Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de março de 2012

Noite de homenagens na Câmara Municipal de Teresópolis RJ

Noite de homenagens na Câmara Municipal


A Câmara Municipal de Teresópolis vem realizando na ultima quinta-feira de cada mês uma sessão ordinária dedicada a homenagens a pessoas e instituições, salvo se houver necessidade de votações emergenciais. Na noite desta quinta, dia 29, a tradição foi mantida, com uma série de homenagens a personalidades de diferentes setores profissionais, sociais e comunitários.


O primeiro homenageado da noite foi Cláudio Augusto Ramos, papiloscopista policial, que cumpre importante trabalho na 110ª Delegacia de Polícia de Teresópolis, especialmente na identificação das vítimas fatais da tragédia de janeiro de 2011. O autor da proposição foi o Vereador Dr. Carlão (PMDB). Também do Vereador Dr. Carlão foi aprovado voto de congratulações entregue a Leandro Coutinho da Graça, responsável pela Coordenadoria de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, onde desenvolve, entre outros programas, o Plano Municipal de Saneamento Básico, o Programa de Coleta Seletiva e a política de Educação Ambiental. 

Também foi aprovado um voto de congratulações pelos 89 anos do Teresópolis Jornal, apresentado pelo Vereador Dr. Habib (PMN), que encaminhou pessoalmente a homenagem àquele veículo de comunicação.


O Vereador Cláudio Mello (PT) apresentou homenagem à mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde, representada por Valdir Paulino Pinheiro, Monique Sandim Bertoli e Vanderlei Gomes do Vale. O Vereador destacou o trabalho desenvolvido pelo Conselho, eleito democraticamente, em novembro do ano passado. Também de Cláudio Mello foi aprovado requerimento de voto de congratulações ao músico Fernando Mello, pela gravação do DVD “Avenidas”, realizada em apresentação ao vivo no teatro do Sesc Teresópolis. O Vereador lembrou que o homenageado não é seu parente, apesar do sobrenome, mas é um grande amigo e, acima de tudo, um grande artista. O requerimento foi assinado em conjunto com o Vereador Marcelo Oliveira e o texto da proposição destacou ainda todos os músicos e equipe técnica que participaram da gravação do DVD. 

O empresário e ex-vereador Manoel Machado de Freitas recebeu também uma homenagem especial, pela passagem do seu aniversário de 90 anos. Manoel Freitas foi um dos vereadores com maior número de mandatos na história de Teresópolis e ocupou a presidência da Câmara por sete vezes. A proposição foi de autoria do atual Presidente da Câmara, Vereador Cleyton Valentim (PR).

Militante político e funcionário do Banco do Brasil, Ramiro Garcia de Oliveira foi outro agraciado da noite, recebendo homenagem proposta pelo Vereador Marcelo Oliveira (PMN). Outro requerimento de Marcelo Oliveira homenageou a Universidade Estácio de Sá, através do coordenador do Núcleo Serrano da instituição, Anderson Rangel, pela vinda da mesma para Teresópolis.

A Vereadora Dra. Cláudia (DEM) teve três requerimentos aprovados, sendo um deles homenageando a médica Maria da Conceição Monteiro Salomão pelo seu empenho na implantação do Posto de Coleta de Leite Materno e no incentivo ao aleitamento materno. Outro requerimento foi dedicado ao Guarda Municipal Hudson Murta pela sua digna conduta nesta função pública, honrando a instituição da qual faz parte. E outro para o Padre Jorge Luís, da Paróquia de Santo Antônio, no Alto, pela sua dedicação no projeto de construção do centro comunitário que irá atender às comunidades abrangidas por aquela paróquia.


O professor e empresário Alexandre Soares de Almeida foi homenageado, pelo trabalho realizado a frente da Academia Fibra, através de requerimento do Vereador Waguinho (PSC). O Vereador Waguinho também homenageou o Programa da Galera, exibido pelo Canal 7 Teresópolis. O Vereador destacou que o programa transmitido ao vivo é marcado por muita descontração e pela cobertura das festas da região. 

Após a leitura e aprovação dos requerimentos, os agraciados receberam das mãos do autor de cada proposição as suas homenagens.

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Teresópolis abre Campeonato Carioca de Motocross 2012

Prefeito Arlei, Secretário de Turismo, Carlos Tucunduva, e o Presidente da Femerj, Alexandre Caravana, acompanham a montagem da pista para o evento
Teresópolis abre Campeonato Carioca de Motocross 2012

Teresópolis, 30 de março de 2012 – Marcada para os dias 7 e 8 de abril, em Teresópolis, a abertura do Campeonato Carioca de Motocross 2012, realização da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, e organização da Femerj (Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro). A pista da 1ª etapa da competição está sendo construída no terreno da antiga fábrica de tecidos Sudamtex, na Várzea, por equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

No sábado, 7, os treinos livres terão início às 13h e no domingo, 8, às 9h, com as provas oficiais sendo realizadas a partir das 12h, com entrada franca. A expectativa é da participação de 200 pilotos e de um público expressivo e apaixonado pelo esporte.

“Queremos que Teresópolis volte a ser conhecida como a cidade dos esportes, com a realização de grandes eventos esportivos de todas as modalidades, para atrair cada vez mais visitantes e turistas e movimentar a nossa economia”, destaca o Prefeito Arlei, que esteve no local do evento nesta sexta-feira, 30, para acompanhar o andamento da montagem da pista.

O Secretário de Turismo, Carlos Tucunduva, e o Presidente da Femerj, Alexandre Caravana, também acompanharam a visita. “A data foi escolhida por conta do feriado de Páscoa para que turistas e moradores possam curtir o evento”, frisou Tucunduva. De acordo com a avaliação de Alexandre Caravana, a etapa de MotoCross será um sucesso. “A pista contará com mais de 10 obstáculos. Isso torna a competição ainda mais emocionante”, comentou.

Segundo a Femerj, além da tradicional cronometragem computadorizada, será disponibilizado em todas as etapas de Motocross um canal de TV para que os pilotos acompanhem os treinos cronometrados e provas. “As provas em Teresópolis sempre foram tradicionais em nosso estado. É um público que vibra, apaixonado pelo esporte. Estamos preparando uma corrida sensacional, bem estruturada a fim de atender a todos os pilotos e suas famílias . Queremos que todos saiam satisfeitos e que o campeonato comece com o pé-direito”, declara Melina Guelman, diretora geral da Federação. 

Inscrições

As inscrições para a prova de Teresópolis já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM): www.cbm.esp.br/sistema. Para fazer a inscrição antecipada o piloto deverá estar filiado em 2012. Mais informações podem ser obtidas na Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro através dos telefones (21) 2734-8803 e (21)7953-0330 ou pelo e-mail femerj@hotmail.com.

De acordo com Melina Guelman, o intuito para 2012 é realizar um Campeonato para ficar na história, com provas cujas pistas sempre foram tradicionais no calendário. “Já estamos com 11 etapas entre Motocross e Supercross fechadas para 2012. Vamos divulgar as datas dos eventos nesses próximos meses, para que os pilotos possam se preparar e se organizar para o que, na minha opinião, será o melhor Campeonato Estadual do Brasil”, assinala.

Categorias

• 50cc - Motos 2T até 50cc, aro traseiro 10”e dianteiro até 12”, com câmbio automático, monomarcha, nacionais ou importadas e pilotos até 9 anos, inclusive, no dia 1º de janeiro de 2012.

• 65cc – Motos 2T de 59cc até 65cc. Pilotos até 12 anos no dia 1º de janeiro de 2012.
• 85cc – Motos 2T de 70cc até 105cc e 4T de 75cc até 150 cc. Pilotos até 15 anos no dia 1º de janeiro de 2012.
• Intermediária - Motos importadas específicas para o Cross e pilotos que não ficaram entre as três primeiras posições nos Campeonatos de 2008, 2009, 2010 e 2011 nas categorias Sênior 30, Intermediária e entre os cinco primeiros da categoria Força Livre, MX2 e Especial.

• MX3 - Pilotos acima de 30 anos.
• MX4 – Pilotos acima de 40 anos.
• MX2 – Motos 2T de 100cc até 150cc e 4T de 175cc até 250cc. 
• MX1 - Motos específicas para Cross.
• Nacional - Motos de fabricação nacional, com exceção das nacionalizadas.
• 230cc – Motos de fabricação nacional, com exceção das nacionalizadas de até 230cc.
• Amador - Motos importadas específicas para o Cross e pilotos que não ficaram entre as cinco primeiras posições nas categorias Sênior, Intermediária e entre os dez nas categorias MX2 e Força Livre e Especial nos Campeonatos de 2008, 2009, 2010 E 2011. Os cinco primeiros colocados da categoria Amador em 2009, 2010 e 2011 não poderão correr novamente em 2012. 

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 29 de março de 2012

Comitiva de Teresópolis participa do lançamento do Programa Estadual Somando Forças – Mais Saúde

Comitiva de Teresópolis participa do lançamento do Programa Estadual 
Somando Forças – Mais Saúde

Governador Sérgio Cabral confirmou a construção de duas clínicas da saúde em Teresópolis

Teresópolis, 29 de março de 2012 – Em cerimônia realizada no Palácio Guanabara, o Governador Sérgio Cabral, o Vice Luiz Fernando Pezão e o Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, lançaram nesta quarta-feira, 28, o Programa Somando Forças – Mais Saúde. A iniciativa reúne em um mesmo projeto a renovação dos Programas de Apoio aos Hospitais do Interior – PAHI 1 e PAHI Regional – e o lançamento dos Programas de Apoio à Unidade de Terapia Intensiva dos hospitais da Região Metropolitana e de Apoio às Salas de Estabilização para os municípios do Estado. Na ocasião, Cabral confirmou que Teresópolis será contemplada com duas clínicas da saúde, unidades ambulatoriais focadas nos cuidados primários da saúde da população.

Todos os programas são voltados para melhorar as condições do atendimento de saúde à população. O foco é realizar uma série de investimentos nos hospitais do interior que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é que o Governo do Estado invista mais de R$ 127 milhões durante 2012.

Sérgio Cabral e o Secretário de Saúde Sérgio Côrtes fizeram uma breve prestação de contas aos prefeitos presentes ao evento sobre as principais realizações do Governo do Estado e os futuros investimentos nas diversas áreas. Cabral pontuou que o Programa Somando Forças, que agora também ampliará sua atuação na saúde, vem promovendo grandes avanços na recuperação da infraestrutura das cidades do interior, melhorando principalmente os acessos por rodovias.

Ao final do encontro, o Prefeito Arlei conversou com o Governador Sérgio Cabral e agradeceu pelos investimentos que o estado tem feito no município. “Mais uma vez temos que agradecer ao Governador, que vem beneficiando Teresópolis com diversas ações, entre elas, as duas clínicas da saúde que serão construídas na cidade”, frisou. Com cerca de 400 metros quadrados, construídos no sistema de containeres (similar ao modelo da UPA 24h), a Clínica da Saúde contará com consultórios médicos e odontológicos, sala de vacinas, espaço para procedimentos e curativos, farmácia e sala de reuniões. Cada uma das unidades terá capacidade para atender de 1.500 a 2.000 famílias por mês. 

Côrtes comentou o empenho do Prefeito Arlei na busca da solução para o caso da hemodiálise e adiantou informações sobre as obras para a entrega à população do Hospital do Câncer que está sendo finalizado em Nova Friburgo. “Ficamos felizes em poder resolver a questão da hemodiálise em Teresópolis. O Prefeito Arlei nos procurou e conseguimos solucionar o problema. Temos vários projetos para a cidade, como as clínicas de saúde. Além disso, há o Hospital do Câncer, que será instalado em Nova Friburgo e atenderá toda a região, inclusive Teresópolis. Esse projeto tem previsão de começar a funcionar no final deste ano e a conclusão deve acontecer dentro de 18 meses”, afirmou Côrtes.

Carlos Otávio Sant’Anna, Secretário de Saúde de Teresópolis, enumerou alguns benefícios na saúde com a continuidade do PAHI 1 e PAHI Regional. “Teresópolis já é contemplada com o PAHI Regional no Hospital São José e temos o objetivo de estender o programa também para o Hospital das Clínicas. Essa parceria com o Governo do Estado tem contribuído significativamente para o avanço da melhoria da qualidade dos serviços de saúde na cidade”, ressaltou.

Os secretários Antônio Carlos Moura, de Trabalho e Emprego e Economia Solidária, e Marcos Antônio da Luz, de Segurança Pública; e o Diretor Executivo do Hospital São José, Nélisson do Espírito Santo, também estiveram presentes à cerimônia.

Texto: Fabiana Fuchs / Mara Lúcia
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Circuito Fluminense de Corrida Rústica acontece pela primeira vez em Teresópolis

Secretário de Esporte, Demerval Casemiro, com representantes da FARJ em Teresópolis: proposta de ampliar o atletismo no interior
Circuito Fluminense de Corrida Rústica acontece pela primeira vez em Teresópolis

Teresópolis, 29 de março de 2012 – Neste domingo, dia 1º de abril, acontece em Teresópolis a terceira etapa do Circuito Fluminense de Corrida Rústica, com apoio da Prefeitura de Teresópolis e organização da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (FARJ). O evento tem o objetivo de fortalecer o esporte em todas as suas categorias. Este ano, a expectativa é que o número de participantes seja ainda maior que o do ano passado, quando mais de 600 pessoas, entre atletas profissionais e amadores, participaram da corrida.

O Circuito Fluminense de Corrida Rústica é dividido em três etapas. A primeira delas aconteceu na cidade de Petrópolis no dia 25 de março e Teresópolis recebe a segunda etapa neste domingo. A largada será na Praça Olímpica Luis de Camões, no Centro, subindo o Parque Regadas e seguindo pela Reta até a entrada do bairro da Beira Linha, retornando para a Praça Olímpica. O percurso tem cinco quilômetros de corrida e 2,5 quilômetros de caminhada. A etapa final do Circuito acontecerá em Cabo Frio, no dia 15 de abril.

A Associação de Corredores de Teresópolis (ACT) apóia o evento. Gilson Paim, presidente da ACT, comemora o fato de Teresópolis fazer parte de uma das três etapas do Circuito. “Estamos muito felizes, pois há dois anos não temos nenhuma competição desse nível em Teresópolis. Agora os projetos começam a se tornar realidade: estamos trazendo eventos para cidade e participando de competições em Teresópolis. Espero que o Circuito Fluminense possa incentivar ainda mais as pessoas que gostam e praticam corrida”, destacou Paim. Ele lembrou que as reuniões da ACT são abertas ao público e acontecem na primeira terça-feira do mês, às 19h, no Ginásio Pedrão (R. Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea).

De acordo com Luz Marina, uma das responsáveis pelo Circuito Fluminense de Corrida Rústica, a participação de Teresópolis é muito importante, pois a intenção da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro, e da Luz Eventos é interiorizar o atletismo, descobrindo novos talentos da modalidade. “A expectativa é que os professores e alunos participem do seminário, workshop, mini-atletismo, corrida, caminhada e da corrida das crianças. O Circuito atende as vertentes do professor, aluno e praticantes de esportes”, disse Luz.

Mantendo o caráter social do evento de 2011, não está sendo cobrada taxa de inscrição. Para obter mais informações sobre a corrida ou realizar as inscrições - feitas apenas pela internet -, basta acessar o site www.atletismorio.com.br. Os atletas inscritos receberão um kit que será retirado neste sábado, dia 31 de março, das 9h às 16h, no Ginásio Pedrão. Para a retirada do kit, é necessário levar 1kg de alimento não perecível.

Texto e Fotos: Rachel Castro
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 28 de março de 2012

Vereadores de Teresópolis fazem história e aprovam Lei da Ficha Limpa Municipal

Vereadores fazem história e aprovam Lei da Ficha Limpa Municipal

A sessão da Câmara Municipal de Teresópolis na noite desta terça-feira, dia 27, se tornou histórica, com a aprovação da Lei da Ficha Limpa Municipal. A emenda à Lei Orgânica, assinada por todos os Vereadores, inclui até os trabalhadores de empresas contratadas por órgãos e entidades públicas municipais.

A emenda foi assinada pelos doze vereadores da atual legislatura e determina que seja incluído na Lei Orgânica do Município o artigo 73ª, na Seção V, que refere-se à administração Pública. Diz a redação do novo artigo: “Fica proibida a nomeação ou designação para cargos ou empregos de direção, chefia e assessoramento, na administração direta e indireta do Município, de pessoa declarada inelegível em razão de condenação pela prática de ato ilícito, nos termos da legislação federal”.

Outro parágrafo do mesmo artigo inclui nesta proibição os detentores de mandato eletivos declarados inelegíveis “por renunciarem a seus mandatos desde o oferecimento de representação ou petição capaz de autorizar a abertura de processo por infringência a dispositivo da Constituição Federal, da Constituição Estadual ou da Lei Orgânica do Município ou do Distrito Federal”.

Com a nova redação fica definido ainda, no parágrafo segundo do artigo 73 – A, que o servidor nomeado ou designado fica obrigado a apresentar declaração de que não se encontra em nenhuma das situações previstas neste artigo. Essa declaração deve ser apresentada antes da posse do servidor.

A emenda à Lei Orgânica prevê ainda a criação do artigo 73 B, com a seguinte redação:

“Não poderão prestar serviço a órgãos e entidades do Município os trabalhadores das empresas contratadas declarados inelegíveis em resultado de decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado”.

O artigo ainda prevê a proibição para pessoas que se encontrem nas seguintes situações: representação contra sua pessoa julgada procedente pela Justiça Eleitoral em processo de abuso do poder econômico ou político; condenação por crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública ou o patrimônio público.

Com esta nova redação na Lei Orgânica, as empresas que forem contratadas para prestar serviços a órgãos públicos do Município deverão apresentar ao contratante, antes do início da execução do contrato, declaração de que os seus trabalhadores não incorrem nas proibições previstas no artigo.

Com a aprovação da emenda, tanto os cidadãos que forem ocupar cargos comissionados e de confiança, como aqueles que trabalharem para empresas prestadoras de serviço, devem ter a sua Ficha Limpa.

Além da emenda, na mesma reunião do dia 27 foi aprovado projeto de lei do Vereador Waguinho (PSC), que reforça a Lei da Ficha Limpa, acrescentando outros motivos de proibição. O Presidente da Câmara, Vereador Cleyton Valentim (PR), destacou que a aprovação da emenda à Lei Orgânica mostra que toda a Câmara está unida em torno de uma decisão já referendada pela opinião pública.

Assinaram a emenda à Lei Orgânica todos os Vereadores: Cleyton Valentim (PR), Waguinho (PSC), Ademir Enfermeiro (PMDB), Dr. Carlão (PMDB), Major Anderson (PRB), Anjinho (PSD), Mandinho (PSD), Cláudio Mello (PT), Dra. Cláudia (DEM), Paulinho Carvalho (PTB), Marcelo Oliveira (PMN) e Dr. Habib (PMN).

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis volta a trabalhar na recuperação da Estrada da Tabatinga, na Granja Florestal

Equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos promove melhorias na Estrada da Tabatinga(mm) 

Prefeitura volta a trabalhar na recuperação da Estrada da Tabatinga, na Granja Florestal-Limpeza de ruas, recomposição de paralelos e construção de quebra-molas também foram feitos nesta semana pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Teresópolis, 27 de março de 2012 - Com a finalidade de melhorar as condições do local, equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, utilizando retroescavadeira, patrol e dois caminhões, esteve durante a semana trabalhando na recuperação da Estrada da Tabatinga, na Granja Florestal. Coordenada pelo Subsecretário Waldir Pinheiros, a ação foi acompanhada pelo Vereador Mandinho.
Vereador Mandinho acompanha os trabalhos coordenados pelo Subsecretário Waldir Pinheiros(mm) 
A área foi uma das muitas afetadas pelo temporal de janeiro de 2011. Na época, a Prefeitura providenciou, em caráter emergencial, a liberação do acesso aos moradores. Desta vez, os trabalhadores retornaram à região e promoveram diversas intervenções, a fim de acabar com o lamaçal e melhorar a passagem de pedestres e veículos. A estrada, com cerca de mil metros de extensão, foi totalmente recuperada com alargamento do passeio e nivelamento do solo, feito com bica corrida.

Mais de cinqüenta famílias estão sendo beneficiadas. “A estrada ficou completamente destruída com a tragédia. A Prefeitura, na época, só abriu uma passagem para os moradores não ficarem ilhados. Agora o trabalho foi feito de forma aprimorada e ficou bem melhor do que antes”, disse o marceneiro Cláudio Luiz de Resende, que vive no local desde que nasceu.
Para o marceneiro Cláudio Luiz de Resende, as melhorias vão beneficiar os moradores (mm)

Outros serviços

No início da semana, com o auxílio de retroescavadeira e caminhão, uma equipe de Parques e Jardins realizou limpeza completa da Avenida Alberto Torres, no Alto, nos dois sentidos da via. A Rua Papa Pio XII, no Jardim Cascata, também foi contemplada com os serviços de limpeza do programa Cidade Bela. Capina, roçada, varrição e recolhimento do lixo foram feitos com o auxílio de roçadeira e microtrator.
 Equipe de Parques e Jardins faz manutenção da Avenida Alberto Torres, no Alto (dd)
Outra ação executada pela Secretária de Obras e Serviços Públicos foi a construção de um quebra-molas na Rua Yeda, na Tijuca, a fim de oferecer mais segurança aos estudantes das duas escolas instaladas na região. Ainda nesta semana, toda a Rua Rio de Janeiro, em Araras, recebeu a recomposição dos paralelos, feita por equipe de calceteiros da Prefeitura.
Limpeza geral na Rua Papa Pio XII, no Jardim Cascata (dd)

Texto – Gisele Barreto
Fotos Marco Esteves(mm) e Davi Almada(dd)
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Oi Novo Som-talentos da música brasileira apresenta o novo ESTÚDIO ONS

Oi Novo Som


O portal musical multi-plataforma OI NOVO SOM, que abre espaço para a divulgação do trabalho de novos - e também de grandes - talentos da música brasileira apresenta o novo ESTÚDIO ONS. Totalmente renovado e com equipamentos de última geração o estúdio, que fica no prédio da OI em Ipanema, recebe semanalmente os artistas que estão participando do ciclo de divulgação do portal.Todas as quartas-feiras, às 20h, a banda/artista da semana grava no ESTÚDIO ONS e esta gravação é transmitida ao vivo pela web para todo o planeta!

O ciclo, de quatro ações em quatro semanas, inclui: conteúdo do artista/banda disponível para download por uma semana; ONS Apresenta – um breve texto de apresentação com streaming de musicas do artista/banda; gravação no Estúdio ONS com transmissão ao vivo na web; e show aberto ao público no Oi Futuro de Ipanema. Para participar o artista/banda só precisa se cadastrar no PORTAL OI NOVO SOM (http://oinovosom.com.br/). O cadastro também dá chance de participar do concurso do FESTIVAL MÚSICA PRA TODO MUNDO (http://www.mptm.com.br/) cuja premiação é um contrato com o selo OI MÚSICA para a gravação e lançamento de um CD.

Estúdio NOS: Portal OI NOVO SOM - http://oinovosom.com.br/ todas as quartas, às 20h.

Fonte:Boletim CPC Aracy de Almeida - Ano VII - no.107 - 26/03/2012

segunda-feira, 26 de março de 2012

Campanha de combate à dengue continua no bairro de São Pedro em Teresópolis RJ

Campanha de combate à dengue continua no bairro de São Pedro

Teresópolis, 26 de março de 2012 – Por se tratar de um bairro populoso, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu manter nesta segunda-feira, 26, as ações semanais da campanha de combate à dengue em São Pedro. Como no dia 19 de março, equipe da Vigilância Ambiental e integrantes do Programa de Combate à Dengue, ligados ao Setor de Controle de Zoonoses, passaram esta segunda-feira na Praça dos Expedicionários, em frente ao Tiro de Guerra, abordando a população e intensificando a divulgação sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Em uma tenda montada na praça, os agentes de saúde distribuíram folhetos explicativos para auxiliar a conscientização das pessoas abordadas, que também puderam identificar as características físicas do Aedes aegypti através de um microscópio.

Iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 5 de março, na Calçada da Fama, no centro da cidade, a campanha itinerante de prevenção à dengue em Teresópolis foi levada ao Terminal Rodoviário José de Carvalho Janotti, na Várzea, e ao bairro de São Pedro. A ideia é que a equipe percorra os bairros uma vez por semana, sempre às segundas-feiras.

Prevenção

Para eliminar criadouros e evitar a reprodução e a proliferação do mosquito transmissor da doença, a população é orientada a adotar cuidados diários simples:

- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

- Não deixar água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a sua circulação;

- Caixas d’água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

- A vasilha que fica sob os vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária;

- A água das vasilhas de gatos e cachorros deve ser trocada todo dia;

- As piscinas devem ter tratamento com cloro, sempre na quantidade recomendada. Piscinas não utilizadas devem ser desativadas e permanecer sempre secas;

- Garrafas, latas, copos ou outros recipientes semelhantes devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo;

- Não descartar lixo em terreno baldio e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

- Sempre que observar alguma situação que você não possa resolver, avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada. 

Informações sobre prevenção à dengue podem ser obtidas no Setor de Controle de Zoonoses, pelo telefone (21) 2742-7272, ramal 210.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Eleitas em Teresópolis RJ as entidades civis para compor o Conselho da Cidade

Eleitas as entidades civis para compor o Conselho da Cidade

Teresópolis, 26 de março de 2012 – Foram eleitas em audiência pública realizada no último sábado, 24, no Teatro Municipal, as entidades civis que vão compor o Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável na gestão 2012/2013.

Criado pela Prefeitura de Teresópolis, através da Lei Municipal 2.597, o Conselho da Cidade é um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador. Vinculado à Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais, é composto por 21 membros titulares – representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

Entre suas atribuições estão promover a participação popular no acompanhamento e monitoramento da implementação, revisão, atualização e avaliação do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável; acompanhar as questões de interesse para o desenvolvimento do município e assessorar o Poder Executivo no estabelecimento de prioridades quanto à realização de projetos de interesse, além de organizar a Etapa Municipal da Conferência das Cidades.

No segmento de movimentos sociais foram eleitas, como titulares, a AVIT (Associação das Vítimas das Chuvas do dia 12 de janeiro em Teresópolis), as associações de moradores do Vale da Revolta, Vale Feliz e da Várzea, e as associações de moradores e produtores rurais de Sebastiana e de Fazenda Alpina, Brejal e Parque Boa União. Como suplentes, foram eleitas as associações de moradores de Quebra Frascos e da Granja Guarani.

No segmento de entidades de trabalhadores foram eleitos, como titulares, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Tecelagem, Fiação e Malharia e o Sindicato dos Trabalhadores de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Niterói e Região, e como suplente, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis.

Como titulares no segmento de entidades empresariais, foram eleitos a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis e o Sindicato da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Teresópolis. 

Já no segmento de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa foi eleita, como titular, a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) e como suplente o Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Representando as organizações não-governamentais, foi eleito como titular o Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis e como suplente a Acerdat (Rádio Brasil Rural FM).

A relação será publicada nos próximos dias em Diário Oficial e as entidades eleitas vão indicar, através de ofício, os seus representantes, que tomarão posse no Conselho da Cidade em data a ser definida.

Texto: Silvia Pimentel
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Goleadas na abertura da Copa Super Liga Futsal Rio,categoria feminina,realizada em Teresópolis

Goleadas na abertura da Copa Super Liga Futsal Rio

Teresópolis, 26 de março de 2012 - Tendo como palco o Ginásio Pedrão, em Teresópolis, a rodada de abertura da Copa Super Liga Futsal Rio (SLFR), categoria feminina, ocorrida no último sábado, 24, foi marcada por duas goleadas. No primeiro jogo, a equipe do Pinheiros goleou o Clube Comary por 10 a 1, enquanto no jogo seguinte o Beira Linha venceu por 7 a 0 a equipe Alterdata. Nessa rodada, a equipe CIA Venda Nova não competiu.

“Apesar da derrota na estreia acho válida essa iniciativa da realização da Copa SLFR de Futsal Feminino, dando oportunidade e incentivo para esse grupo de jovens jogadoras que estão iniciando ou que já praticam a modalidade”, ressaltou Simone Costa, que recentemente assumiu a diretoria do futsal feminino do Clube Comary.

A competição é uma realização da parceira Super Liga Futsal Rio e Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Teresópolis e envolve cinco equipes, que disputam nessa primeira fase um turno único, buscando as duas vagas (1º e 2º lugares) para a decisão do título. Todas as partidas são realizadas no Ginásio Pedrão, com as rodadas acontecendo aos sábados, a partir das 18 horas.

Depois de um início equilibrado, com o Pinheiros terminando o primeiro tempo com a vantagem de 2 a 0, gols de Gisele, o Pinheiros encontrou o caminho do gol adversário na etapa complementar e marcou mais oito gols com Gisele (2), Damyelle (3), Lidiane, Camila e Crys, tendo o Comary feito o seu gol de honra através de Thayssa. Placar de 10 a 1 no final, que já deixa o Pinheiros como uma das equipes apontadas como favoritas à disputa do título.

O Pinheiros venceu com Naiara, Damyelle, Gisele, Camila, Carina, Crys, Camila Biana e Erika. O Comary perdeu com Jessica, Jéssica Rosa, Luiza, Thayssa, Ursula, Caroline, Sara, Josse e Daniela. Arbitragem de Luis Filipe Fernandes e Alexandre Baltar.

No segundo jogo da rodada de abertura, o Beira Linha soube impor sua maior experiência sobre a equipe Alterdata, que fazia sua estreia em competições, e venceu por 7 a 0, depois de um primeiro tempo tendo a vantagem de 2 a 0, gols de Gracieli. No segundo tempo, essa vantagem aumentou com os gols marcados por Bruna Aparecida (2), Marcela (2) e Jessika, definindo a vitória em 7 a 0, além de mostrar que o grupo veio para brigar na competição.

O Beira Linha venceu com Juliana Ribeiro, Bruna Aparecida, Jessika, Gracieli, Marcela, Monique, Suellen, Sabrina, Valkiria, Juliana Nascimento e Juliana Mattos. O Alterdata perdeu com Gabriela, Tatiana, Verônica, Livian, Raphaela, Eduarda, Roberta, Thainá, Rafaela Costa, Gabriela, Daniele, Cintia e Ana Carolina. Arbitragem de Alexandre Baltar e Luis Filipe Fernandes. 

Próxima Rodada

A segunda rodada da competição acontece no Ginásio Pedrão, no próximo sábado, 31, tendo a estreia da equipe CIA Venda Nova. No primeiro jogo, às 18 horas, jogam CIA Venda Nova X Clube Comary, em seguida, às 19 horas, jogam Alterdata X Pinheiros. A equipe Beira Linha não joga na rodada. 

Texto: Rachel Castro
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Obras na Quinta Lebrão são vistoriadas

Obras na Quinta Lebrão são vistoriadas

Teresópolis, 26 de março de 2012 – Funcionários da Prefeitura Municipal fazem, desde o início do ano, uma limpeza geral no bairro Quinta Lebrão, tanto nas ruas quanto nos rios, retiram entulhos, asfaltam vias e constroem muros de contenção. No último sábado, dia 24, o Prefeito Arlei esteve no bairro acompanhando as ações que estão sendo realizadas no local. O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, e o Vereador Major Anderson também participaram da vistoria.

Na ocasião, alguns moradores solicitaram ao Prefeito Arlei uma atenção ao trecho da Rua Sete de Setembro que está com trânsito interrompido devido a um deslizamento de terra. Nas ruas 21 de Abril, Seis de Julho, Sete de Setembro e no início da Tancredo Neves, o serviço de asfaltamento já foi concluído. O muro de contenção da Rua 21 de Julho também já foi finalizado e, na Rua Seis de Julho, a construção segue a todo vapor.

Da Quinta Lebrão, Arlei seguiu para Santa Rita, no Segundo Distrito, para se encontrar com moradores do Clube Retiro da Serra. Lá, os condôminos solicitaram o auxílio da Prefeitura para a recuperação do local. Segundo o presidente do local, Osias Barros, desde janeiro de 2011, quando aconteceu a catástrofe natural que atingiu o município, o número de freqüentadores do Clube caiu consideravelmente. “Pedimos o auxílio da Prefeitura para a construção dique do lago. Precisamos regularizar a situação para que as pessoas voltem a frequentar o Clube Retiro da Serra e, com isso, garantir o trabalho dos nossos funcionários”, explicou Osias, lembrando que a mão-de-obra empregada no local é de moradores de Santa Rita.
Em Santa Rita, Arlei se reuniu com administração do Clube Retiro da Serra  
Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sábado, 24 de março de 2012

Prefeitura de Teresópolis RJ promove ação de conscientização sobre Tuberculose

Prefeitura promove ação de conscientização sobre Tuberculose

Teresópolis, 23 de março de 2012 – Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Teresópolis promove durante a próxima semana, 26 a 30, em PSFs da cidade, atividades de sensibilização sobre o tema. Será distribuído material explicativo sobre a doença. 

Além disso, será divulgado o Programa de Controle da Tuberculose de Secretaria de Saúde. De acordo com a Coordenadora do programa, Elvira Crivano, é fundamental que a população esteja bem informada sobre a doença. “A nossa intenção é informar sobre os sintomas e os cuidados a serem tomados. Vamos enfatizar a busca dos sintomáticos respiratórios para fazermos o diagnóstico precoce e tratamento adequado”, frisou a médica, pontuando que o tratamento pode ser feito na Secretaria ou nos PSFs e Unidades Básicas de Saúde, para que o paciente não precise se deslocar do seu bairro e se dirigir à sede da Secretaria, na Tijuca.

‘Tuberculose tem cura!’

Tosse seca ou não, por mais de duas semanas, febre baixa principalmente à tarde, falta de apetite, emagrecimento e suores noturnos podem ser indicativos de Tuberculose. Se a pessoa apresentar esses sintomas, deve procurar de imediato o Posto de Saúde mais próximo para a realização de exames. O tratamento é totalmente gratuito, inclusive os medicamentos, e a doença é 100% curável.

O Programa de Controle da Tuberculose funciona na Secretaria de Saúde e atende aos pacientes recebendo material para exame de baciloscopia, investigando os contactantes do doente e realizando o teste tuberculínico (PPD). O atendimento acontece terça, quarta e sexta-feira, pela manhã, por encaminhamento médico ou o paciente pode se dirigir diretamente à Divisão de Vigilância Epidemiológica. Para mais informações, o telefone do setor é (21) 2742-9883.

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 23 de março de 2012

Prefeitura de Teresópolis realiza serviço de abordagem social com moradores de rua

Prefeitura realiza serviço de abordagem social com moradores de rua-Ação tem como objetivo reinserção sociofamiliar


Teresópolis, 22 de março de 2012 - Na noite de quinta-feira, 15, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Teresópolis realizou mais uma ação de abordagem junto a moradores de rua, para encaminhamento ao Abrigo Municipal Dr. Sérgio Fernandes, mantido pela Associação Beneficente Sopão.

Com apoio da Guarda Municipal, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Graça Granito, a psicóloga Aparecida Bocardi e a advogada Sidnéia Faria Silva, técnicas do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), percorreram vários pontos da cidade.

“Temos conhecimento da população de rua em Teresópolis e não podemos deixar essas pessoas sem atenção. Estamos tentando, da melhor maneira possível, convencê-las a ir para o abrigo”, disse Graça Granito.

A psicóloga Aparecida Bocardi explica como é realizada a abordagem e o encaminhamento dos moradores. “As pessoas não são obrigadas a nos acompanhar. Nós fazemos um convite oferecendo um local adequado onde podem se alimentar bem, dormir em um local quente e tomar banho”, enumerou a psicóloga, ressaltando “que este serviço reduz o nível de vulnerabilidade dessas pessoas”.

De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, esta não foi uma atuação isolada. “O outono e inverno se aproximam e sabemos como as temperaturas dessas estações são bastante críticas em Teresópolis, por isso estamos intensificando esse contato com os moradores de rua”, explicou Graça Granito.

A equipe percorreu a Praça Baltazar da Silveira, a Praça Olímpica Luís de Camões e algumas ruas do centro, onde há maior concentração de moradores de rua. Durante a ação, que começa sempre após as 21h, foram recolhidos três moradores: dois encaminhados diretamente para o Abrigo Municipal Dr. Sérgio Fernandes, e o terceiro levado primeiramente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para atendimento médico.

Serviço de Abordagem Social

Segundo dados do Creas, órgão veiculado a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, estatísticas levantadas em janeiro de 2012 mostram que, nas abordagens realizadas durante o mês, cinco moradores de rua participaram do programa de reinserção sociofamiliar.

O Serviço de Abordagem Social realiza atendimentos sociais aos moradores de rua de forma periódica e programada, não se tratando de ação de recolhimento e sim de reinserção sociofamiliar. O Serviço é realizado com ou sem denúncias, seguindo diretrizes da legislação vigente. Após atendimentos sociais em quantidades necessárias, e aceitando a abordagem, os indivíduos são acolhidos no abrigo ou levados para as suas residências; e se não forem de Teresópolis, são encaminhados para o município de origem.

Centro de Referência Especializado de Assistência Social

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) caracteriza-se como uma unidade pública e estatal, que oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.

Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.
Os Creas podem ter abrangência tanto local (municipal ou do Distrito Federal) quanto regional, abrangendo, neste caso, um conjunto de municípios, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta do atendimento.

O Creas em Teresópolis funciona na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na Av. Alberto Torres 1148 – Alto. Telefone (21) 2742-3080 ou (21) 2742-3045 – ramal 210.
Imagem captada de vídeo da ação
Crédito: José Carlos 'Cacau'


Texto: Heliny Quintanilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 22 de março de 2012

Hemonúcleo de Teresópolis convoca população para doação de sangue

Hemonúcleo convoca população para doação de sangue

Teresópolis, 22 de março de 2012 - O Hemonúcleo de Teresópolis está pedindo a participação da população na doação de sangue. O banco municipal precisa aumentar o número de doadores habituais e repor os estoques, que estão em baixa. Além de incentivar as pessoas a se tornarem doadoras, a instituição tem como objetivo conscientizar a todos para que este seja um gesto de cidadania e solidariedade contínuo.

“Buscamos desconstruir a cultura de doação somente em períodos de campanhas de estímulo ou quando há um familiar ou amigo precisando. Defendemos a fidelização da doação porque precisamos repor o estoque constantemente”, explicou a responsável pela captação de doadores, Rita Valadão, pontuando que deve ser respeitado um intervalo desde a última doação de três meses para a mulher e dois meses para o homem.

Para doar sangue

Para doar sangue é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O Hemonúcleo Teresópolis funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e a doação pode se feita das 8h às 12h. Os interessados em doar também podem ligar para o telefone (21) 3641-5872 para tirar e dúvidas e/ou agendar a doação.

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Conselho Rural de Teresópolis aprova indicações da Emater das entidades que receberão o kit da micropatrulha mecanizada

Conselho Rural aprova indicações da Emater das entidades que receberão o kit da micropatrulha mecanizada

Teresópolis, 22 de março de 2012 – Em reunião nesta quarta-feira, 21, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, aprovou a indicação, feita pelo escritório da Emater em Teresópolis, das entidades e cooperativas de produtores rurais candidatas a receber o kit da micropatrulha mecanizada. Isso desde que essas organizações estejam com a sua documentação em dia.

Trata-se do Rio Rural BIRD – Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro, aprovado pelo Banco Mundial em 2009 e que amplia as ações do Programa Rio Rural para todas as regiões fluminenses. O projeto investirá US$ 79 milhões em ações sustentáveis em 270 microbacias hidrográficas de 59 municípios até 2015, sendo US$ 39,5 milhões investidos pelo Governo do Estado e a outra metade financiada pelo BIRD (Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento). O projeto identificará e apoiará iniciativas e arranjos locais que possibilitem a geração de renda no campo, com respeito ao meio ambiente e equidade social, propiciando assim a melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral.

Os kits da micropatrulha mecanizada são compostos por um trator de 55 cavalos e um microtrator, arado, subsolador, carroça tracionada e distribuidor de calcário, entre outros equipamentos e implementos. São candidatas a serem contempladas com os kits: a Cooperativa de Vieira, a Associação de Produtores Orgânicos de Vargem Grande, a Associação de Pequenos Produtores de Santa Rita e as Associações de Produtores e Amigos de Sebastiana, Vale Alpino, Água Quente, Pião, Andradas e de Imbiú.

“Através da Emater foi feito um levantamento das entidades de produtores rurais com capacidade técnica e gerencial para receber esses equipamentos. A indicação foi feita pelo técnico que faz o acompanhamento nas comunidades”, explicou o responsável pelo escritório local da Emater, João Francisco Vieira Soares. Segundo ele, a documentação das entidades indicadas será encaminhada para a avaliação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, que vai negociar a liberação de recursos junto ao BIRD para a aquisição dos kits.

“A função do Conselho de Desenvolvimento Rural é trabalhar junto ao Executivo na elaboração de políticas agrícolas, principalmente as voltadas para a agricultura familiar. Daí a importância de mobilizar as organizações que representam os produtores rurais do município”, pontuou o Subsecretário Municipal de Agricultura, Luiz Barbosa de Souza Neto, que participou da reunião do Conselho Rural representando o Secretário, que é presidente do órgão.

A próxima reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável está marcada para o dia 18 de abril.

Texto: Silvia Pimentel
Foto: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 21 de março de 2012

Prefeitura de Teresópolis restaura asfalto da Reta-Buracos e rachaduras são retirados e colocada nova massa asfáltica

Prefeitura restaura asfalto da Reta-Buracos e rachaduras são retirados e colocada nova massa asfáltica

Teresópolis, 21 de março de 2012 – Nesta terça-feira, 20, a Prefeitura de Teresópolis começou a restaurar trechos do asfalto danificado da Avenida Lúcio Meira, na Várzea. A obra será feita em toda a Reta, nas duas pistas, desde o início da Avenida Feliciano Sodré, na altura da Casa&Vídeo, até o final da Avenida Lúcio Meira, próximo da antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima. A intervenção faz parte de um pacote de embelezamento de ruas do centro da cidade e dos bairros, que já está sendo executado desde o início do ano. A recuperação asfáltica é uma determinação do Prefeito Arlei para atender a população e melhorar a qualidade do tráfego de pessoas e veículos.

A operação de asfalto e calçamento já atendeu varias ruas e tem como finalidade corrigir os trechos mais danificados das vias com fluxo maior de veículos. Máquinas retiram o piso trincado para a colocação de uma nova camada de asfalto, com até cinco centímetros, que dará uma sobrevida de dez anos ao pavimento. Desde o início do ano, funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos já recuperaram o calçamento de ruas da Quinta Lebrão, Coreia, Meudon, Várzea, Fonte Santa, Caleme, Araras, Alto e Dente de Ouro. Resultado da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, outra importante via de acesso que está com a pavimentação praticamente concluída é a Rua Manoel Lebrão, na Ermitage.

“A previsão é recuperar o pavimento do maior número possível de ruas neste ano, melhorando a malha viária da cidade e ampliando a sua vida útil”, disse o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes. “A recuperação da malha viária será feita tanto na região central da cidade como nos bairros, proporcionando mais segurança aos motoristas e mais conforto aos passageiros do transporte coletivo”, concluiu.

Por conta das obras na Reta, os motoristas deverão ficar atentos às sinalizações de desvios ao longo das avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira, que estão sendo orientadas por agentes da Guarda Municipal.

Texto - Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis asfalta ruas na Quinta Lebrão

O morador Wanderley Cunha comemora a realização das obras 

Prefeitura asfalta ruas na Quinta Lebrão-Ruas 7 de Setembro, 21 de Abril e 6 de Julho já foram atendidas. Tancredo Neves será a próxima

Teresópolis, 20 de março de 2012 – Os moradores da Quinta Lebrão estão comemorando o atendimento de uma antiga reivindicação: a pavimentação asfáltica das ruas do bairro. Desde o início do ano a Prefeitura vem atuando na comunidade com diversas ações, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

Asfaltamento, muros de contenção, limpeza de rio, varrição, capina e retirada de entulho são realizados pelos funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. O posto de saúde do bairro e a ponte do início da Rua Tancredo Neves serão reformados em breve.

Na manhã do último sábado, 17, equipes da Prefeitura fizeram as obras de asfaltamento na Rua 21 de Abril e no início da Tancredo Neves. Enquanto uma equipe espalhava o asfalto, outra compactava a massa com o rolo compressor. As ruas 7 de Setembro e 6 de Julho também receberam o recapeamento. O muro de contenção da Rua 21 de Abril já está pronto e o da Rua 6 de Julho continua em andamento, devido à remoção de algumas pedras.

O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, garante que, apesar de as últimas chuvas atrasarem o andamento dos serviços de recuperação de ruas, o trabalho vai continuar na cidade e no interior. “Os buracos surgem justamente nas vias públicas onde o asfalto já está com a vida útil ultrapassada. Procuramos agir com rapidez para eliminá-los”, disse.

O morador Wanderley Cunha, conhecido como Leleco, ressaltou a importância das melhorias. “É uma alegria muito grande. Depois de tantas administrações e muitas promessas, agora vemos concretizados alguns de nossos pedidos”. Leleco lembrou ainda da lama nos dias de chuva e da poeira em dias secos. “Agora está muito bom”, comemorou.

O presidente da Associação de Moradores da Quinta Lebrão, Ezequias Santos, também enalteceu a ação da Prefeitura. “Agradeço em nome da comunidade ao Prefeito Arlei pela atenção dispensada ao bairro. Esperamos muito tempo por essa melhoria. Agora vemos o compromisso sendo cumprido”, disse. 

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis