Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Universo de Monteiro Lobato é levado para a Escola Aclimea de Oliveira Nascimento em Teresópolis

“Aprendi que Monteiro Lobato escrevia muitos livros e decidiu escrever para as crianças também”, comemorou a estudante Maria Clara Silva Santos, do 2º ano.
Universo de Monteiro Lobato é levado para a Escola Aclimea de Oliveira Nascimento-Conteúdo lúdico é inserido na grade curricular da unidade, que funciona em tempo integral


Teresópolis, 14 de setembro de 2012 – Com o objetivo de proporcionar aos alunos da Escola Municipal Aclimea de Oliveira Nascimento, no bairro de São Pedro, o acesso ao conteúdo curricular de uma forma dinâmica e lúdica, as crianças do 1º e 2º ano da unidade de ensino assistiram à peça “O aniversário de Narizinho” na tarde de quinta-feira, dia 13. A iniciativa faz parte da proposta metodológica da escola, que elenca as curiosidades dos alunos e os insere no conteúdo programático do ano letivo.

“Nossa escola trabalha com uma proposta metodológica de projetos de trabalho. Todo semestre encontramos o que as crianças têm mais curiosidade e incluímos na nossa proposta, atendendo às suas necessidades. Esses temas não são estabelecidos pelo professor, são os próprios alunos que dizem o que querem aprender”, explicou Carla Cunto, auxiliar de direção da Escola Municipal. “Como são interesses apontados pelos próprios alunos, eles aprendem e interagem muito melhor, trazendo sempre resultados muito positivos”, complementou a diretora da unidade, Ana Paula Pimentel.
 “Achei demais, gostei muito de todos os personagens, principalmente da Emília”, destacou Gabriel Galo, de sete anos. A auxiliar de direção, Carla Cunto, e a diretora da escola, Ana Paula Pimentel, caracterizada como a personagem Cuca
 No início do semestre, a equipe pedagógica da escola percebeu uma curiosidade muito grande das crianças pelas Olimpíadas e, a partir deste interesse, eles ficaram curiosos também para aprender sobre mitologia. “Nas reuniões de professores, que acontecem diariamente aqui na escola, encontramos em Monteiro Lobato o gancho para atender às necessidades de cada turma”, disse Ana Paula. Segundo ela, o projeto foi iniciado e o teatro foi uma demanda das próprias crianças. “Trabalhamos com uma proposta aberta, na qual sabemos como começará, mas ainda não sabemos como será o final, pois o caminho vai sendo construído dia após dia. O conteúdo curricular vai sendo dado em sala de aula dentro deste universo lúdico e atendendo aos questionamentos dos nossos alunos”, complementou.

A Escola Municipal Aclimea de Oliveira Nascimento é uma unidade de tempo integral que atende alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Pela manhã, os estudantes têm aulas onde fazem a sistematização do conhecimento. Já o turno da tarde é dedicado às pesquisas e assuntos de interesse.
Alunos da E.M. Aclimea de Oliveira Nascimento assistiram, atentamente, à apresentação da peça “O aniversário de Narizinho”
As crianças aprovaram a peça e já esperam por novas atividades como esta. “Gostei muito da apresentação, foi o máximo. Podia ter mais vezes”, disse Isaque de Oliveira, de sete anos. Maria Clara Silva Santos, do 2º ano, já aprendeu muito com a iniciativa. “Tenho estudado Monteiro Lobato na escola e aprendi que ele escrevia muitos livros e começou a escrever histórias para adultos, mas pensou bem e decidiu escrever para as crianças também”, comemorou. “Achei demais, gostei muito de todos os personagens, principalmente da Emília”, destacou Gabriel Galo, de sete anos. O aluno Fabiano de Melo, do 2º ano, deficiente visual, descreveu a peça por um outro ângulo e também se encantou com o espetáculo. “Adorei a peça. A música no meio das falas foi muito legal. Eu percebi que a Cuca, que era a diretora, estava de luva e quase fiquei com medo dela, porque a Cuca é muito malvada”, falou o aluno, lembrando que os personagens foram interpretados por profissionais que trabalham na escola.
A peça foi encenada por funcionários da unidade escolar

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário