Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Unifeso Clipping Teresópolis-Ano IV, no 169.

Unifeso Clipping Teresópolis-Ano IV, no 169.
Teresópolis, 20 de setembro de 2012. Ano IV, no 169.

NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

Vestibular de Verão do UNIFESO: inscrições abertas a partir do dia 25 – As inscrições para o Vestibular de Verão 2013 do UNIFESO têm início no dia 25 de setembro. Os candidatos podem optar pelas graduações em Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia. A prova acontece no dia 17 de novembro, às 9h. Os interessados em prestar Medicina podem se inscrever até o dia 1º de novembro pelos sites <www.unifeso.edu.br> ou <www.access-selecao.com.br>. O valor da taxa de inscrição para o curso de Medicina é R$ 330 e pode ser pago em qualquer agência bancária. Quem optar por um dos outros cursos do UNIFESO pode se inscrever pelo site ou na Gerência de Comunicação e Marketing, no Campus Sede, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 19h, de 25 de setembro a 12 de novembro. Na inscrição, o candidato preenche a ficha, retira o boleto e paga a taxa de R$ 30. Para facilitar a vida de quem não poderá fazer a prova no dia 17 de novembro, o UNIFESO oferece o Vestibular Agendado ao longo de todo o ano (para todos os cursos, exceto Medicina). Informações sobre o Vestibular e o ENEM: telefone (21) 2641-7111 e e-mail <vestibular@unifeso.edu.br>.

UNIFESO realiza III Jornada Odontológica – Acontece até dia 22 de setembro a “III Jornada Odontológica – Professor Laucyr Pires Domingues”, no Campus Sede. Promovida pelo curso de Odontologia do UNIFESO e pelo Diretório Acadêmico Laucyr Pires Domingues (DALPD), o evento aborda o tema “Odontologia Baseada em Evidências – Desenvolvendo Qualidade no Ensino, Pesquisa e Extensão”. No dia 21, as atividades acontecem a partir das 9h, com a palestra “Mini-implantes como Suporte de Tratamento Ortodôntico”, e em seguida, “Medicina Periodontal”, e “Higiene Oral iTOP: Mitos e Verdades”. À tarde os temas serão “Apresentação Oral dos Painéis Eletrônicos” e “Cirurgia de Dentes Inclusos”. As palestras “Estratégias Clínicas na Prevenção do Câncer de Boca” e “Manejo do Paciente Oncológico” acontecem no dia 22, a partir das 9h. Às 12h, será a apresentação oral dos Painéis Eletrônicos, e às 13h, a premiação dos painéis eletrônicos e encerramento. A Jornada Odontológica também conta com atividades práticas (hands on). No dia 21, às 9h, os participantes tratam da “Endodontia – Instrumentação Rotatória PROTAPER Wave-One”; e às 14h, “Implantodontia”. E no dia 22, “Plástica Periodontal”, às 9h.

Em sua 6ª edição, o UNIFESO se prepara para aplicação do Teste de Progresso – O Teste de Progresso é um modelo de avaliação longitudinal que avalia o ganho de conhecimento cognitivo dos estudantes ao longo do tempo, ao mesmo tempo em que permite à Instituição realizar um diagnóstico da qualidade dos cursos de graduação que oferece. A metodologia do Teste de Progresso preconiza que ele seja aplicado anualmente a todos os estudantes de todos os períodos, que respondem simultaneamente às mesmas questões referentes às grandes áreas de conhecimento presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos avaliados. O Teste de Progresso será composto por 70 questões de múltipla escolha, sendo que 60 atendem às áreas determinadas nas DCN’s de cada curso, e as 10 questões restantes são destinadas à área de conhecimentos gerais. Para realizar o teste os estudantes terão um tempo pré-determinado de três horas. As provas acontecem em outubro, nos dias 2 (CCT), 8 (CCS) e 9 (CCHS).

Professor lança nova edição de obra sobre doenças infecciosas e parasitárias – O professor Walter Tavares, do curso de Medicina do UNIFESO acaba de lançar, com o infectologista Luiz Alberto Carneiro Marinho, médico de Natal (RN), a terceira edição do livro “Rotinas de Diagnóstico e Tratamento das Doenças Infecciosas e Parasitárias”, pela Editora Atheneu. Os autores trabalharam durante dois anos na nova edição, que conta com a colaboração de 193 especialistas das mais diversas áreas de todo Brasil, eminentes mestres com experiência e conhecimento das doenças infecciosas e parasitárias em seus múltiplos aspectos clínicos, cirúrgicos, patológicos, epidemiológicos e sociais. Segundo o professor Walter, em 2005 foi lançada a primeira edição, e em 2008 a segunda. A terceira, lançada neste ano, visa “oferecer a médicos e estudantes que atuam na linha de frente da Medicina, ou seja, em ambulatórios e enfermarias, por exemplo, informações atualizadas no tratamento diagnóstico das doenças infecciosas e parasitárias”, explicou o professor. De acordo com o autor, o livro foi totalmente revisto, ampliado e atualizado em seus 178 capítulos.

UNIFESO recebe dezenove equipes para Maratona Nacional de Programação – Dezenove equipes formadas por estudantes de diferentes cursos da área de Tecnologia da Informação estiveram no Campus Sede do UNIFESO, no dia 15 de setembro, competindo na primeira etapa da XVII Maratona Nacional de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Fundação Carlos Chagas. Esta é a quinta vez que a Instituição sedia a etapa regional da disputa, reunindo competidores do Centro Universitário e de diversas outras instituições espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro, como Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Gama Filho, Universidade Federal Fluminense (UFF) – de Niterói e Rio das Ostras – Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI) e Instituto Militar de Engenharia (IME). Para o professor Júlio César da Silva, diretor da sede regional UNIFESO, “sediar a Maratona de Programação faz com que a Instituição e o curso ganhem maior visibilidade na área de Computação, tanto para outras Instituições de Ensino Superior quanto para empresas”, contou, ressaltando que os estudantes a cada ano elogiam a infraestrutura que o UNIFESO oferece.

Professores dos cursos do CCHS discutem novo projeto pedagógico – O Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do UNIFESO promoveu, no dia 15 de setembro, mais um Café Pedagógico – tradicional encontro com o objetivo de trabalhar a formação continuada dos professores. Desta vez, a reunião teve como pauta a questão do registro avaliativo e os tipos de avaliação com os professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. “Em julho, o Conselho de Ensino e Pesquisa e o Conselho de Administração Superior aprovaram os novos currículos destes cursos, que tem uma visão mais voltada à interdisciplinaridade, conforme aponta o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI)”, contou a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do CCHS, ressaltando que também haverá mudanças no registro avaliativo.

Estudantes de Engenharia discutem os desafios do pré-sal em evento no Rio – Estudantes do sétimo período do curso de Engenharia de Produção do UNIFESO participaram do “IV PetroPUC – Desafios do Pré-Sal”, que aconteceu em agosto, na PUC-Rio. O evento teve como principal objetivo promover um maior intercâmbio entre a indústria de óleo e gás e a comunidade acadêmica, contribuindo com o enriquecimento da formação de jovens profissionais que farão parte de uma mão de obra cada vez mais especializada. O PetroPUC contou com minicursos, palestras técnicas, mesa-redonda composta por recrutadores de grandes empresas e um stand de currículos, onde foram oferecidas oportunidades de estágios e programas de trainees.

Coordenador do curso de Medicina Veterinária toma posse na AMVERJ – Em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro no dia 12 de setembro, o professor André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO, tomou posse como membro efetivo da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro (AMVERJ). Em março deste ano aconteceu a reunião que oficializou a seleção do professor. O presidente da AMVERJ, Aristeu Pessanha Gonçalves, declarou que “todos nós da academia estamos felizes pela aprovação do novo membro, pelos seus valores intelectuais, morais, éticos e de liderança, o que vem engrandecer nosso quadro de ‘imortais’”.

Professores participam do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – Criar um fórum propício à discussão de temas essenciais à educação em Engenharia no Brasil, bem como compartilhar experiências realizadas nas escolas de Engenharia. Estes foram alguns dos principais objetivos do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE-2012, realizado de 3 a 6 de setembro, em Belém. Estiveram no evento representando o UNIFESO, o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Nelson Machado Barbosa, além dos professores Nelson Ned Nascimento Lacerda e Júlio César da Silva, dos cursos de Cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção. “Neste Congresso foram publicados e apresentados dois trabalhos voltados para o Teste de Progresso no UNIFESO, cujos títulos foram ‘Criando, Validando e Aplicando Testes de Progresso nos Cursos de Engenharia do UNIFESO’ e ‘Análise Estatística dos Testes de Progresso Focando os Cursos de Engenharia’”, explicou o professor Nelson Machado.

Exposição do CESO instiga curiosidade – “O que parece com o que?”, “O que é perigo?”, “Como a gente é?” e “Como os inventores inventam?” são as indagações que motivaram a exposição dos produtos dos projetos do segundo trimestre do Maternal, Jardim I, II e III do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO), respectivamente. Os familiares e amigos estão convidados para visitar o evento, que começou no dia 14 e vai até dia 19 de setembro. A estudante Luísa Gava, de 5 anos, levou seu avô, o aposentado Sival Gava, para mostrar os trabalhos produzidos por ela e pelos colegas. Ela explicou a ideia da “caneta que escreve sozinha”, movimentada através de um imã, e mostrou a criação do rádio, projetos trabalhados pela pequena.

Música e exposição marcam o fim de semana na FESO Pro Arte – “Cantar um mantra, uma música folclórica, cantar para uma criança, para a família, cantar, cantar e cantar...”. Para a pianista Fulvia Escobar, esta é considerada a melhor forma de encontrar a paz interior diante das dificuldades que se apresentam na atualidade. “As pessoas precisam cantar porque o canto atua nas células, é muito importante. Estamos atravessando no planeta uma época muito difícil e com certeza está piorando. Nem todos têm a oportunidade de estudar um instrumento, portanto, melhor do que o canto não existe, porque para cantar bastar soltar a voz”, refletiu a artista. No dia 15 de setembro ela se apresentou no Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP). Pela segunda vez, ela encantou e interagiu com a plateia mostrando seu talento e sabedoria através da música. Também no dia 15, mais de 200 pessoas foram conferir a abertura da exposição Arte do Vale, do Núcleo de Artesãos do Vale da Revolta. Sobras de resíduos de carpintaria, latas de leite entre outros materiais recicláveis foram transformados em objetos de decoração e utilidade para o lar. O trabalho é realizado no Núcleo Educacional Gonçalves Ledo.

Processo de Recadastramento das Bolsas de Estudo/2013 – Estudantes bolsistas devem acessar o site www.unifeso.edu.br, e verificar as datas e horários do Recadastramento das Bolsas de Estudo/2013. A não entrega resulta na imediata exclusão do benefício.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.


PROGRAMAÇÃO DE TERESÓPOLIS

CENTRO CULTURAL FESO PRO ARTE E UNIVERTI-FESO

Arte do Vale – Está em exposição na Galeria do Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 - Alto) o trabalho Arte do Vale, do Núcleo de Artesãos do Vale da Revolta. Sobras de resíduos de carpintaria, latas de leite entre outros materiais recicláveis foram transformados em objetos de decoração e utilidade para o lar. A exposição é gratuita e vai até o dia 19 de outubro. Informações pelo telefone (21) 2644-5770, ou pelo e-mail proarte@unifeso.edu.br.

CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.


TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.

Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.

UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela
Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário