Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

UNIFESO Teresópolis e Secretaria de Educação comemoram iniciativa em prol da capacitação de futuros professores

UNIFESO e Secretaria de Educação comemoram iniciativa em prol da capacitação de futuros professores


No dia 24 de setembro aconteceu a cerimônia de lançamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). O Projeto Institucional e os Subprojetos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia foram aprovados no edital 011/2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que prevê a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo PIBID e demais despesas a ele vinculadas. O objetivo da seleção é fomentar a formação inicial de profissionais do magistério, seguindo as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. 

Lançamento

Compuseram a mesa diretora os professores Luis Eduardo Possidente Tostes, Reitor do UNIFESO; José Feres Abido Miranda, Pró-ReitorAcadêmico; Katiuscia Vargas Antunes, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Maria Teresinha Espinosa de Oliveira, coordenadora do curso de Pedagogia; Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas; e Márcia Maria Tavares de Souza,representando a Secretaria Municipal de Educação. Estudantes e docentes do UNIFESO e da rede pública também prestigiaram o evento.

O Reitor ressaltou a importância da sensibilidade do setor público, através da iniciativa do UNIFESO com a Secretaria Municipal de Educação e as escolas públicas. “Como formadores de recursos humanos temos uma preocupação especial com esta questão. Com certeza teremos um ganho para nossa cidade, já que se trata de um bem tão especial, que é formar novos docentes”, declarou o Reitor. A professora Márcia de Souza lembrou que o projeto representa um esforço do governo federal em prol da melhoria da qualidade do atendimento. “É um prazer poder estar junto aos formadores dos nossos futuros professores, e isso só vai trazer benefícios para todos: escolas, comunidades, futuros professores e atuais”, avaliou a professora Márcia.

Sobre o projeto

A professora Edneia Tayt-Sohn, assessora de Desenvolvimento de Projetos Institucionais do UNIFESO, ressaltou que esta é a primeira vez que o projeto foi inscrito para participar dessa iniciativa da CAPES/PIBID. “O nosso projeto institucional atende e aponta para os objetivos do PIBID, quais sejam os de promover o incentivo a iniciação à docência durante o curso de graduação – licenciaturas – voltado aos estudantes. Além disto, ele busca a parceria de escolas da rede pública de Ensino Médio e Fundamental, a partir da interação ensino e trabalho”, explicou a assessora. Entre as escolas firmaram parceria para a ação, estão o Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, o Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, a Escola Municipal Beatriz Silva e o Colégio Estadual Higino da Silveira.

Os Subprojetos

O Subprojeto 1, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, tem como título “Projeto Transversal de Prática de Ciências e Educação Ambiental na Escola Municipal Beatriz Silva, Teresópolis, Região Serrana, Rio de Janeiro”. O Subprojeto 2, da Pedagogia, intitulado “Formação docente: Um Olhar para o Cotidiano da Escola”, invoca a questão da formação docente voltada ao cotidiano da atuação nas escolas públicas. “É no âmbito desses dois cursos que a propostas do PIBID/UNIFESO/2012 vem aperfeiçoar a formação inicial dos professores, estreitando relações entre a teoria e a prática desde os primeiros anos de sua graduação”, justificou a professora Katiuscia Vargas. Para a estudante Luciana Marx, do curso de Pedagogia, “esta é uma grande oportunidade de inserir a prática antes mesmo da formação. Essa aproximação do estudante universitário com a escola pública configura e caracteriza, na prática, tudo o que aprofundamos teoricamente dentro da academia. Com isso, o estudante só tem a crescer profissionalmente”, avaliou.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário