Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Todas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em Teresópolis funcionam em simulado

Tabela do Simerj com umidade relativa-intensidade e quantidade de chuva e ventos
Todas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme funcionam em simulado
Santa Cecília ganha equipamento e outros três bairros terão reforço

Teresópolis, 10 de agosto de 2012 – As 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em Teresópolis funcionaram perfeitamente durante o exercício simulado mensal realizado na manhã desta sexta, 10. Todas soaram depois de acionadas por sistema remoto, através da internet, da Sala de Operações da Defesa Civil Municipal, na Tijuca.

Coordenado pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, o teste mensal foi acompanhado pela equipe da Defesa Civil Estadual, por integrantes da Cruz Vermelha Brasileira em Teresópolis e da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, vinculada ao Sistema Nacional de Defesa Civil. Contou, ainda, com a atuação dos agentes de Defesa Civil e dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil), posicionados nas 12 comunidades onde o sistema se encontra instalado.

Já no bairro Santa Cecília, um dos mais atingidos pelo temporal de 6 de abril deste ano, foi implantada uma sirene no início deste mês. Ainda em agosto, as comunidades de Fonte Santa, Quinta Lebrão e Pimentel, que já contam com sirenes, ganharão mais uma, para reforçar as ações de prevenção da Defesa Civil.

Em Santa Cecília, equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil realizará, na próxima semana, um treinamento na comunidade para orientar sobre o funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme e implantar um NUDEC. “Santa Cecília foi a última estação montada. Vamos reunir a população e informar como funciona o sistema, capacitar um grupo de moradores e eles escolherão os membros que vão formar o Núcleo de Defesa Civil naquela área. A partir daí, serão intensificados ainda mais os treinamentos e eles se tornarão os nossos representantes na comunidade”, explicou o Coronel Roberto Silva.

No treinamento, agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, são treinados para agir em casos de alerta de chuva. Por meio de aparelhos celulares eles são avisados quando as chuvas atingem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, são responsáveis por conduzir os moradores a locais seguros predeterminados.

Monitoramento do tempo

A Defesa Civil de Teresópolis acaba de implantar uma sala de monitoramento para divulgar, com antecedência, a previsão do tempo para os dias seguintes. Boletins e alertas meteorológicos do Grupo de Previsão e Monitoramento do SIMERJ – Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro, bem como do 6º Distrito de Meteorologia do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, são repassados diariamente para os órgãos de imprensa, bem como para os agentes de Defesa Civil e dos NUDECs, numa importante ação de prevenção, a fim de orientar a população em caso de ocorrência de chuvas fortes.

“Repassamos avisos meteorológicos diários para a imprensa, através da internet, pois sabemos que a cidade tem um grande problema de comunicação por conta de sua topografia. Contamos com as emissoras de rádio e TV e os jornais para suprir essa deficiência. Num futuro próximo esperamos contar com estações de rádio, usando a estrutura dos radioamadores, material nosso cedido em parceria com o Ministério Público, para dar melhor resposta aos desastres através da preparação e da prevenção”, explicou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil. Além disso, a previsão do tempo pode ser conferida no site da Prefeitura de Teresópolis – www.teresopolis.rj.gov.br.

Com a sirene instalada recentemente, Teresópolis conta agora com 21 equipamentos do Sistema de Alerta e Alarme em 13 comunidades: Santa Cecília (1), Rosário (2), Perpétuo (2), Pimentel (1), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Quinta Lebrão (2), Fischer (1), Granja Florestal (2), Caleme (2), Caxangá (1) e Corta Vento (1). Já os Núcleos Comunitários de Defesa Civil estão implantados em 17 comunidades, reunindo 227 voluntários treinados.

Parceiros na prevenção

Mais uma vez o presidente da Cruz Vermelha Brasileira em Teresópolis, Herculano Abrahão, acompanhou o teste das sirenes nesta sexta-feira. “A Cruz Vermelha está integrada à Defesa Civil, como prescreve o Sistema Nacional de Defesa Civil. É nossa função auxiliar o poder público em caso de anormalidade, e ainda na normalidade, preparando e capacitando voluntários, e também prevenindo. E essa simulação é uma parte da prevenção”, comentou.

Segundo o Major Montenegro, da Defesa Civil Estadual, os simulados realizados em Teresópolis são acompanhados em tempo real por uma central montada no Rio de Janeiro. “Temos um centro estadual de administração de desastres que recebe as mesmas informações acerca do funcionamento das sirenes ocorridas no simulado. Qualquer alteração que se perceba no simulado, ou numa situação real, automaticamente é alertado o nosso centro estadual”.

Também presente durante o simulado, o coordenador municipal da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, Ubiraci Pinto, mais uma vez destacou a importância da colaboração dos radioamadores para auxiliar o processo de comunicação em caso de desastres naturais. “Como apoio em situação de emergência, o uso do serviço do radioamador nesse processo de comunicação é fundamental para poder garantir que a informação chegue aos órgãos públicos, e estes possam entrar em ação”, salientou.

Foto: Arquivo Simerj
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário