Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

UNIFESO Clipping-Teresópolis Ano IV, no 165

UNIFESO Clipping-Teresópolis Ano IV, no 165
Teresópolis, 23 de agosto de 2012. Ano IV, no 165.

NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

Vestibular Agendado: inscrições abertas – Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado do UNIFESO para o primeiro semestre de 2013. Os candidatos podem optar pelos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia. As inscrições podem ser feitas pelo site ou no Campus Sede. Na inscrição o candidato deve preencher a ficha, optar pelo Vestibular Agendado, retirar o boleto e pagar a taxa de R$ 30 em unidade bancária ou na Tesouraria da FESO, no Campus Sede. Após inscrever-se, o candidato deverá dirigir-se à SEGEN, de segunda a sexta, das 9h às 12h ou das 14h às 19h levando o comprovante de inscrição, cópia da identidade, histórico escolar ou comprovante de Conclusão do Ensino Médio, CPF e caneta esferográfica azul ou preta para fazer a Prova de Redação. O Vestibular Agendado permite ainda o ingresso pelo ENEM. Informações sobre o Vestibular e o ENEM: telefone (21) 2641-7111 e e-mail vestibular@unifeso.edu.br. Informações sobre o FIES e o PROUNI: telefone: (21) 2641-7118 e e-mail beneficios@unifeso.edu.br.

IV Encontro de Administradores lota auditório – Na noite de 15 de agosto, estudantes, profissionais e interessados pela área de Administração se reuniram no Campus Sede do UNIFESO para prestigiar o IV ENCAD – Encontro de Administradores no Interior do Estado do Rio de Janeiro. Promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA/RJ), o evento, que busca promover a integração dos atuais e futuros profissionais da Administração lotou o Auditório Omar Magalhães, abordando o tema “O Fenômeno da Liderança Integral”. Para a abertura do evento estiveram presentes a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS); professora Valéria de Oliveira Brites, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis; professor Jucimar André Secchin, representante docente do CRA/RJ junto ao UNIFESO; Wagner Siqueira, presidente do CRA/RJ; Rodolpho Peixoto Mader Gonçalves, representante do CRA/RJ em Teresópolis; e Marta Almeida, chefe de interiorização do CRA/RJ. A palestra foi ministrada pelo mestre em Administração e economista Wanderley Passarella, diretor presidente da GPC Química e presidente dos Conselhos de Administração da Copenor e da Senergen – Energia Renovável.

Elaboração de Projetos é discutida entre professores – Começou no dia 17 de agosto o 1º Curso de Elaboração Participativa de Projetos, sob a chancela da Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) e da Assessoria de Desenvolvimento de Projetos Institucionais (ADPI) do UNIFESO. Este primeiro encontro teve como principal objetivo aproximar os docentes, estudantes e funcionários técnico-administrativos do UNIFESO de diversas áreas, “buscando conhecer suas potencialidades no campo da produção de projetos e, frente a este diagnóstico, apoiar e construir de maneira coletiva propostas de projetos, tanto de pesquisa quanto de extensão, que possam ser ofertadas às agências de fomento a pesquisas, além de apontar as principais características de elaboração destes”, explicou a professora Edneia Martuchelli, assessora da ADPI. O próximo encontro está marcado para o dia 24 de agosto.

Oficina de Intercâmbio do Internato do HFB e do HCTCO promove integração entre funcionários – Tendo em vista a necessidade de uma maior aproximação entre os profissionais que atuam no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) e o curso de Medicina, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promoveu no sábado, dia 18, a “Oficina de Intercâmbio do Internato do HFB e do HCTCO”, coordenada pelos professores Lia Selig, coordenadora do Internato no HFB; Getúlio Menegat, coordenador geral do Internato; Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina; e José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico. A atividade também contou com a presença da Diretora Geral e do Diretor de Integração Ensino e Assistência do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano, Rosane Costa e Luís Gustavo de Azevedo, respectivamente, além dos preceptores do HFB e dos coordenadores de períodos e supervisores de área do Internato (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia e Clínica Cirúrgica) do HCTCO. Segunda a professora Lia Selig, a atividade foi fundamental para facilitar a comunicação e a integração entre os profissionais e o curso de Medicina. Ao final das apresentações, os participantes se reuniram em grupos para discutir as fragilidades e as facilidades do processo, questionar os problemas e apontar as soluções. Eles também participaram de uma visita às instalações do Campus Sede, como os laboratórios de habilidades, a biblioteca e os laboratórios de ciências da saúde.

Professor do curso de Direito conclui doutorado – O professor Carlos Henrique Ramos, do curso de Direito do UNIFESO, concluiu seu doutorado em Direito Constitucional pela Universidade Gama Filho. Ele defendeu a tese intitulada “Mutação Constitucional”, que retrata os processos informais de mudança da Constituição sem alteração formal do texto, especialmente quando operados pelo Judiciário por via interpretativa. “O objetivo principal do trabalho foi o de propor uma teoria da mutação constitucional cercada de limites mais precisos para a empreitada interpretativa judicial, na qual o Judiciário não deve, necessariamente, dar a ‘última palavra’ sobre as questões constitucionais. Para tal, as experiências comparadas norte-americana e alemã representaram importante fonte de pesquisa”, ressaltou Carlos Henrique. O professor destacou a importância do Centro Universitário durante este processo.

Estudante de Ciências Biológicas explora região da Barra de São João – Do dia 18 a 22 de julho, o estudante Raul Marques Pisno, do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO esteve no município de Barra de São João, onde observou aspectos interessantes da região, devidos tanto a fenômenos naturais como à ação do homem. Na localidade ele se informou sobre a passagem do naturalista Charles Darwin, registrada no livro “Viagem de um Naturalista ao Redor do Mundo”. “A cidade tem uma mescla histórico-natural interessante. Na rua conhecida como Beira Rio é possível fazer uma viagem no tempo e mergulhar no mundo conhecido por Darwin, com casas dos séculos XVII e XVIII à beira do rio São João que dão um clima bucólico ao lugar”, retratou o estudante. Além dos fatores históricos, o estudante também observou a região com o olhar de um biólogo, e logo percebeu a troca de nutrientes entre o Rio São João e mar. Segundo ele, o potencial de estudo não se restringe ao rio, “existe ainda o morro de São João que conta com uma grande área preservada com grande potencial geológico, já que se trata de um vulcão extinto a pelo menos 65 milhões de anos”, reiterou, destacando ainda a fauna muito rica e abundante de crustáceos, peixes, aves, répteis e mamíferos.

PET-Saúde: confira os resultados – Estão disponíveis, nas páginas dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) no site do UNIFESO, os resultados do processo seletivo destinado ao provimento de vagas para estudantes bolsistas e não bolsistas para integrar o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) 2012 do Ministério da Saúde. Participaram da seleção estudantes dos cursos de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura), Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia. O desenvolvimento do Programa PET-Saúde objetiva integrar estudantes, professores e trabalhadores de diferentes profissões de saúde para o planejamento, implementação e acompanhamento de linhas de cuidado baseadas nas necessidades das pessoas e das comunidades, com ênfase na atenção básica. As atividades incluem o planejamento e a produção de cuidados em equipe interdisciplinar, articulados à construção de conhecimentos relacionados ao trabalho em saúde e exigem do estudante dedicação de oito horas semanais em atividades presenciais. Os valores das bolsas para estudantes do PET-Saúde terão como referência as Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Laboratório de Iniciação Científica para estudantes de Fisioterapia – De agosto a novembro, o curso de Fisioterapia do UNIFESO promove o curso de extensão “Laboratório de Iniciação Científica”, no Campus Quinta do Paraíso. O curso tem como objetivo capacitar os alunos de Fisioterapia no desenvolvimento de habilidades técnico-científicas para a condução de estudos clínicos na área de saúde, bem como orientá-los na busca de material, na preparação de documentos específicos e manejo dos dados provenientes das atividades inerentes ao curso. “Na clínica o aluno está voltado para a parte prática, mas há outro campo de atuação do profissional que é o de pesquisa. Oferecemos o curso para o estudante entender como a pesquisa deve ser feita, com a busca e referência bibliográfica, a metodologia mais adequada para o projeto e as análises estatísticas envolvidas no tipo de objeto de pesquisa, por exemplo”, explicou a professora Katia Soares da Poça, que coordena o curso junto à professora Karla Dames, ambas do curso de Fisioterapia. O cronograma proposto engloba busca bibliográfica das principais bases de dados, introdução à metodologia cientifica, oficina de redação científica, delineamento de estudos, orientação à prática investigativa, discussão de questões éticas e auxílio à análise de dados.

Membros da CPA apresentam o desenvolvimento dos projetos de linha de pesquisa – Em reunião extraordinária da Comissão Própria de Avaliação (CPA), realizada no dia 14 de agosto, o corpo acadêmico do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e demais interessados assistiram a apresentação do desenvolvimento dos projetos da linha de pesquisa “Autoavaliação Institucional”. Entre os objetivos do encontro estavam o de destacar os pontos positivos da pesquisa e as principais dificuldades que os grupos da Comissão vêm encontrando, levantar questionamentos e dar recomendações aos trabalhos. 

FESO Pro Arte incorpora tradições portuguesas e apresenta Fado – No dia 18 de agosto, o público que compareceu ao Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP) prestigiou uma apresentação de fados pela cantora Fany, com acompanhamento em guitarra portuguesa de Victor Lopes e violoncelo-baixo de Cláudio Malçus, além de outras canções interpretadas pelos convidados Delio Cruz Couto, Jofre Aschar, Esther Lopez, Rachel Lopez e Lucia Lins. “O fado não é assim tão conhecido aqui como é em Portugal, onde as pessoas se reúnem só para ouvir a música. Por isso chamamos os amigos para cantar outras canções e oferecer um entretenimento mais agradável”, disse a artista Fany. O estilo musical português foi aplaudido por um grande público que contou com a presença do professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico do UNIFESO e da jornalista Marbil Rodrigues, entre outros. O evento terminou com uma degustação de doces típicos de Portugal.

Projeto Momento Cultural – O curso de Pedagogia promove no dia 29 de agosto, às 19h, o II Momento Cultural, com o tema “A interculturalidade no folclore”. O projeto visa ampliar a formação dos estudantes, tanto na perspectiva teórica pelo aprofundamento nos aspectos da cultura e da interculturalidade, quanto pela experiência de realização de atividades práticas em diversas formas manifestações culturais, além da integração de estudantes, docentes e funcionários que atuam no curso de Pedagogia por meio de atividades artístico-culturais. O encontro será no Auditório Omar Magalhães, Campus Sede. O III Momento Cultural será no dia 28 de novembro, com o tema “A criança nossa de cada dia”.

Processo de Recadastramento das Bolsas de Estudo/2013 – Estudantes bolsistas devem acessar o site www.unifeso.edu.br, e verificar as datas e horários do Recadastramento das Bolsas de Estudo/2013. A não entrega resulta na imediata exclusão do benefício.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.


PROGRAMAÇÃO DE TERESÓPOLIS

AnimaSerra 2012 – A sétima edição do festival de cinema de animação, quadrinhos, games e efeitos digitais traz os maiores nomes da área para Teresópolis em palestras, oficinas, exposições e mostras com programação totalmente gratuita. Neste ano as estrelas são Mike Deodato Jr, desenhista da Marvel e Rui de Oliveira, ilustrador e ex-diretor de arte da TV Globo. Os eventos acontecem de 28 de agosto a 1º de setembro no SESC e no SENAC. Confira a programação em <www.animaserra.com.br>.


CENTRO CULTURAL FESO PRO ARTE E UNIVERTI-FESO

Exposição “Tempo e Memória” – A exposição “Tempo e Memória” com os artistas Aurora Bicalho, Carl Renzi, Dirceu Weber, Horácio Coelho, Marina Didonet, Neuza Kenup e Rivka Elyaoglu, do Atelier de Xilogravura, acontece de segunda a sexta, das 14h às 19h, na galeria do Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto). A entrada é gratuita.


CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.


TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.

Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.


UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela
Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário