Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Teresópolis vai sediar encontro estadual Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação de 24 a 27 de setembro de 2012

Educação promove Pró-Letramento de Português e Matemática

Teresópolis vai sediar encontro estadual de 24 a 27 de setembro

Teresópolis, 11 de setembro de 2012 - A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ministério da Educação, está promovendo o Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação. Trata-se de um programa de formação continuada para professores visando à melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso, com duração de quatro meses, termina em novembro e tem certificação feita pela UFRJ.

De 24 a 27 de setembro, Teresópolis vai sediar o Encontro Estadual de Pró-Letramento, com atividades e formações para Coordenadores e Professores Orientadores de Estudos (tutores) de todo o Estado do Rio de Janeiro. O seminário, que será realizado no Vilanova Parque Hotel, na Cascata Guarani, contará com a presença de 120 participantes e diversas apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da Rede Municipal de Educação.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, o curso contribui para o incentivo da formação continuada nas escolas municipais. “O Pró-Letramento oferece suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino municipal no que diz respeito à língua portuguesa e matemática, desencadeando ações de formação continuada na rede”, cita o Secretário.
 O Programa é executado por professores orientadores de estudos, os chamados tutores, que após passar por uma formação na UFRJ, atuam como articuladores entre a Universidade e os cursistas. Em Teresópolis, as professoras Satiele Santos e Solange Maia são as tutoras de língua portuguesa, e Cristiane Corradini e Daniele Antunes, de matemática. Mais de 100 professores da Rede Municipal de Ensino fazem o curso.

“A formação continuada é uma exigência da atividade profissional no mundo atual. É quando o conhecimento adquirido no início da formação se reelabora e se especifica na atividade profissional, para atender a diversidade de situações que um professor pode encontrar em sala de aula”, explicam as professoras Gisela Guedes e Edma Correa, Coordenadoras Gerais do Programa em Teresópolis.

O Pró-Letramento de língua portuguesa e matemática objetiva por em prática algumas ações pedagógicas que devem ser metas a serem alcançadas por todos os profissionais que assumem o papel de mediar a aprendizagem dos alunos. As aulas acontecem todas as segundas, terças e quintas-feiras, a partir das 18 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Avenida Feliciano Sodré, 183/3º andar – Várzea). 

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário