Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Projeto ambiental do CIEP da Fonte Santa,em Teresópolis, retira 700 quilos de lixo da comunidade

Diretora Eveline Peres Padrão, orientadora pedagógica Cristiane Corradini e auxiliar de direção Aline Gonçalves Quaglio: gincana ecológica em prol da comunidade
Projeto ambiental do CIEP da Fonte Santa retira 700 quilos de lixo da comunidade-Atividade envolveu os 800 alunos da escola


Teresópolis, 8 de outubro de 2012 – De 1º de setembro até a última sexta, 5 de outubro, os cerca de 800 alunos das turmas de Educação Infantil até o 5º ano do Ensino fundamental do CIEP Professor Amaury Amaral dos Santos, na Fonte Santa, recolheram cerca de 700 quilos de lixo reciclável no entorno da escola municipal. A atividade fez parte de uma gincana, dentro do projeto pedagógico “Nosso planeta sustentável”, desenvolvido no 3º bimestre letivo.

“A ideia foi conscientizar os alunos em relação ao meio ambiente, retirar o maior número possível de lixo da Fonte Santa, Prata, Quinta Lebrão e da escola também, que sofreu muito com as chuvas de 2011 e de abril de 2012”, explicou a diretora Eveline Peres Padrão.

O montante recolhido, entre papelão, garrafas de plástico, embalagens do tipo longa vida e latas de alumínio, foi vendido para uma cooperativa de material reciclável. O dinheiro arrecadado será revertido para os estudantes das turmas de 4º e 5º anos dos turnos da tarde e da manhã, vencedoras da gincana e que ganharam um passeio como prêmio. Aluno da turma do 4º ano, Vitor Thomaz, de 9 anos, resumiu o que aprendeu com a gincana. “Tiramos o lixo do chão, do rio, da rua e da mata e evitamos a enchente”. 

Segundo a auxiliar de direção, Aline Gonçalves Quaglio, a gincana envolveu alunos e funcionários do CIEP. “O nosso objetivo foi incluir toda a escola nesse projeto. Foi uma gincana coletiva. As turmas não competiram entre si, mas em prol da escola e da comunidade onde elas vivem”.

Contando com a parceria do SESC Teresópolis, Instituto Saber, Ampla e UERJ, o projeto pedagógico “Nosso planeta sustentável” continua nestas quarta, 10, e quinta, 11 de outubro, com a feira de ciências Eco Ação, que será montada no pátio da escola.
Diretora Eveline Peres Padrão, orientadora pedagógica Cristiane Corradini e auxiliar de direção Aline Gonçalves Quaglio: gincana ecológica em prol da comunidadeMontante de lixo retirado da comunidade do entorno do CIEP Professor Amaury Amaral dos Santos, na Fonte Santa
 Durante dois dias, os estudantes apresentarão os seus trabalhos, todos baseados na preservação ambiental, como o processo de filtragem da água, a produção de brinquedos feitos de material reciclável e uma horta vertical, com o plantio de mudas em garrafas de plástico. O encerramento do projeto pedagógico será no dia 24, no SESC Teresópolis, com o espetáculo Ciência em Show, que leva ao público, de forma lúdica, os conhecimentos na área de ciências.

A orientadora pedagógica Cristiane Corradini fez um balanço positivo da ação. “Esse projeto foi importante porque mostra que consciência a gente cria de pequeno. Que as crianças cresçam e levem essas ideias que a gente planta na escola adiante, porque o planeta é nosso, temos que cuidar dele”.
Direção do CIEP Professor Amaury Amaral dos Santos com os alunos do 4º ano, uma das ganhadoras da gincana, com o lixo recolhido
Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário