Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Unifeso Clipping Teresópolis-Ano IV, no 167

Unifeso Clipping Teresópolis-Ano IV, no 167
Teresópolis, 6 de setembro de 2012. Ano IV, no 167.

NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

Administração, Ciências Contábeis e Direito participam do ENADE em novembro – No dia 25 de novembro, alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito do UNIFESO vão fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O ENADE avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Sabendo da importância de um resultado satisfatório para todos os envolvidos, os cursos de Administração e Ciências Contábeis desenvolveram um projeto para ser aplicado no decorrer do segundo semestre. “Essa é uma ocasião muito especial, onde cada estudante deve se conscientizar de sua importância no processo, pois ele está se autorrepresentando, representando seu colega de turma e representando sua instituição de ensino”, ressaltou a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, professora Valéria Brites. Segundo a coordenadora do curso de Direito do UNIFESO, professora Tania Barone, o curso tem se destacado pela melhora no desempenho de seus alunos no ENADE. “E desta vez não será diferente. Juntos vamos em busca do melhor conceito e de mostrar que fazemos Direito”, ressaltou.

Estudantes e professores discutem ideias empreendedoras em Workshop – Estudantes e professores dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Ciências Biológicas do UNIFESO participaram do Workshop de Empreendedorismo do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), que aconteceu no sábado, dia 1º de setembro, no Campus Sede. O evento tratou do projeto “Pesquisa Ação: Inovação e Sustentabilidade das Iniciativas Discentes”, apoiado pelo Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE), mecanismo institucional de apoio e de fomento à pesquisa e à extensão. No workshop, os participantes trabalharam com a identificação e a análise participativa dos projetos idealizados pelos estudantes, com vistas à qualificação das ideias e à promoção de sinergias em torno de seu desenvolvimento.

Vestibular Agendado: inscrições abertas – Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado do UNIFESO para o primeiro semestre de 2013. Os candidatos podem optar pelos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia. As inscrições podem ser feitas pelo site ou no Campus Sede. Na inscrição o candidato deve preencher a ficha, optar pelo Vestibular Agendado, retirar o boleto e pagar a taxa de R$ 30 em unidade bancária ou na Tesouraria da FESO, no Campus Sede. Após inscrever-se, o candidato deverá dirigir-se à SEGEN, de segunda a sexta, das 9h às 12h ou das 14h às 19h levando o comprovante de inscrição, cópia da identidade, histórico escolar ou comprovante de Conclusão do Ensino Médio, CPF e caneta esferográfica azul ou preta para fazer a Prova de Redação. O Vestibular Agendado permite ainda o ingresso pelo ENEM. Informações sobre o Vestibular e o ENEM: telefone (21) 2641-7111 e e-mail vestibular@unifeso.edu.br. Informações sobre o FIES e o PROUNI: telefone: (21) 2641-7118 e e-mail beneficios@unifeso.edu.br.

Ex-aluno do curso de Farmácia cursa mestrado em Química – O curso de Farmácia do UNIFESO comemora o ingresso de mais um ex-aluno no mestrado. Dessa vez a conquista é do egresso Phelippe do Carmo Gonçalves, que se formou no ano passado e em fevereiro deste ano já iniciava a sua jornada de pesquisas no Laboratório de Físico-Química de Proteínas e Peptídeos (LAFIPP) no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Através de um processo seletivo de provas, Phelippe foi aprovado para o curso de mestrado em Química, mais especificamente para o departamento de Físico-Química, onde realizará pesquisas para a descoberta de novos fármacos para a doença de Parkinson, através de estudos relacionados com a proteína envolvida nesta doença. “Eu me preparei estudando bastante no meu último período e seguindo as orientações do professor Rodrigo Bitzer, além de fazer um curso de química intensivo nas férias oferecido pelo Instituto de Química da UFRJ”, contou.

UNIFESO no Encontro Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Ciência Sem Fronteiras – Na quinta, dia 30 de agosto, os coordenadores do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) nas instituições de Ensino Superior participaram de uma reunião de trabalho com representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na sede da Capes, em Brasília, para esclarecimentos sobre as novas chamadas do programa. O UNIFESO foi representado pela professora Edneia Martuchelli, assessora de Desenvolvimento de Projetos Institucionais, que também atua como coordenadora institucional do CsF. O encontro funcionou para o esclarecimento de dúvidas, alinhamento do trabalho e recebimento de sugestões para as futuras chamadas.

Estudantes do CESO expõem práticas sustentáveis – Reaproveitando alimentos com receitas de dar água na boca e utilizando material reciclável para criar cartões, lembrancinhas, objetos de decoração e demais utilidades, os estudantes do CESO e familiares passaram a tarde do dia 31 de agosto trocando ideias sobre sustentabilidade. O evento reuniu os trabalhos desenvolvidos durante o terceiro semestre deste ano e que culminaram numa mostra sustentável e na exposição do projeto “A gente planta o que colhe?”. “O mais importante é o entusiasmo deles com o tipo de alimentação. Acredito que este aprendizado é fundamental nesta fase, porque no futuro fará a diferença para eles”, constatou a diretora Graça Medeiros.

Agenda 21 entrega “Manifesto da Cidadania” aos candidatos a prefeito de Teresópolis – No dia 3 de setembro, o Fórum da Agenda 21 de Teresópolis fez a apresentação e entrega do “Manifesto da Cidadania” a candidatos à prefeitura de Teresópolis e representantes que compareceram ao evento. O manifesto tem como principal objetivo servir como subsidio à elaboração dos programas de governo dos candidatos. Com o documento, pretende-se que as políticas e propostas ou reivindicações apontadas pela sociedade civil nos últimos seis anos sejam o ponto de partida desses programas. O documento foi elaborado com base em dados e indicadores do Movimento Nossa Teresópolis, Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis, Agenda 21 Teresópolis, propostas da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (CONSOCIAL), Carta de Teresópolis (I Fórum Nacional de Prevenção e Gerenciamento em Eventos Extremos – CEAT), Compromissos de Campanha de Candidatos a Prefeito – comunidade do 2º Distrito, Carta ao Vice-Governador (AVIT) e Plataforma Cidades Sustentáveis. Segundo a professora Ana Maria Gomes de Almeida, representante do UNIFESO no Fórum da Agenda 21, foi realizado um estudo comparativo com outros municípios, além do próprio desempenho da cidade nos últimos anos.

Café Filosófico aborda a Saúde na Maturidade – “Saúde Física na Maturidade” foi o tema do Café Filosófico, realizado através do programa Universidade na Terceira Idade (UNIVERTI-FESO) no dia 31 de agosto. A palestra foi proferida pela médica geriatra Alexandra de Moura Estêvão, acompanhada da psicóloga Patrícia Estrella Liporace Barcelos. Segundo a médica, os idosos responderam muito bem ao tema. “O autocuidado é muito importante e a temos que estimulá-lo”, afirmou. No dia 28 de setembro o tema será “Saúde Mental na Maturidade”; e em 26 de outubro “Saúde Espiritual na Maturidade”. Os encontros são gratuitos e acontecem no Campus FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto). Mais informações pelo telefone (21) 2644-5770 ou pelo e-mail <proarte@unifeso.edu.br>.

FESO Pro Arte abre exposição “Fios e Tramas da Natureza” – A exposição “Fios e Tramas da Natureza”, da artista Flora Cohen, foi aberta no dia 31 de agosto no Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP), apresentando a arte têxtil inovada em seu suporte. Os painéis convidam o público a olhar uma paisagem entrelaçada, o desejo de ser e retratar da natureza. Na trajetória da artista, Flora fala do estímulo e apoio na afinidade com os ancestrais. Na cerimônia de abertura, Flora contou que veio do Rio de Janeiro para Teresópolis há cerca de cinco anos, quando aproveitou seu tempo livre para se dedicar mais à arte. Em Teresópolis ela se inscreveu no curso de tecelagem da Universidade na Terceira Idade (UNIVERTI-FESO) e deu aulas de tapeçaria de agulha. O público pode conferir os trabalhos de segunda a sexta, das 14h às 19h, na Galeria do CCFP (Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto). A entrada é gratuita.

FIES poderá ser estendido em até dois semestres – O prazo do financiamento estudantil concedido por meio do FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – poderá ser ampliado por até dois semestres consecutivos. Caso precise de mais tempo para concluir o curso em função de reprovação em uma matéria, doenças e outras situações que impliquem afastamento das aulas, o estudante continuará recebendo o financiamento. O pedido de dilatação do prazo poderá ser feito entre o semestre previsto para encerramento do curso e o primeiro trimestre do período referente à ampliação. O pedido precisa ser validado pela Comissão Permanente de Supervisão e Avaliação (CPSA) em até cinco dias. Havendo validação, o estudante deverá comparecer à CPSA para assinar o Documento de Regularidade de Dilatação (DRD). A ampliação do prazo de utilização do financiamento, segundo o MEC, não será considerada na contagem do prazo de amortização do financiamento.

Processo de Recadastramento das Bolsas de Estudo/2013 – Estudantes bolsistas devem acessar o site www.unifeso.edu.br, e verificar as datas e horários do Recadastramento das Bolsas de Estudo/2013. A não entrega resulta na imediata exclusão do benefício.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.

PROGRAMAÇÃO DE TERESÓPOLIS

CENTRO CULTURAL FESO PRO ARTE E UNIVERTI-FESO

Exposição “Fios e Tramas da Natureza” – Está aberta à visitação, na Galeria do Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto), a exposição “Fios e Tramas da Natureza”, com a artista Flora Cohen. “Trabalho com a arte têxtil. Uso linhas, fios, elementos da natureza como folhas, galhos, cipós, tecidos, reciclagens. Tudo com muita cor. Vou andando pelas ruas e catando o que me chama a atenção. Quando a ideia vem, eu junto com os fios”, conta a artista. A exposição acontece de segunda a sexta, das 14h às 19h. A entrada é gratuita.

CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.

TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.

Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.

UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela
Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário