Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

UNIFESO Clipping- Teresópolis Ano IV, no 162

Teresópolis, 3 de agosto de 2012. Ano IV, no 162.


NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica: inscrições abertas em breve – Nos dias 26 e 27 de outubro acontece a II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica (JOPIC) do UNIFESO, que tem como objetivos a apresentação, a discussão e o acompanhamento das pesquisas apoiadas pelo Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE). Promovido pela Pró-Reitoria Acadêmica; pelas diretorias de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e de Administração; e pelos Centros de Ciências da Saúde (CCS), Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e Ciências e Tecnologia (CCT), o evento é voltado aos professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da Instituição que participaram do PICPE em 2011 e que participam dos projetos em 2012. As inscrições serão abertas em agosto. Entre os objetivos da Jornada também estão a promoção e incentivo à cultura de pesquisa, o estímulo à produção acadêmica, a consolidação do nível de qualidade na elaboração de projetos de pesquisa e o aprimoramento da formação de profissionais e estudantes do UNIFESO.

Pós-graduação em Direito Ambiental em setembro – Levando em conta a necessidade da capacitação de profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em um novo ramo jurídico, o UNIFESO promove o curso de Especialização em Direito Ambiental, com ênfase em questões como a ordenação do solo, as áreas não edificáveis e as unidades de conservação da natureza, com seus regimes jurídicos e possibilidades. Sob a coordenação do professor Pedro Curvello Saavedra Avzaradel, responsável pelas disciplinas Direito Ambiental, Licenciamento Ambiental e Gestão Ambiental no UNIFESO, o curso contará com aulas presenciais – divididas entre teóricas e expositivas e aulas práticas – visando desenvolver nos profissionais as competências ideais para lidar com consultas, processos e procedimentos que requerem conhecimentos específicos. Os encontros serão aos sábados, das 9h às 18h, com o início previsto para setembro de 2012 e duração de 20 meses. As inscrições podem ser feitas pelo site, no link www.feso.br/unifeso/cursos/cchs/pos/direito-ambiental/. Mais informações pelo telefone (21) 2641-7044, ou pelo e-mail posgraduacao@unifeso.edu.br.


Inscrições abertas para seleção em programa de Bolsas de Iniciação à Docência – Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de candidatos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do UNIFESO para os cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Os interessados podem acessar os editais e a ficha de inscrição através dos links disponíveis no blog do UNIFESO Projetos <www.unifesoprojetos.blogspot.com.br>. Além das informações atualizadas sobre editais e acesso às fichas de inscrição, o blog também divulga oportunidades diversas na área de projetos e captação de recursos. Neste ano foram aprovados o Projeto Institucional e os Subprojetos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia do UNIFESO no edital 011/2012, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que prevê a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo PIBID e demais despesas a ele vinculadas. O objetivo da seleção é fomentar a formação inicial de profissionais do magistério, seguindo as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Medicina Veterinária ganha mais um doutor e artigos publicados – O professor Hélio Bagetti, do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO, defendeu no dia 13 de junho sua tese de doutorado “Avaliação do Parênquima Renal em ratos após Isquemia por Clampeamento Arteriovenoso e Arterial”, através do Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em maio, o estudo rendeu a publicação do artigo científico intitulado “Different from Renal Artery Clamping, Artery and Vein Clamping causes a significant reduction in number of rat glomeruli during warm ischemia” na revista americana Journal of Endourology. A tese de doutorado do professor contou com a orientação de outro docente do curso do UNIFESO, o professor Marco Aurélio Sampaio.

Estudante de Ciências Biológicas realiza pesquisas no Amazonas – De 26 de abril a 17 de maio o estudante Austen Stravs Dias, do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, participou da expedição do Projeto Sisbiota (Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade), da Rede BioPHAM (Rede de Pesquisa para Ampliação do Conhecimento sobre a Biodiversidade de Vertebrados da Amazônia Brasileira com Aplicações sobre seu Uso e Conservação), realizada em dois afluentes do Rio Negro, o Darãh e Aiuanã, no estado do Amazonas. O estudante foi como pesquisador associado de grandes mamíferos e, sob a coordenação do biólogo Fabio Rohe, desenvolveu a atividade de censo no método de transectos lineares, utilizado para estimativa de população.

UNIFESO oferece Curso Teórico Demonstrativo de Fisioterapia Respiratória – Discutir os principais aspectos fisiológicos do sistema respiratório, os aspectos clínicos das principais patologias ambulatórias que acometem o sistema respiratório e as principais condutas utilizadas em nível ambulatorial no paciente pneumopata. Esses são alguns dos objetivos do “Curso Teórico Demonstrativo de Fisioterapia Respiratória”, que será oferecido pelo curso de Fisioterapia do UNIFESO a partir de setembro. Voltado aos estudantes (a partir do 4º período) e fisioterapeutas, o curso vai abordar a fisiologia do sistema respiratório, análise de imagem, avaliação pneumofuncional, além das condutas utilizadas em fisioterapia respiratória. Inscrição no valor de R$ 400 (à vista) ou em três parcelas de R$ 150.

Laboratório de Iniciação Científica no UNIFESO – De agosto a novembro, o curso de Fisioterapia do UNIFESO promove o curso de extensão “Laboratório de Iniciação Científica”, no Campus Quinta do Paraíso. O curso tem como objetivo capacitar os alunos de Fisioterapia no desenvolvimento de habilidades técnico-científicas para a condução de estudos clínicos na área de saúde, bem como orientá-los na busca de material, na preparação de documentos específicos e manejo dos dados provenientes das atividades inerentes ao curso. O cronograma proposto engloba busca bibliográfica das principais bases de dados, introdução à metodologia cientifica, oficina de redação científica, delineamento de estudos, orientação à prática investigativa, discussão de questões éticas e auxílio a analise de dados. As atividades são gratuitas e acontecem nos dias 16 e 30 de agosto, 13 e 20 de setembro, 4 e 18 de outubro, e 1º e 22 de novembro, das 13h às 17h, em sala de aula e no laboratório de informática.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.


PROGRAMAÇÃO DE TERESÓPOLIS

CENTRO CULTURAL FESO PRO ARTE E UNIVERTI-FESO

Exposição gravurAção – No sábado, dia 4 de agosto, a partir das 19h, acontece a abertura da exposição gravurAção, com os artistas Aurora Bicalho, Carl Renzi, Dirceu Weber, Horácio Coelho, Marina Didonet, Neuza Kenup e Rivka Elyaoglu, do Coletiva Atelier de Gravura, na galeria do Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto). A visitação acontece de segunda a sexta, das 14h às 19h. A entrada é gratuita.


CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.

TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.

Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.


UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela
Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário