Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Teresópolis prosseguem até domingo

Secretário Interino de Ciência e Tecnologia, Avenir Lima, e o professor do Unifeso José Roberto Andrade na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia prosseguem até domingo


Teresópolis, 18 de outubro de 2012 – Foi aberta oficialmente nesta quinta-feira, 18, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As atividades acontecem na Praça Olímpica e no ginásio Pedrão, no Centro, no Unifeso, no Alto, entre outros locais, e prosseguem até domingo, 21. Promovido pela Prefeitura em parceria com o Unifeso, o evento tem como tema ‘Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza’, e traz para Teresópolis uma extensa programação, como oficinas, palestras, exibição de vídeos, exposições, workshops, feira de ciências e mesa-redonda. A programação pode ser conferida no site semanact.mct.gov.br.

O Secretário Interino de Ciência e Tecnologia, Avenir Correa de Lima, esteve presente à abertura e falou sobre algumas das atividades que serão realizadas. “Teresópolis está recebendo a carreta da Fiocruz, que contempla uma cidade por edição da semana nacional. A carreta traz um planetário, possibilitando aos visitantes a visualização dos planetas e um equipamento que simula a ação da gravidade. O público poderá interagir em cerca de 20 experimentos relacionados à Química, Física e Biologia, e a carreta também se transforma em auditório multimídia para realização de palestras e exibição de vídeos”, ressaltou.

Também presente à cerimônia, o Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, frisou a importância da tecnologia para o desenvolvimento mundial. “O mundo hoje já não cresce sem os avanços científicos. O desenvolvimento social e econômico, com sustentabilidade, depende das inovações tecnológicas e é fundamental para a formação dos nossos alunos terem a oportunidade de experimentar o que aprendem em sala de aula”, destacou Leonardo. Estudantes da Escola Municipal Chiquinha Rolla, localizada na Beira Linha, estiveram no ginásio Pedrão nesta quinta. “Aprendi como os nossos olhos são por dentro e como a gente percebe os sons. Estou gostando muito”, disse Isabela Oliveira, aluna do 4º ano.
Alunos da Escola M. Chiquinha Rolla participam das atividades no ginásio Pedrão
Representando o Unifeso, o professor do Centro de Ciência e Tecnologia da instituição José Roberto Andrade pontuou a participação da população em geral. “Essa iniciativa é bastante relevante porque leva a ciência para a população de uma maneira geral, mostrando que toda essa tecnologia e pesquisa científica não precisam ficar restritas ao meio acadêmico”.

A Coordenadora do grupo Ciência Móvel da Fiocruz, Ângela Maria Vieira, pontuou as atividades presentes no ginásio Pedrão. “Trouxemos para Teresópolis diversos módulos interativos relacionados à ilusão de ótica, de energia, e um equipamento chamado Girotec, que simula o movimento sem gravidade. O público também vai poder conferir uma exposição sobre a Teoria da Evolução de Darwin, o planetário e visualizar microorganismos através do microscópio”.

Sustentabilidade e erradicação da pobreza

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 é Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza. Ele foi escolhido em função de serem estes os assuntos principais da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil este ano. Na edição 2012 estão sendo promovidas e estimuladas atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. 

Serão debatidas também as estratégias e mudanças necessárias para enfrentar os desafios da sustentabilidade, nas suas dimensões ambiental, econômica e social, e como a Ciência e a Tecnologia podem contribuir para isto e para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.

A finalidade principal da atividade é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar a importância da Ciência e Tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país.

A coordenação nacional do evento é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social. Em cada estado existem coordenações locais e a realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas ao segmento.
 Equipamento simula a ação da gravidade

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário