Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Eleita diretoria provisória do conselho contra acidentes de motos em Teresópolis

Secretário de Segurança Marcos Antônio da Luz (da esquerda para a direita): “a prevenção é a melhor forma para evitar acidentes”
Eleita diretoria provisória do conselho contra acidentes de motos


Teresópolis, 3 de setembro de 2012 – Dando continuidade à criação do Conselho Municipal de Prevenção aos Acidentes de Moto, foi eleita em reunião nesta segunda-feira, 3, a diretoria provisória do órgão. A proposta de formação do Conselho surgiu por conta do número crescente de acidentes de trânsito no município envolvendo jovens motociclistas. O presidente da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Henrique Carregal, foi eleito presidente do Conselho, que tem como vice-presidente o empresário Edson Esteves da Silva e como secretária, Sônia Maria Pimentel, do New Attitude Moto Clube.

Iniciativa pioneira no Estado do Rio de Janeiro, o Conselho tem como objetivo formular políticas públicas que possam auxiliar na redução dos acidentes de motos, além sensibilizar a comunidade para os efeitos sociais e de saúde desse tipo de ocorrência e as formas de evitá-los. Realizado na sede da Secretaria de Segurança Pública, na Várzea, e comandado pelo Secretário Marcos Antônio da Luz, o encontro reuniu representantes da Guarda Municipal, da Coordenadoria de Engenharia de Trânsito da Prefeitura, do Depósito Municipal de Veículos Apreendidos, do 30º Batalhão de Polícia Militar, do 16º Grupamento de Bombeiro Militar, do Conselho Comunitário de Segurança e do Conselho Municipal de Segurança Pública, do Sincomércio, da ACIAT e do New Attitude Moto Clube.
 Representantes do poder público, de instituições de segurança e de entidades empresariais elegem a diretoria provisória do Conselho Municipal de Prevenção aos Acidentes de Moto

Até a próxima reunião, marcada para o dia 16 de outubro, terão continuidade as ações burocráticas de criação do Conselho, com a finalização do decreto municipal que será enviado para votação na Câmara de Vereadores e sanção do prefeito municipal. “Enquanto isso, serão realizadas algumas ações efetivas, como campanhas sobre direção segura e blitz educativa, pois a prevenção é a melhor forma para evitar acidentes”, adiantou o Secretário de Segurança, Marcos Antônio da Luz. A proposta da blitz educativa é abordar os condutores de motocicletas e alertá-los sobre o uso de equipamentos de segurança, como o capacete, conscientizando-os sobre o respeito ao limite de velocidade e à sinalização de trânsito. Também está sendo planejada a realização de um curso de direção defensiva.

“O número de acidentes com motos vem crescendo, é preciso tomar uma atitude. O Conselho vem com a proposta de educar, de informar e criar mecanismos para diminuir esse tipo de ocorrência”, pontuou o presidente eleito, Henrique Carregal. O vice-presidente do Conselho, Edson Esteves da Silva, que é motociclista, ressalta que as ações serão focadas na prevenção. “Intesificaremos o trabalho de educação no trânsito, sobre limite de velocidade, atenção ao pedestre e preservação da própria vida”.

Representante de motoclube, Sonia Pimentel lembrou que o New Attitude já realiza campanhas por um trânsito seguro. “Fizemos várias motociatas pedindo paz no trânsito e participamos de desfiles cívicos na cidade com as bandeiras dessa campanha. É fundamental a participação dos motoclubes nessa iniciativa”.

A realização de patrulhas educativas, com palestras nas escolas feitas por representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, foi proposta pelo Capitão Vasconcellos, do 30º Batalhão da PM. “A ideia é ir às escolas e mostrar aos adolescentes, com idade próxima de ter acesso a motos, a realidade das vítimas de acidentes, as sequelas, os problemas sociais e financeiros que ocorrem”, enumerou.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança e do Conselho Municipal de Segurança Pública, Nadim Kantara, apoia as ações de prevenção propostas. “É uma iniciativa inédita que chega em boa hora para tentar reduzir o alto índice de acidentes de trânsito, principalmente causados por motocicletas. Nós nos colocamos à disposição para ajudar no que for necessário para que Teresópolis tenha um trânsito melhor”, finalizou.

O Conselho

A proposta de instituir o Conselho Municipal de Prevenção aos Acidentes de Moto é articulada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. A meta é reunir representantes do poder público, de instituições e da comunidade na formulação de estratégias de intervenção para reduzir a morbimortalidade por acidentes de motocicletas.

Pelo decreto de criação, que se encontra em fase final de elaboração, o órgão deve contar com representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Detran, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde, ACIAT, secretarias municipais de Saúde e de Educação, bem como da Federação das Associações de Moradores e Entidades Associativas de Teresópolis e de motoclubes.

Entre as suas competências estão analisar as estatísticas de acidentes de motocicletas, a partir de dados fornecidos pelos órgãos ou entidades competentes; propor a formulação de políticas setoriais e intersetoriais visando à prevenção de acidentes; propor estratégias de intervenção, e divulgar os trabalhos desenvolvidos.
 Representantes do poder público, de instituições de segurança e de entidades empresariais elegem a diretoria provisória do Conselho Municipal de Prevenção aos Acidentes de Moto

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário