Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Campanhas educativas e criação de conselho contra acidentes de motos são apresentadas em reunião dos Conselhos de Segurança de Teresópolis

 Representantes de instituições de segurança participam de reunião mensal dos Conselhos Comunitário e Municipal de Segurança Pública
Campanhas educativas e criação de conselho contra acidentes de motos são apresentadas em reunião dos Conselhos de Segurança


Teresópolis, 31 de agosto de 2012 – Numa prestação de contas à comunidade, o Secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, apresentou as principais ações de fiscalização e de educação no trânsito durante a reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança e do Conselho Municipal de Segurança Pública. O objetivo foi mostrar a atuação preventiva realizada pela Guarda Municipal, tendo em vista o número crescente de acidentes de trânsito envolvendo jovens motociclistas.

Realizado na manhã desta sexta, 31, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o encontro reuniu representantes do 30º Batalhão de Polícia Militar, 110ª Delegacia Policial, 16º Grupamento de Bombeiro Militar, Secretaria dos Direitos da Mulher, Ordem dos Advogados do Brasil, Sindicato dos Securitários, Associação dos Diabéticos de Teresópolis, Hospital São José, Petrobras/Comperj, Sincomércio e líderes comunitários.
 Secretário Marcos Antonio da Luz apresenta as principais ações de fiscalização e de educação no trânsito realizados pela Secretaria de Segurança

Rondas da Guarda Municipal nos horários de entrada e saída nos colégios municipais e estaduais, palestras nas escolas sobre condução segura de veículos, campanhas de conscientização e exibição de vídeos educativos em eventos e em vários pontos da cidade foram algumas das atividades apresentadas. Da Luz divulgou ainda a proposta de criação do Conselho Municipal de Prevenção a Acidentes de Motocicletas. A meta é a formulação de políticas públicas que possam auxiliar na redução dos acidentes de motos, além sensibilizar a comunidade para os efeitos sociais e de saúde desses acidentes e as formas de evitá-los.

“É uma iniciativa pioneira em Teresópolis. Na primeira reunião foi elaborado o projeto de criação do conselho, que será enviado para votação na Câmara de Vereadores. A idéia é reunir representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Conselhos de Segurança, das secretarias de Segurança Pública, de Educação e de Saúde, dos motoclubes e auto-escolas”, informou o Secretário de Segurança, acrescentando que a segunda reunião será realizada na próxima segunda-feira, dia 3.

De acordo com pesquisa feita junto ao Detran e apresentada por Márcio Salomão, coordenador de Engenharia de Trânsito da Secretaria de Segurança, Teresópolis tem uma frota de 15.071 motos legalizadas. Ele destacou que desde o início do ano a Guarda Municipal apreendeu mais de 560 motocicletas durante as ações permanentes de fiscalização.

A Secretaria Municipal de Segurança prepara várias ações de prevenção de acidentes de trânsito para serem realizadas até o fim do ano. Entre elas, blitzen educativas, em que os condutores de motocicletas serão abordados e alertados sobre o uso de capacete e conscientizados sobre o respeito ao limite de velocidade e à sinalização de trânsito. Também está prevista a realização de um curso de direção defensiva.

Representante do Sindicato dos Securitários, Bianca Nóboa aprovou a realização de ações preventivas nas escolas. “Não vejo outra forma de mudar esse quadro que não seja através da educação. Levando a prevenção para as escolas começamos a plantar uma semente para o futuro”, opinou.

Para o comandante do 30º Batalhão da PM, tenente-coronel Mario Marcio Fernandes, a prevenção deve estar aliada à repressão dos infratores. “A prevenção é importante, mas o resultado vem em longo prazo. E hoje pesquisas mostram que 40%dos condutores de moto envolvidos em acidentes estão na faixa de 20 e 30 anos. Esse pessoal é habilitado e orientado, mas apesar disso persiste no erro. Por isso a Polícia Militar vai continuar com a fiscalização e repressão aos condutores que não respeitam o Código de Trânsito Brasileiro”.
Coordenador de Engenharia de Trânsito Márcio Salomão, Subsecretário de Segurança Celso Wagner, presidente dos Conselhos Nadim Kantara e Secretário de Segurança Da Luz com camisa de uma das campanhas educativas realizadas pela Guarda Municipal

No final da reunião, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança e do Conselho Municipal de Segurança Pública, Nadim Kantara, convidou a população a participar dos encontros mensais. “É importante que a comunidade conheça a atuação das instituições de segurança nas reuniões dos Conselhos. Hoje os participantes saíram satisfeitos ao verem que medidas vêm sendo tomadas para inibir e reduzir os índices de criminalidade e de acidentes de trânsito na cidade”, concluiu. A próxima reunião está marcada para o dia 28 de setembro, às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Avenida Feliciano Sodré, 1083, 3º andar – Várzea).

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário