Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CRAS São Pedro já está funcionando em Teresópolis

 Secretária de Desenvolvimento Social Graça Granito e Secretário de Governo José Carlos Cunha descerram a placa de inauguração do CRAS São Pedro
CRAS São Pedro já está funcionando

Centro de Referência de Assistência Social do Fischer será reaberto na sexta

Teresópolis, 12 de setembro de 2012 – Inaugurado na manhã desta quarta, 12, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro de São Pedro já está funcionando. A unidade pública de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e está instalada na Rua Fileuterpe, 845. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, tendo como público-alvo as famílias em vulnerabilidade socioeconômica de São Pedro, Pimentel, Morro do Tiro, Bairro dos Funcionários e Perpétuo.

“O CRAS São Pedro representa muito para o município de Teresópolis, e está instalado em um bairro bastante populoso. Ele dará todo apoio e assistência a essas famílias”, disse Graça Granito, Secretária de Desenvolvimento Social, acrescentando que o município deverá ter um Centro de Referência de Assistência Social no 3º Distrito. “Temos um convênio assinado com o Governo do Estado para a construção do CRAS Bonsucesso, mas devido à documentação ainda não aconteceu. Espero que até o final do ano tenhamos uma posição concreta para construir um CRAS no interior do município”.

Contando com apresentação da Banda Dançante do Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso), sob o comando do regente Val França, a inauguração do CRAS São Pedro reuniu secretários e subsecretários municipais, equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social e moradores da comunidade.
Apresentação da Banda Dançante do CedalHorta orgânica do CRAS São Pedro
 Instalações do CRAS São Pedro destinadas ao atendimento social  Instalações do CRAS São Pedro destinadas ao atendimento social
Também marcaram presença na inauguração Martha Oliveira, representante da Secretaria de Estado do Interior, e Marcela Gavinho D'Icarayh, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. “Vemos o esforço do município para manter essa importante política pública de direito. Temos o dever de garantir a política de assistência social ao público que precisa”, enalteceu Marcella.
 Instalações do CRAS São Pedro destinadas ao atendimento social

O presidente da associação de moradores do bairro de São Pedro, Sérgio Ponciano, agradeceu a implantação da unidade de assistência social. “Esse CRAS vai facilitar bastante, pois tínhamos que nos deslocar até o Barroso para sermos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social. Agora nós temos este aqui no nosso bairro”.
 Homenagem a Rosani Cunha na sala de primeiro atendimento do CRAS São Pedro, com desenho do artista plástico Alex Neves de Oliveira
Nesta sexta, 14, a Prefeitura vai reativar o CRAS Fischer, localizado na Rua Pedro Eleutério, 2.738, e que teve o seu funcionamento interrompido por conta da dificuldade de acesso devido ao temporal de janeiro de 2011.

O CRAS

Localizado em um imóvel espaçoso, com salas de coordenação, equipe técnica e oficinas, todo decorado com peças de artesanato utilizando material reciclado, o CRAS São Pedro possui uma ampla área para atividades ao ar livre e uma pequena horta orgânica.

As famílias terão atendimento de equipe técnica, participarão de palestras e de reuniões de apoio e de oficinas de inclusão produtiva, e serão cadastradas no Programa Bolsa Família, entre outros serviços. “Vamos atender as famílias em vulnerabilidade e risco social, com atendimento técnico de psicólogo e assistente social, com oficinas de geração de renda e futuramente estaremos implantando o ProJovem, para atender os jovens. Teremos oficias de tricô, crochê, artes e de artesanato”, enumerou a coordenadora, Oldalea Mello.

A sala de primeiro atendimento recebe o nome de Rosani Cunha, que tem o seu retrato desenhado a mão pelo artista Alex Neves de Oliveira, de Teresópolis. Ela foi secretária nacional de Renda da Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e coordenadora do Programa Bolsa Família. Servidora pública de carreira do Governo Federal, Rosani Cunha faleceu em 2008, aos 47 anos, em um acidente de carro na Argentina, onde iria participar de um evento sobre cidadania.
 Localizado em um imóvel espaçoso, o CRAS São Pedro possui ampla área para atividades ao ar livre e uma pequena horta orgânicaSecretária de Desenvolvimento Social Graça Granito e a coordenadora Oldalea Mello (ao centro) com o artista Alex Neves de Oliveira e a professora de Linguagem Brasileira de Sinais Paula Campos

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Um comentário:

  1. Parabéns pela implantação do CRAS em Teresópolis. Gosto de acompanhar pelo Brasil a atuação da Assistência Social. Com certeza os beneficiários do SUAS só ganham com a Proteção Social Básica no seu território.
    Eliana

    ResponderExcluir