Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Teresópolis comemora Dia do Patrimônio Histórico

Teresópolis comemora Dia do Patrimônio Histórico


Teresópolis, 17 de agosto de 2012 - Nesta sexta-feira, 17 de agosto, é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico. Entende-se por patrimônio histórico um bem móvel, imóvel, material, imaterial ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico. Em Teresópolis, o Serviço de Patrimônio está ligado diretamente à Secretaria Municipal de Cultura e conta com um acervo de cerca de 30 mil itens.

Coordenado pela professora Regina Rebello, o Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis inclui fotografias, documentos, mapas e livros sobre a história de Teresópolis ou sobre personagens importantes dentro da história do município. Também conta com objetos e itens de mobiliários antigos, pertencentes a personalidades ilustres, como o ex-deputado Arthur Dalmasso, o poeta Gastão Neves, o ex-prefeito Roger Malhardes e o pintor Manoel Madruga.

Todo o material pertencente ao acervo é catalogado e passa por restauração, quando necessário, e ainda por constante manutenção executada pela equipe do Patrimônio, capacitada a partir de treinamento específico oferecido pelo Departamento Estadual de Museus (Demu). “Todo o material que recebemos é carinhosamente analisado e incluído em nosso acervo desde que, é claro, faça referências a Teresópolis. E assim vamos formando o patrimônio público da cidade, o maior registro do nosso passado e da nossa história”, comenta Regina Rebello.

Também a cargo do Patrimônio Histórico fica a organização das exposições montadas na Casa da Memória Arthur Dalmasso, sempre abertas à visitação pública, unindo peças do acervo público e normalmente também das famílias teresopolitanas. Entre as mais recentes, destacam-se a mostra ‘Pracinhas de Teresópolis – Homenagem aos combatentes de Teresópolis na 2ª Guerra Mundial’, 'Dedo de Deus – 100 anos da conquista', 'Memórias do Carnaval' e 'Manoel Madruga – Uma vida dedicada à arte', atualmente exposta.

“A preservação da memória e da história de Teresópolis está entre as premissas da nossa Secretaria de Cultura. Através da Casa da Memória e do Serviço de Patrimônio Histórico, realizamos pesquisa, resgatamos documentos e fotografias, incluindo sua correta catalogação, para que nossa história seja resguardada. Afinal, um povo que não sabe sua história, desconhece sua identidade”, avalia o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

O Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis funciona na Casa da Memória Arthur Dalmasso – sede da Secretaria de Cultura (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro), de segunda a sexta, das 13h às 17h, e está aberto para pesquisa e visitação.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: André Oliveira
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário