Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

UNIFESO Clipping Teresópolis-Ano IV, no 164.

UNIFESO Clipping Teresópolis-Ano IV, no 164.
Teresópolis, 16 de agosto de 2012. Ano IV, no 164.


NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

Ex-aluna do curso de Farmácia é aprovada para mestrado – O curso de Farmácia do UNIFESO formou no fim do ano passado a sua primeira turma, e já tem motivos para se orgulhar de seus profissionais. A egressa Rosa Theresa Paula Elizabeth Motta Borelli Tôrres foi aprovada no processo seletivo para o mestrado em Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e já trabalha em sua dissertação. “O caminho da área acadêmica se tornou um curso natural na minha vida”, declarou. Segundo ela, a opção pela Biofísica foi motivada por ser uma área que leva o profissional farmacêutico a desenvolver suas competências como pesquisador, além de permitir que este contribua ao meio científico. Ao se preparar para o processo seletivo, que envolveu provas escrita e oral, ela focou no estudo de Biologia Celular e em artigos diversos. Para alcançar esta conquista, ela destacou atividades que a permitiram crescer durante o curso no UNIFESO, como apresentação oral de seminários e dos trabalhos de período e redigir os trabalhos de pesquisa.

Profissionais do UNIFESO e do HFB participam de encontro – No sábado, dia 18 de agosto, acontece no Campus Sede do UNIFESO um encontro entre os preceptores e a supervisora do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) e os coordenadores de períodos – do primeiro ao décimo segundo – e supervisores de área do Internato (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia e Clínica Cirúrgica) do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). O evento visa uma maior aproximação dos profissionais que atuam no HFB e o curso de Medicina da Instituição. Durante o encontro, serão abordados junto aos preceptores do Hospital de Bonsucesso a aproximação com o UNIFESO e com o modelo curricular do curso de Medicina, a apresentação do modelo de avaliação e o conceito de avaliação formativa, a integração entre o primeiro e o oitavo períodos, internato em atenção básica, internato hospitalar HFB e internato hospitalar HCTCO. Os participantes também vão fazer uma visita às instalações do Campus Sede, como os laboratórios de habilidades, a biblioteca e os laboratórios de ciências da saúde.

Professor ingressa no Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária – O professor Helio José Bagetti Filho, do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO, agora é membro do Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária (CBRV). Ele obteve o título ao ser aprovado pelo Colégio através de um processo seletivo. “Há treze anos não tínhamos inclusão de novos membros no CBRV e nunca houve processo seletivo com essa finalidade, ou seja, é a primeira vez que se realiza uma prova para certificação de título de membro do CBRV”, contou o professor. O CBRV tem por como objetivo incentivar médicos veterinários a aprimorarem seus conhecimentos nos campos do diagnóstico por imagem e das terapias por radiações. Segundo o professor Hélio, havia poucos profissionais membros do CBRV até a realização da prova – apenas 31 –, sendo dois do Rio de Janeiro.

Laboratório de Iniciação Científica para estudantes de Fisioterapia – De agosto a novembro, o curso de Fisioterapia do UNIFESO promove o curso de extensão “Laboratório de Iniciação Científica”, no Campus Quinta do Paraíso. O curso tem como objetivo capacitar os alunos de Fisioterapia no desenvolvimento de habilidades técnico-científicas para a condução de estudos clínicos na área de saúde, bem como orientá-los na busca de material, na preparação de documentos específicos e manejo dos dados provenientes das atividades inerentes ao curso. O cronograma proposto engloba busca bibliográfica das principais bases de dados, introdução à metodologia cientifica, oficina de redação científica, delineamento de estudos, orientação à prática investigativa, discussão de questões éticas e auxílio à análise de dados. As atividades são gratuitas e acontecem nos dias 30 de agosto, 13 e 20 de setembro, 4 e 18 de outubro, e 1º e 22 de novembro, das 13h às 17h, em sala de aula e no laboratório de informática.

UNIFESO realiza Curso de Elaboração Participativa de Projetos – Nos dias 17 e 31 de agosto, o UNIFESO, através da Assessoria de Desenvolvimento de Projetos Institucionais (ADPI), realiza o “Curso de Elaboração Participativa de Projetos”. Voltada aos gestores, docentes e estudantes da Instituição que buscam ferramentas para a formalização de projetos, a capacitação contará com a participação da assessora da ADPI, Profa. Edneia Martuchelli Moço; da diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Profa. Katiuscia Vargas; das professoras Cátia Farias e Vivian Telles, dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária; e do professor Wolney Martins, consultor do UNIFESO, na facilitação do processo ensino-aprendizagem. O curso tem como objetivo promover a capacitação em elaboração participativa de projetos por meio de uma abordagem conceitual e prática, através da utilização de metodologia ativa para a aprendizagem, tomando-se como referenciais a troca de experiência entre os participantes, o trabalho individual e em grupos.

CESO comemora o Dia do Estudante com diversas atividades – O Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) antecipou para os dias 9 e 10 de agosto a comemoração do Dia do Estudante, promovendo recepções com lanche, música ao vivo, vídeos e atividades de gincana que surpreenderam os homenageados. “Além do lanche oferecido e a participação do professor Denis Lopes, de Música, também apresentamos um vídeo com a proposta de se refletir acerca da importância de estar estudando hoje para o futuro deles, pois é quando irão colher tudo o que investiram hoje”, contou a professora Maria Angélica Duarte Sampaio, coordenadora de eventos do CESO. O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, data em que foram instituídos, por Dom Pedro I, no século XIX, os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. A data foi instituída em 1927, por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos.

Público prestigia Exposição e Duo de Violões no Centro Cultural FESO Pro Arte – A noite do último sábado, 11 de agosto, foi repleta de cultura para quem visitou o Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP). O público pôde conferir de perto a exposição “Tempo e Memória”, com artistas do Atelier de Xilogravura, e a apresentação de Duo de Violões, com os músicos Jorge Péculas e Geremias Cruz. “Mais uma vez o Centro Cultural ofereceu um programa de qualidade para Teresópolis”, observou o professor Jorge Bragança, coordenador do CCFP. A assessora do Centro Cultural, Tamine Elmôr, destacou o compromisso que o UNIFESO, através da Pro Arte, tem com a cultura e com Teresópolis em manter a proposta da antiga Fundação Comendador Theodor Heuberger. “Somos um dos poucos Centros Universitários a ter um Centro Cultural com portas abertas à sociedade, oferecendo cursos e apresentações de qualidade”, ressaltou Tamine.

VIII SIPAT 2012 no Campus Quinta do Paraíso – De 27 a 31 de agosto acontece no Campus Quinta do Paraíso do UNIFESO a VIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT 2012. No dia 27 acontece a palestra “Direitos trabalhistas”, das 9h às 11h, na sala de multimídia de Fisioterapia. No dia 28, o tema será “DST (Doenças sexualmente transmissíveis) e saúde do homem”, das 14h às 16h, também na multimídia da Fisioterapia. Nos dias 29, 30 e 31, as atividades acontecem na sala de multimídia de Veterinária, sempre das 14h às 16h, com os respectivos temas “Biossegurança nos laboratórios”, “Motivação e desenvolvimento profissional” e “Combate a incêndio e pânico”.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.


PROGRAMAÇÃO DE TERESÓPOLIS

AnimaSerra 2012 – A sétima edição do festival de cinema de animação, quadrinhos, games e efeitos digitais traz os maiores nomes da área para Teresópolis em palestras, oficinas, exposições e mostras com programação totalmente gratuita. Neste ano as estrelas são Mike Deodato Jr, desenhista da Marvel e Rui de Oliveira, ilustrador e ex-diretor de arte da TV Globo. Os eventos acontecem de 28 de agosto a 1º de setembro no SESC e no SENAC. Confira a programação em <www.animaserra.com.br>.


CENTRO CULTURAL FESO PRO ARTE E UNIVERTI-FESO

Exposição “Tempo e Memória” – A exposição “Tempo e Memória” com os artistas Aurora Bicalho, Carl Renzi, Dirceu Weber, Horácio Coelho, Marina Didonet, Neuza Kenup e Rivka Elyaoglu, do Atelier de Xilogravura, acontece de segunda a sexta, das 14h às 19h, na galeria do Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto). A visitação A entrada é gratuita.

Audição de Fados – No sábado, dia 18, acontece no Salão Nobre do Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto), “Audição de Fados na voz de Fany”, com acompanhamento de Victor Lopez, na guitarra portuguesa, e Claudio Malcus, no violoncelo-baixo, a partir das 20h30. Logo após será servido um lanche com doces portugueses. A entrada é gratuita.

CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.

TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.

Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.


UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela
Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário