Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Seminário marca a Semana da Amamentação em Teresópolis

Participando do Seminário da Semana da Amamentação: chefe do Departamento de Saúde da Família, Walmir Rodrigues, secretários municipais Joselice Cerqueira (Direitos da Mulher) e Carlos Tucunduva (Administração), coordenadora da área técnica de Aleitamento Materno, Patricia Chaves da Cunha, e a coordenadora da Divisão de Programas da Secretaria de Saúde, Maria da Conceição Monteiro Salomão
Seminário marca a Semana da Amamentação em Teresópolis

Teresópolis, 4 de agosto de 2012 – Embora as atividades da Semana Mundial da Amamentação 2012 prossigam em Teresópolis até o dia 10, um seminário na noite desta sexta-feira, 3, no auditório da Sociedade de Ciências Médicas, na Ermitage, oficializou a realização da campanha de incentivo ao aleitamento materno no município. Marcaram presença na solenidade os Secretários Municipais Joselice Cerqueira (Direitos da Mulher) e Carlos Tudunduva (Administração), entre demais convidados.

Mães, gestantes e profissionais de saúde acompanharam o tema do seminário, “Amamentação em Teresópolis: entendendo o passado, vivenciando o presente, investindo no futuro”. Durante a palestra, a Chefe da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, pediatra Maria da Conceição Monteiro Salomão, abordou a evolução das ações de incentivo à prática do aleitamento materno em Teresópolis, tradição no município há mais de 20 anos.

Apresentação de um jornal sobre amamentação, com a nutricionista Cleoneide Tavares, performance teatral com integrantes do Grupo de Adolescentes do Centro Materno Infantil e apresentação musical com a cantora Pamela Rezende Bravo também fizeram parte da programação.
Madrinha da Semana da Amamentação 2012 em Teresópolis Kenia Toledo, com o marido Daniel Felipe e a pequena Emanuela, de 6 meses, amamentada exclusivamente no peito

Destaque para a homenagem prestada a Kenia Toledo, escolhida para ser a madrinha da SMAM 2012 em Teresópolis. Mãe da pequena Emanuela, de 6 meses, amamentada exclusivamente no peito, Kenia recebeu o apoio do marido, Daniel Felipe, parceria importante para o sucesso da amamentação de sua filha.

Referência

Teresópolis tem duas unidades de saúde com o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação, política pública do Governo do Estado voltada para a atenção básica. Uma é o Centro Materno Infantil, na Várzea, considerado referência em intercorrências e dificuldades em aleitamento materno na região. A segunda unidade é o Posto de Saúde da Família de Venda Nova, no interior do município. O título é concedido às unidades que cumprem os dez passos para o sucesso da amamentação, passam pelo treinamento da equipe e pelo aconselhamento permanente de gestantes e nutrizes. Outros três PSFs se preparam para serem avaliados pelo Governo do Estado e disputam o título: os postos de Araras e Barra do Imbuí, na cidade, e o de Vargem Grande, na zona rural.

Iniciativas de sucesso

Entre as mais recentes estratégias de sucesso para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no município está o Centro de Lactação e Posto de Coleta de Leite Humano, entregue oficialmente à população em agosto de 2011. Funcionando no Centro Materno Infantil, localizado na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, na Várzea, o posto em como objetivo ajudar a suprir a demanda de leite materno no município, bem como apoiar e orientar as mães que tenham dificuldades quanto à amamentação.

Outra iniciativa é a Sala de Apoio à Amamentação e Fraldário, que desde o dia 30 de junho funciona no Terminal Rodoviário, na Várzea. O espaço de acolhimento foi criado para atender mães e bebês com mais conforto e tranquilidade. “Esses títulos e iniciativas mostram que Teresópolis tem uma equipe realmente comprometida com o sucesso do aleitamento materno, prática que só contribui para que nossas crianças tenham um futuro saudável”, enalteceu o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna.

Atividades continuam

Para reforçar o direito da mulher de aprender e praticar a amamentação com sucesso, desde quarta-feira, 1º de agosto, equipes das unidades de saúde da cidade e do interior vêm mobilizando a clientela em torno de palestras, rodas de conversa, exibição de vídeos educativos e visitas domiciliares. As atividades da Semana Mundial da Amamentação prosseguem até o dia 10.


“Entendendo o passado – planejando o futuro”-Atividades da Semana da Amamentação 2012

PSF Araras-06 e 07/08: Grupo para gestantes e mães com bebês em aleitamento materno.
PSF Barra do Imbuí-06 e 07/08: Exposição de fotos dos 13 anos do PSF e os temas trabalhados sobre amamentação em outros anos.
10/08, 8h às 12h: Roda de conversa com as gestantes, aproveitando o dia de pré-natal.
PSF Beira Linha-06/08, 14h: Encerramento com bate-papo.
PSF Meudon I e II-07/08: Bate-papo com a comunidade no Vale da Revolta sobre a importância da amamentação e sorteio de três cestas básicas.
PSF Perpétuo-06/08, 15h: Bate-papo sobre o tema “Amamentar é preciso”.
PSF Pimenteiras-06/08: Café da manhã e exibição de DVD.
PSF Rosário I e II-06/08: Café da manhã, exibição de DVD, conversa com as mães e sorteio de brindes.
07/08: Exposição de fotos de mães amamentando.
PSF Vargem Grande-06/08: Sala de espera com bate-papo sobre aleitamento materno com o grupo de hiperdia.
PSF Venda Nova-06 e 07/08: Sala de espera abordando o aleitamento materno e visitas de agentes comunitários de saúde.
UBS Vieira-07/08: Palestra sobre aleitamento materno, com lanche e sorteio de brinquedos e fraldas.
Coordenadora da Divisão de Programas, Conceição Salomão, apresenta o tema do seminário: “Amamentação em Teresópolis: entendendo o passado, vivenciando o presente, investindo no futuro”

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário