpeza geral da área, com capina, roçada e varrição. Outra equipe trabalhou no asfaltamento da via principal e das servidões vizinhas. Ao todo serão utilizados na ação 13 caminhões de asfalto. No Rosário, as servidões do entorno da Rua da Mata, também estão sendo pavimentadas.

Na Rua Zenóbio da Costa, no Perpétuo, uma equipe trabalha no conserto de uma caixa de passagem que estava com infiltração. Já na Rua Dona Cândida, no Bom Retiro, os profissionais atuam no reparo de galerias com o auxílio de uma retro escavadeira. O trabalho começou no inicio da rua, mas, com o decorrer da obra, a equipe constatou a necessidade de fazer intervenções em toda a via. O mesmo serviço é realizado na Servidão Daniele, no Rosário, e na Estrada da Fonte Santa.

Praça recebe piso e calçada de cocreto

20 de julho de 2012 - Já foi finalizada a colocação do piso intertravado na Praça José Augusto Vieira, ao lado da Escola Municipal Sakurá. Na quinta-feira, dia 19,a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos trabalhou no
nivelamento do entorno da praça e na colocação de juntas de dilatação para
posterior colocação do concreto na calçada.

Outra equipe faz, no local, a interligação da galeria com o rio. A partir dessa semana, de acordo com cronograma de trabalhos da secretaria de Obras e Serviços Públicos, serão intensificadas as ações de reparos na Feirinha de Teresópolis, no Alto. Segundo Tião Correia, subsecretário de Obras e Serviços Públicos, os alvos serão a Praça do Alto e o acesso à passarela do Soberbo.

Alunos de teatro infantil encenam Duas peças na Casa de Cultura

20 de julho de 2012 - Dezenas de pais, amigos e convidados lotaram a Casa de Cultura Adolpho Bloch na tarde de domingo, 15 de julho, para conferir as apresentações dos alunos do curso de teatro infantil oferecido pela secretaria de Cultura. Cerca de 40 crianças e adolescentes participaram do evento, que teve a coordenação da professora Jeanette Albuquerque, titular do curso.
Divididos em quatro turmas, os alunos realizaram um exercício com plateia, apresentando duas histórias, 'A história da coca' e 'As três doceiras', ambas contos populares sobre sorte.

Na primeira, interpretaram as aventuras vividas por um menino até se tornar um violeiro famoso; e na segunda, a história de uma moça que não sabia cozinhar e tem sua sorte mudada casando-se com um príncipe. Enquanto uma turma se apresentava, a outra assistia da plateia. “Este tipo de atividade é muito importante para o desenvolvimento dos alunos. A aprendizagem das crianças é colocada à prova e a apresentação funciona como estímulo. É maravilhoso vê-los em cena. A maior recompensa do meu trabalho”, comentou Jeanette.

Exposição de Cavalos Pampa no parque de Exposições

Teresópolis, 20 de julho de 2012 – Durou todo o fim de semana A Exposição do Cavalo Pampa de Teresópolis. O evento aconteceu no Parque de Exposições, em Albuquerque. Com entrada franca, o evento tem a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pampa (ABCPampa) e conta com o apoio da Prefeitura.

‘Pare e Siga’ na Rio-Teresópolis é suspenso durante o mês de julho

20 de julho de 2012 – A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Teresópolis enviou, no último dia 2, um ofício para a CRT (Concessionária Rio-Teresópolis) solicitando que fosse analisada a interrupção ou redução no tempo do sistema ‘pare e siga’ na BR-116 entre os dias 6 e 29 de julho. O objetivo é minimizar os transtornos no tráfego na serra, devido às obras na rodovia, facilitando o acesso de visitantes à cidade para o Festival de Inverno do Sesc e o período de férias escolares.

Flávio Gueiros acrescentou que a secretaria de Turismo e a CRT já firmaram um acordo visando à implementação da medida de suspensão ou diminuição do tempo de espera no ‘pare e siga’ nos finais de semana em que for registrada alta taxa de ocupação dos hotéis e também nos feriados prolongados.

Jovem de Teresópolis representa Região Serrana na Conferência Nacional dos Direitos da Criança 

20 de julho de 2012 – Integrando a Comitiva do Estado do Rio de Janeiro, o jovem Leonardo da Silva da Conceição, de Teresópolis, representou os adolescentes da Região Serrana na 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ele faz parte da Banda de Latas do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Meudon, unidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e também do Ponto de Cultura Saci-Tererê, que atende moradores do Meudon, Jardim Meudon e Vale da Revolta.

Com o tema “Mobilizando, implementando e monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”, a etapa nacional foi realizada de 11 a 14 de julho, em Brasília. De acordo com a organização do evento, cerca de 700 adolescentes participaram da conferência. O encontro reforçou a necessidade de consultar a opinião desse segmento da população para a elaboração e implementação de políticas públicas.

SINE disponibiliza vagas de emprego na cidade

17 de julho de 2012 – O SINE (Sistema Nacional de Emprego)de Teresópolis está com 41 vagas disponíveis para diversas funções, entre elas, vendedor, doméstica, cozinheira, servente e carpinteiro. As vagas podem ser preenchidas a qualquer momento, dependendo da procura.

Para se inscrever, basta comparecer ao SINE na Travessa Ranulfo Féo, 36,
loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão
cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às
16h30. Os telefones para informações são (21) 2641-0159 e 2641-0357.

Educação forma primeiras turmas de cursos profissionalizantes

19 de julho de 2012 – Foi Realizada na noite de quarta-feira, 18, no salão nobre da Casa de Portugal, a formatura de 74 alunos das primeiras turmas dos cursos do Point Jovem - Programa de Orientação e Integração Jovem. A iniciativa oferece aos estudantes da rede municipal de ensino, com idade a partir dos 15 anos, a oportunidade de adquirir formação profissional que possibilitem sua entrada no mercado de trabalho.

Os cursos são ministrados no Centro de Formação Profissional (CEFOP), no bairro de São Pedro, unidade vinculada à secretaria municipal de Educação, com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Social e de Turismo.

“Esse programa demonstra que Teresópolis se preocupa com a formação de seus jovens. Não adianta ensino de qualidade sem norte profissional”, pontuou o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, acrescentando que o Point Jovem é uma política pública de governo que será ampliada.

“Vamos abrir outros centros de formação, inclusive no interior, voltados para as potencialidades da região, de maneira que Teresópolis ofereça aos seus jovens uma formação qualificada que possa levá-los ao mercado de trabalho”.

O Centro de Formação Profissional oferece gratuitamente aos alunos da Rede Municipal de Ensino, com idade a partir de 15 anos, diversos cursos visando a sua preparação e absorção pelo mercado de trabalho local através do programa Point Jovem.

São eles: Artesanato, Agente de Informações Turísticas, Informática, Garçom, Padeiro, Doceiro, Costura Artesanal, Organização de Eventos, Raciocínio Lógico e Marketing Pessoal, tendo como conteúdos básicos Inglês, Relação Interpessoal e Língua Portuguesa.

As matrículas para os cursos estão abertas e podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 12h, até o dia 27 de julho, e de 8h às 18h do dia 30 em diante. Basta apresentar original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, declaração escolar e duas fotos 3x4 recentes. O endereço é Rua Pache de Faria, 204, bairro de São Pedro.

Cultura nos Bairros foi ao Pimentel no domingo

17 de julho de 2012 - A secretaria municipal de Cultura promoveu neste domingo, dia 22, na comunidade do Pimentel o projeto Cultura nos Bairros. As atividades foram realizadas na quadra da Escola Municipal Professora Irene Sant'Anna do Valle. Entre as atrações, repentes e apresentações musicais com Wanda Pinheiro e Paulo Medeiros, espetáculo de teatro de rua com agentes culturais, brincadeiras e números circenses com o malabarista Ivo Bernardo. O espaço esteve aberto também à participação de artistas da comunidade.

Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros é desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis e tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo. Mais de 40 comunidades já foram visitadas pelo projeto, que tem coordenação do Subsecretário de Cultura, Ayrton Rebello.

Principais notícias de Teresópolis RJ
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário