Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Secretaria de Educação de Teresópolis dá continuidade ao Projeto Fazer-se Professor

 Equipe da Secretaria de Educação comemora o sucesso do projeto “Fazer-se Professor”.
Secretaria de Educação dá continuidade ao Projeto Fazer-se Professor


Teresópolis, 23 de agosto de 2012 - Visando valorização e divulgação de experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação está realizando a terceira edição do projeto “Fazer-se Professor”. A atividade conta com a premiação em dinheiro e brindes para cinco categorias: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Gestor e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o projeto é exitoso, incentiva a pesquisa e o aprimoramento da Educação Municipal, além de vir despertando maior interesse a cada ano. “Observo que a produção vem aumentando a cada edição e isso é muito interessante, pois o trabalho com projetos dinamiza a sala de aula. Além disso, o professor-pesquisador acaba ficando instigado a procurar maiores recursos didático-pedagógicos que favorecem o trabalho e a aprendizagem dos nossos alunos”, analisou Leonardo.

Este ano, foram inscritos um total de quarenta e dois trabalhos registrados na Rede Municipal de Ensino. Treze entre professores e agentes na categoria Educação Infantil, doze na categoria Anos Iniciais, seis na categoria Anos Finais, quatro na categoria EJA e sete experiências relatadas na categoria Gestor. Nesta etapa, todos os trabalhos estão passando por uma triagem para a verificação das informações prestadas e depois será montada a comissão julgadora que analisará as experiências e dará o veredicto final. A festa da premiação será realizada em outubro, deste ano, fazendo parte das comemorações do mês do professor.
 Os trabalhos apresentados estão passando por uma triagem para a verificação das informações

A professora Carla Rabello, Diretora do Departamento de Educação da secretaria, destacou que o projeto ‘Fazer-se Professor’ é um incentivo ao professor-pesquisador. “Como autor, ele percebe a evolução de sua prática, através do registro, observa as forças e fraquezas e com isso replaneja sua atuação. Outro fator importante dentro do projeto é a possibilidade de participação dos alunos nessa organização. A avaliação pensada e diária possibilita o melhor atendimento às necessidades dos alunos e com isso é possível redimensionar os espaços em sala de aula para que todos saiam ganhando”, explicou Carla.

Este ano, além da premiação em dinheiro, a Secretaria Municipal de Educação está ofertando um tablet (minicomputador em formato de prancheta e com acesso a internet) para os primeiros classificados. Como nas edições anteriores, os trabalhos premiados farão parte do livro ‘Cardápio de Projetos, experiências Inovadoras’ a ser publicado pela SME e distribuído em toda a Rede Municipal de Ensino. Um dos objetivos do projeto é inspirar outros colegas de trabalho e o livro, enviado às unidades, ajuda nas pesquisas e incentiva a realização de outros trabalhos tomando por base o apresentado pelas publicações anteriores.

Texto e fotos – Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário