Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Fátima Guedes emociona público no Festival de Artes de Teresópolis

Fátima Guedes emociona público no Festival de Artes de Teresópolis
Atrações continuam durante todo o fim de semana

Teresópolis, 14 de setembro de 2012 - Mesmo com a chuva fina, o vento e o frio, dezenas de pessoas estiveram no Espaço Arte e Conhecimento, na Feirinha de Teresópolis, no Alto, para prestigiar a cantora e compositora Fátima Guedes, atração principal desta quinta-feira, 13, dentro do Festival de Artes de Teresópolis. Iniciado na última terça, 11, o festival vai até domingo, trazendo diversas atrações culturais gratuitas. A partir desta sexta-feira, 14, as atividades se intensificam na Feirinha do Alto, com shows, oficinas, contação de histórias e a Mostra de Teatro de Teresópolis, que reúne sete espetáculos encenados por artistas locais.

No terceiro dia do festival, as atividades diurnas ficaram por conta da segunda etapa das oficinas do poeta Ferreira Gullar, da escritora Lúcia Fidalgo e dos artistas Domi Junior e Deneir, realizadas na Casa de Cultura Adolpho Bloch. À noite, no Espaço Arte e Conhecimento, foi a vez da apresentação de Fátima Guedes, mostrando a razão que a leva a ser uma das artistas mais respeitadas da atualidade. “Considero a Fátima uma das grandes compositoras do Brasil. Além disso, tem uma das vozes mais afinadas e aveludadas do país. É um orgulho para nós teresopolitanos termos uma artista do talento dela no festival”, ressaltou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
Na primeira parte da apresentação, Fátima conversou com Júlio Diniz, coordenador de pedagogia da leitura do festival. Com 12 álbuns lançados, a cantora e compositora, e também professora de canto, que morou em Teresópolis durante 15 anos e já foi secretária de Cultura do município, falou sobre diversos assuntos. Contou sobre sua carreira, iniciada em um festival de música do Colégio Hélio Alonso; a amizade e apoio que recebeu de Elis Regina; as muitas composições gravadas por outros cantores, como ‘Onze fitas’; e sobre as parcerias que já encontrou na música, como o cantor Jorge Versilo. Também contou histórias, falou sobre as novas promessas da música brasileira e finalmente cantou, enlevando a plateia.
Talento e emoção

No show ‘Transparente’, que fala de sua volta ao Rio de Janeiro, Fátima Guedes cantou de tudo um pouco. Acompanhada por Henrique Martins, Henrique Dias e Felipe Tauil, a artista interpretou ‘Cachimbo da Paz’, de Gabriel O Pensador; ‘Isso é só o começo’, de Lenini; ‘Aquele abraço’, de Gilberto Gil; e ‘Tá vendo aquela lua’, do Exaltasamba. Em homenagem a Elis Regina, cantou ‘Morro Velho’, música de Milton Nascimento que fez sucesso na voz da cantora. E, é claro, cantou músicas próprias, como ‘Lua brasileira’; ‘Ela’; ‘O amor natural’, produzida a partir da poesia de Carlos Drummond de Andrade; e ‘Transparente’, que dá nome ao show, entre outras.

Encerrando a apresentação com ‘A vida que a gente leva’, música sua gravada por Leila Pinheiro, Fátima Guedes foi aplaudida de pé por um público caloroso, que saiu de casa para ouvir a afinada voz da cantora e soube reconhecer o talento da artista, como a pedagoga Elizabeth Dias. “Acompanho a carreira da Fátima desde o início. Sou fã mesmo. Tenho o primeiro LP lançado por ela. E hoje, não poderia deixar de assistir mais uma vez a esse espetáculo que é Fátima Guedes”, comentou. Já o professor de música Mozart de Oliveira assistiu pela primeira vez ao show da artista. “Conheço o excelente trabalho da Fátima, mas é a primeira vez que consigo assisti-la ao vivo. Foi emocionante. Não é à toa que ela é uma das referências da música brasileira”, disse Mozart.
Espetáculos gratuitos

Promovido pela Água Grande Projetos e Realizações, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, e patrocínio do Governo Estadual, através da CEG – Companhia de Gás do Rio de Janeiro, o Festival de Artes de Teresópolis conta com atividades gratuitas, como música, teatro e oficinas, que acontecem a partir de agora nas tendas ‘Espaço Arte e Conhecimento’, ‘Espaço Criar e Contar Histórias’ e ‘Espaço Cultura das Artes’, montadas na Feirinha de Teresópolis, no Alto.

O Diretor Geral do festival, Nelson Freitas, frisou a receptividade do público aos espetáculos. “As pessoas têm prestigiado os shows, estão participando também das oficinas. Isso é muito bom porque demonstra que o público está ávido por receber e trocar experiências com os artistas escolhidos para o festival. Destacamos ainda a parceria com o Governo Municipal, que está engajado no projeto de forma bastante intensa, contribuindo para o sucesso do evento”, avaliou.

A programação do festival continua nesta sexta, 14 de setembro, com o ‘Encontro com a arte e o pensamento de Lúcia Fidalgo e Andrea Taubman’, no Espaço Arte e Conhecimento, às 14h, e segue com a Mostra de Teatro de Teresópolis, a partir das 17h, no mesmo local.

Programação

14/09 – sexta-feira
Espaço Arte e Conhecimento
14h - Encontro com a arte e o pensamento de Lúcia Fidalgo e Andrea Taubman
A infância com criatividade tem mais perspectivas

* Mostra de Teatro de Teresópolis
Espaço Arte e Conhecimento
17h - Hocus Pocus apresenta a peça: O gato de botas
19h - Cena Perdida apresenta a peça: Um edifício chamado 200

15/09 – sábado
Espaço Criar e Contar Histórias
10h, 13h e 15h - Benita Prieto Conta histórias
10h30 e 14h – Lúcia Fidalgo conta histórias
Espaço Arte e Conhecimento
16h - Bia Bedran com show Cabeça de Vento

* Mostra de Teatro de Teresópolis
Espaço Arte e Conhecimento
11h - Grupo Pirueta apresenta a peça: E a palhaça, o que é?
19h - Grupo Brômios apresenta a peça: Moral da história

16/09 – domingo
Espaço Criar e Contar Histórias
10h, 13h e 15h - Baú que Conta e Canta – Histórias
10h30 e 15h30 – Andrea Viviana Taubman conta histórias
Espaço Arte e Conhecimento
11h - Cristina Braga e Quarteto Moderno de Samba – show

* Mostra de Teatro de Teresópolis
Espaço Arte e Conhecimento
14h - Cia Teatral Fantasia na peça: Emília em “O soluçar do planeta”
16h - Grupo Pick Cola
17h - Grupo Riso da Serra

Dias 15 e 16/09
Oficinas de criação
Espaço Cultura das Artes

* A Arte de Pintar
Das 10h às 12h e das 14h às 17h
Domi Junior e A. Cássia

* Para brincar é preciso criar
Das 10h às 12h e das 14h às 17h
Deneir

Texto: Geórgia Jahara e Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Vídeo exclusivo Terê Total- o site cultural de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário