Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Notícias UNIFESO Teresópolis-Ano IV, no 170.

Notícias UNIFESO Teresópolis-Ano IV, no 170.
Teresópolis, 27 de setembro de 2012. Ano IV, no 170.


NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

Vestibular de Verão 2013: inscrições abertas para quatorze cursos do UNIFESO - Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2013 do UNIFESO para quatorze cursos nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais e Tecnologia. Os candidatos podem optar pelas graduações em Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia. A prova acontece no dia 17 de novembro, às 9h. Os interessados em fazer Medicina podem se inscrever até o dia 9 de novembro pelos sites <www.unifeso.edu.br> ou <www.access-selecao.com.br>. O valor da taxa de inscrição para o curso de Medicina é R$ 330 e pode ser pago em qualquer agência bancária. Para facilitar a vida de quem não poderá fazer a prova no dia 17 de novembro, o UNIFESO oferece o Vestibular Agendado ao longo de todo o ano (para todos os cursos, exceto Medicina), com inscrições pelo site ou no Campus Sede. Informações sobre o Vestibular e o ENEM: telefone (21) 2641-7111 e e-mail <vestibular@unifeso.edu.br>.

UPA em Teresópolis é cenário de prática do curso de Medicina - Começou em agosto a inserção de estudantes do curso de Medicina do UNIFESO na Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h de Teresópolis. Na unidade, acadêmicos a partir do sexto período têm a oportunidade de acompanhar o atendimento em diversas áreas, determinadas de acordo com o grau de desenvolvimento em que o aluno se encontra no curso. Entre elas estão Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e classificação de risco, atendimentos que vão de um nível de complexidade mais baixo até o nível mais alto. As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, e em conjunto com estas compõe uma rede organizada de atenção às urgências.

Curso de Introdução aos Direitos Humanos e Fundamentais - Estão abertas as inscrições para o Curso de Introdução aos Direitos Humanos e Fundamentais, que traz em sua programação palestras, painéis e debates. O interessado em se aprofundar no tema pode se inscrever na Secretaria Geral de Ensino (SEGEN), mediante o pagamento da taxa de R$15. A abertura do evento será no dia 06 de outubro, às 10h, na Sala Multimídia Biomédicas. Para os próximos encontros, serão abordados temas como “A dignidade humana e os direitos fundamentais na Constituição Brasileira”; “Direito humano à saúde “; “Direito humano e fundamental à educação”; “Filosofia e direitos humanos”; “A violência contra a mulher e as salvaguardas dos direitos humanos e fundamentais”, entre outros. Mais detalhes sobre a programação disponíveis no site do UNIFESO.

UNIFESO e Secretaria de Educação comemoram iniciativa em prol da capacitação de futuros professores - No dia 24 de setembro aconteceu a cerimônia de lançamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no UNIFESO. O Projeto Institucional e os Subprojetos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia foram aprovados no edital 011/2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que prevê a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo PIBID e demais despesas a ele vinculadas. O objetivo da seleção é fomentar a formação inicial de profissionais do magistério, seguindo as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Cursos de Engenharia do UNIFESO investem em laboratórios com novos equipamentos - Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFESO estão prestes a formar suas primeiras turmas. Com a finalidade de melhorar o ensino e aproximar da prática a teoria vista em sala de aula pelos acadêmicos, nos últimos semestres a Instituição vem adquirindo máquinas e equipamentos que estão compondo os novos laboratórios do Campus FESO Pro Arte. No ano passado, foi implantado o Laboratório de Fenômenos de Transportes, com equipamentos para o experimento de bombas centrífugas, determinação de curvas características e associação de bombas centrífugas; experimento de meios porosos, perda de carga e fluidização; e experimento de perda de carga em acessórios hidráulicos. Para este semestre, as novidades estão no Laboratório de Física. Entre elas o Gerador de Van Der Graff, uma máquina eletrostática; o Trilho de Ar, com o qual os estudantes podem observar como funcionam os trens, por exemplo; e o Eletroscópio Retangular, que verifica a existência e diferencia as cargas elétricas em corpos eletrizados.

UNIFESO realiza III Jornada Odontológica - Nos dias 20, 21 e 22 de setembro aconteceu a “III Jornada Odontológica – Professor Laucyr Pires Domingues”, no Campus Sede. Promovido pelo curso de Odontologia e pelo Diretório Acadêmico Laucyr Pires Domingues (DALPD), o evento abordou o tema “Odontologia Baseada em Evidências – Desenvolvendo Qualidade no Ensino, Pesquisa e Extensão”. Na abertura da jornada, dia 20, em reconhecimento à figura do professor Laucyr Pires Domingues foi descerrada a placa da Clínica-Escola de Odontologia, que agora leva o seu nome. Em seguida, no auditório Omar Magalhães, um vídeo e muitas homenagens emocionaram os presentes. Durante os três dias, alunos e egressos da graduação e pós-graduação de Odontologia do UNIFESO, além de estudantes de outras instituições, profissionais de saúde e sócios da Associação Brasileira de Odontologia participaram de palestras com professores convidados, apresentação oral de painéis eletrônicos e atividades práticas (hands on).

Professora do UNIFESO conclui mestrado em Economia Empresarial - A professora Telma de Amorim Freitas Silva, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, agora é mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Ela apresentou a dissertação “ISEP – Índice de Sharpe Escolar a partir da Prova Brasil: aplicação para a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro”, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), no dia 28 de agosto. Entre os objetivos da dissertação está o de verificar as diferenças apresentas entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo ISEP para a região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

CCS faz a abertura do PET Saúde no UNIFESO - A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Verônica Santos Albuquerque, realizou no dia 27 de setembro a abertura oficial de ações que visam introduzir na formação dos estudantes os mais diversos cenários relacionados ao trabalho da área de saúde, a partir das estratégias do Programa de Educação pelo Trabalho (PET Saúde). Na ocasião, foi convidada para proferir palestra sobre “Linha de cuidados interdisciplinares” a professora Laura Feuerwerker, parceira UNIFESO de longa data em diversas iniciativas e experiente consultora na área de formação de profissionais de saúde. Após a palestra, os acadêmicos participaram de uma roda de conversa com os preceptores do programa.

Processo de Recadastramento das Bolsas de Estudo/2013 – Estudantes bolsistas devem acessar o site www.unifeso.edu.br, e verificar as datas e horários do Recadastramento das Bolsas de Estudo/2013. A não entrega resulta na imediata exclusão do benefício.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.


PROGRAMAÇÃO DE TERESÓPOLIS

CENTRO CULTURAL FESO PRO ARTE E UNIVERTI-FESO

Café Filosófico - No dia 28 de setembro, às 15h, o Centro Cultural FESO Pro Arte promove mais uma edição do Café Filosófico, com o tema “Saúde Mental na Maturidade”. O debate contará com a psicanalista Eveline Mello, a psicóloga Patrícia Estrella e a socióloga Tamine Elmôr, coordenadora da Universidade da Terceira Idade (UNIVERTI-FESO). O público também poderá conferir a “Oficina de Flores”, com Neuza Gouvea, e a apresentação do “Coral Sonoridades”, sob a regência de Ricardo Oliveira. Informações pelo telefone (21) 2644-5770, ou pelo e-mail proarte@unifeso.edu.br.

CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.


TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.

Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.


UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela
Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário