Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Hemonúcleo de Teresópolis convoca doadores para reforçar estoque de sangue

Teresópolis RJ
Hemonúcleo convoca doadores para reforçar estoque de sangue

Teresópolis, 28 de julho de 2012 - O Hemonúcleo de Teresópolis solicita com urgência a doação de sangue de todos os tipos para reforçar o seu estoque, em especial os tipos negativos. Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos. O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Telefone: (21) 3641-5872.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Sine Teresópolis oferece 135 vagas de emprego


Teresópolis RJ
Sine Teresópolis oferece 135 vagas de emprego

Teresópolis, 28 de setembro de 2012 – O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 135 vagas disponíveis para diversas funções, entre elas, vendedor, servente, jardineiro e frentista. Vale ressaltar que as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento, dependendo da procura.

Para se inscrever, basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h. Os telefones para informações são (21) 2641-0159 e 2641-0357.

O Sine é um órgão do Governo Federal com gestão compartilhada com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. O sistema tem o objetivo de fazer a intermediação de mão-de-obra através de suas agências espalhadas por todo o país, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger).

Vaga disponível
Quantidade oferecida pela empresa
Cuidador de idosos
01
Ajudante de cozinha
03
Frentista
04
Copeiro
04
Promotor de vendas
04
Serralheiro
02
Vidraceiro
02
Ajudante de serralheiro   
03
Montador de esquadrias de madeira
02
Massoterapia
01
Esteticista
01
Gerente de loja e supermercado
01
Fisioterapeuta
01
Caixa de loja
02
Doméstica
05
Vendedor
03
Caseiro
04
Chapeiro
01
Bombeiro hidráulico
02
Aux. de linha de produção
02
Técnico em manutenção - informática
02
Repositor em supermercados
03
Empacotador
02
Aux. de Administração
02
Jardineiro
03
Costureira de máquina reta
02
Oficial de serviços gerais
06
Eletricista
10
Pedreiro
10
Pintor de obras
10
Armador de ferragens
10
Servente de obras
12
Carpinteiro
10
Repositor de mercadorias
02
Balconista de lanchonete
03



Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Revitalização do centro comercial de Teresópolis acontece neste domingo, 30

Teresópolis RJ
Revitalização do centro comercial acontece neste domingo, 30
Serão feitos serviços de limpeza, pintura e reforma na Calçada da Fama, Travessa Ranulfo Féo, Travessa Portugal e Rua Duque de Caxias

Teresópolis, 28 de setembro de 2012 - A Prefeitura, em parceria com a Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e o Sincomércio (Sindicato do Comércio), vem tomando uma série de iniciativas que visam revitalizar o centro comercial de Teresópolis. Uma dessas ações acontece neste domingo, 30, a partir das 8h, quando funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos vão fazer um trabalho de conservação na Calçada da Fama, Travessa Ranulfo Féo, Travessa Portugal e Rua Duque de Caxias, na Várzea.

A primeira etapa da revitalização terá início com a limpeza das vias, que contará com a utilização de um caminhão pipa. Em seguida, postes, calçadas, bancos e equipamentos de uso públicos serão recuperados, com pintura e reforma. Na segunda-feira, dia 1º de outubro, começa a segunda etapa da revitalização, tendo como objetivo evitar que o lixo seja acumulado na frente das lojas, sofrendo com a ação do tempo e de animais.

Além do ponto de coleta de lixo existente na Praça Olímpica e o trabalho já realizado pela equipe de limpeza, foi estabelecido um novo ponto de destinação do lixo na Rua Padre Tintório, ampliando os horários de coleta do lixo comum e da coleta seletiva. Na Praça Olímpica, existem 15 barris, que ficam à disposição para coleta, das 6h às 10h, e caçamba a partir das 15h; e na Rua Padre Tintório um caminhão ficará no local das 17h às 19h30.

Na próxima terça-feira, 3, às 19h, no Sincomércio (Travessa Ranulfo Féo, 36, 2º andar/208, Várzea), acontece uma reunião, aberta ao público, onde o projeto será avaliado e serão elaboradas as ações do Planejamento do Natal em Teresópolis que envolve o comércio da região central da cidade. A presença pode ser confirmada através do telefone (21) 3641-4761 ou e-mail desenvolvimentoeconomico@teresopolis.rj.gov.br.

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Entrega de certificados marca encerramento do curso de contabilidade do POT de Teresópolis

Coordenador do projeto, Rangel Pinheiro e o professor Cláudio da Silveira participaram da comemoração de encerramento do curso de Noções Básicas de Contabilidade, do POT
Entrega de certificados marca encerramento do curso de contabilidade do POT


Teresópolis, 27 de setembro de 2012 - Realizada na noite desta quarta-feira, 26, na Secretaria de Desenvolvimento Social, no Alto, a formatura da primeira turma do curso de Noções Básicas de Contabilidade oferecido às pessoas inscritas no Programa Operação Trabalho – POT. Com duração de três meses, o curso foi ministrado pelo técnico contábil, professor Cláudio da Silveira, que entregou os certificados a cada um dos formandos. A iniciativa oferece aos integrantes do POT a oportunidade de adquirir novas competências que possibilitem sua entrada no mercado de trabalho. 

Segundo o coordenador do projeto, Rangel Pinheiro, o curso foi desenvolvido para pessoas que não têm especialização e querem buscar melhores oportunidades de trabalho. “Trabalhamos com contabilidade naturalmente no dia a dia. Fazemos contas para tudo, por isso, o curso de contabilidade assim como os outros oferecidos pelo POT é muito importante para a vida dessas pessoas, basta ver o interesse delas pelas turmas. Com duração de dois anos, o programa vem oferecendo capacitação em várias áreas, possibilitando uma maior absorção deles no mercado de trabalho”, disse.

O professor Cláudio da Silveira, também frisou a importância de se qualificar os integrantes do programa de assistência social da Prefeitura. “A contabilidade é uma ciência que usamos a todo o momento. Além de oferecer um controle financeiro maior, qualifica a pessoa para uma atividade trabalhista. Eles têm sede de conhecimento e a Prefeitura tem disponibilizado ajuda nessa área de capacitação”, informou Claudio.
O professor Cláudio da Silveira entrega o certificado do curso contábil à aluna Rute de Souza
Para a aluna Tânia Maria de Azevedo, 52 anos, o curso foi uma importante oportunidade de qualificação. “Sempre gostei de matemática e sonhava em ingressar numa carreira como esta, mas a vida não me deu a oportunidade que agora, graças a Prefeitura, estou realizando. As informações adquiridas aqui vão me abrir muitas portas como trabalhar em supermercados, escritório e inclusive ajudar meu filho que faz e vende cocadas”, disse Tânia já pensando em melhorar o negócio do filho.

Mayara de Souza Ribeiro, 19 anos, também aprovou o curso. “Tudo que aprendi aqui vai me ajudar. Percebi o quanto gasto com bobeiras e a partir de agora serei mais responsável com meu dinheiro”. A aluna Rute da Rosa, de 42 anos, depois de cursar as aulas por três meses se sente apta para trabalhar no ramo. “Quero agradecer a oportunidade e dizer que o que aprendi vai ser útil para minha vida profissional e pessoal também. Pretendo continuar estudando e aplicando o aprendizado”, concluiu.
 Para a aluna Tânia Maria de Azevedo, 52 anos, o curso foi uma importante oportunidade de qualificação
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jéferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Notícias UNIFESO Teresópolis-Ano IV, no 170.

Notícias UNIFESO Teresópolis-Ano IV, no 170.
Teresópolis, 27 de setembro de 2012. Ano IV, no 170.


NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

Vestibular de Verão 2013: inscrições abertas para quatorze cursos do UNIFESO - Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2013 do UNIFESO para quatorze cursos nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais e Tecnologia. Os candidatos podem optar pelas graduações em Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia. A prova acontece no dia 17 de novembro, às 9h. Os interessados em fazer Medicina podem se inscrever até o dia 9 de novembro pelos sites <www.unifeso.edu.br> ou <www.access-selecao.com.br>. O valor da taxa de inscrição para o curso de Medicina é R$ 330 e pode ser pago em qualquer agência bancária. Para facilitar a vida de quem não poderá fazer a prova no dia 17 de novembro, o UNIFESO oferece o Vestibular Agendado ao longo de todo o ano (para todos os cursos, exceto Medicina), com inscrições pelo site ou no Campus Sede. Informações sobre o Vestibular e o ENEM: telefone (21) 2641-7111 e e-mail <vestibular@unifeso.edu.br>.

UPA em Teresópolis é cenário de prática do curso de Medicina - Começou em agosto a inserção de estudantes do curso de Medicina do UNIFESO na Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h de Teresópolis. Na unidade, acadêmicos a partir do sexto período têm a oportunidade de acompanhar o atendimento em diversas áreas, determinadas de acordo com o grau de desenvolvimento em que o aluno se encontra no curso. Entre elas estão Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e classificação de risco, atendimentos que vão de um nível de complexidade mais baixo até o nível mais alto. As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, e em conjunto com estas compõe uma rede organizada de atenção às urgências.

Curso de Introdução aos Direitos Humanos e Fundamentais - Estão abertas as inscrições para o Curso de Introdução aos Direitos Humanos e Fundamentais, que traz em sua programação palestras, painéis e debates. O interessado em se aprofundar no tema pode se inscrever na Secretaria Geral de Ensino (SEGEN), mediante o pagamento da taxa de R$15. A abertura do evento será no dia 06 de outubro, às 10h, na Sala Multimídia Biomédicas. Para os próximos encontros, serão abordados temas como “A dignidade humana e os direitos fundamentais na Constituição Brasileira”; “Direito humano à saúde “; “Direito humano e fundamental à educação”; “Filosofia e direitos humanos”; “A violência contra a mulher e as salvaguardas dos direitos humanos e fundamentais”, entre outros. Mais detalhes sobre a programação disponíveis no site do UNIFESO.

UNIFESO e Secretaria de Educação comemoram iniciativa em prol da capacitação de futuros professores - No dia 24 de setembro aconteceu a cerimônia de lançamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no UNIFESO. O Projeto Institucional e os Subprojetos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia foram aprovados no edital 011/2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que prevê a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo PIBID e demais despesas a ele vinculadas. O objetivo da seleção é fomentar a formação inicial de profissionais do magistério, seguindo as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Cursos de Engenharia do UNIFESO investem em laboratórios com novos equipamentos - Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFESO estão prestes a formar suas primeiras turmas. Com a finalidade de melhorar o ensino e aproximar da prática a teoria vista em sala de aula pelos acadêmicos, nos últimos semestres a Instituição vem adquirindo máquinas e equipamentos que estão compondo os novos laboratórios do Campus FESO Pro Arte. No ano passado, foi implantado o Laboratório de Fenômenos de Transportes, com equipamentos para o experimento de bombas centrífugas, determinação de curvas características e associação de bombas centrífugas; experimento de meios porosos, perda de carga e fluidização; e experimento de perda de carga em acessórios hidráulicos. Para este semestre, as novidades estão no Laboratório de Física. Entre elas o Gerador de Van Der Graff, uma máquina eletrostática; o Trilho de Ar, com o qual os estudantes podem observar como funcionam os trens, por exemplo; e o Eletroscópio Retangular, que verifica a existência e diferencia as cargas elétricas em corpos eletrizados.

UNIFESO realiza III Jornada Odontológica - Nos dias 20, 21 e 22 de setembro aconteceu a “III Jornada Odontológica – Professor Laucyr Pires Domingues”, no Campus Sede. Promovido pelo curso de Odontologia e pelo Diretório Acadêmico Laucyr Pires Domingues (DALPD), o evento abordou o tema “Odontologia Baseada em Evidências – Desenvolvendo Qualidade no Ensino, Pesquisa e Extensão”. Na abertura da jornada, dia 20, em reconhecimento à figura do professor Laucyr Pires Domingues foi descerrada a placa da Clínica-Escola de Odontologia, que agora leva o seu nome. Em seguida, no auditório Omar Magalhães, um vídeo e muitas homenagens emocionaram os presentes. Durante os três dias, alunos e egressos da graduação e pós-graduação de Odontologia do UNIFESO, além de estudantes de outras instituições, profissionais de saúde e sócios da Associação Brasileira de Odontologia participaram de palestras com professores convidados, apresentação oral de painéis eletrônicos e atividades práticas (hands on).

Professora do UNIFESO conclui mestrado em Economia Empresarial - A professora Telma de Amorim Freitas Silva, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, agora é mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Ela apresentou a dissertação “ISEP – Índice de Sharpe Escolar a partir da Prova Brasil: aplicação para a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro”, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), no dia 28 de agosto. Entre os objetivos da dissertação está o de verificar as diferenças apresentas entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo ISEP para a região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

CCS faz a abertura do PET Saúde no UNIFESO - A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Verônica Santos Albuquerque, realizou no dia 27 de setembro a abertura oficial de ações que visam introduzir na formação dos estudantes os mais diversos cenários relacionados ao trabalho da área de saúde, a partir das estratégias do Programa de Educação pelo Trabalho (PET Saúde). Na ocasião, foi convidada para proferir palestra sobre “Linha de cuidados interdisciplinares” a professora Laura Feuerwerker, parceira UNIFESO de longa data em diversas iniciativas e experiente consultora na área de formação de profissionais de saúde. Após a palestra, os acadêmicos participaram de uma roda de conversa com os preceptores do programa.

Processo de Recadastramento das Bolsas de Estudo/2013 – Estudantes bolsistas devem acessar o site www.unifeso.edu.br, e verificar as datas e horários do Recadastramento das Bolsas de Estudo/2013. A não entrega resulta na imediata exclusão do benefício.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.


PROGRAMAÇÃO DE TERESÓPOLIS

CENTRO CULTURAL FESO PRO ARTE E UNIVERTI-FESO

Café Filosófico - No dia 28 de setembro, às 15h, o Centro Cultural FESO Pro Arte promove mais uma edição do Café Filosófico, com o tema “Saúde Mental na Maturidade”. O debate contará com a psicanalista Eveline Mello, a psicóloga Patrícia Estrella e a socióloga Tamine Elmôr, coordenadora da Universidade da Terceira Idade (UNIVERTI-FESO). O público também poderá conferir a “Oficina de Flores”, com Neuza Gouvea, e a apresentação do “Coral Sonoridades”, sob a regência de Ricardo Oliveira. Informações pelo telefone (21) 2644-5770, ou pelo e-mail proarte@unifeso.edu.br.

CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.


TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.

Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.


UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela
Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Bairro de Pessegueiros,em Teresópolis, recebe asfaltamento e ponte está sendo recolocada,dentre outros serviços públicos

Na entrada para a Granja Mafra, com o auxílio de uma escavadeira, profissionais da Prefeitura trocam uma ponte de lugar
Pessegueiros recebe asfaltamento

Ponte no bairro também está sendo colocada em local mais seguro, entre margens mais estreitas do rio

Teresópolis, 27 de setembro de 2012 – Nesta quinta-feira, dia 27, equipes da Prefeitura de Teresópolis atuaram na Estrada de Pessegueiros, no 2º Distrito, fazendo o asfaltamento de um trecho de aproximadamente um quilômetro de extensão, onde anteriormente havia sido feita a troca da rede de manilhas de águas pluviais da via. Na operação atuam seis profissionais da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
na Estrada de Pessegueiros, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos faz o asfaltamento de um trecho de aproximadamente um quilômetro
Mais à frente, ainda em Pessegueiros, na entrada para a Granja Mafra, com o auxílio de uma escavadeira, profissionais da Prefeitura trocam uma ponte de lugar, com o objetivo de deixar a passagem mais firme, colocando-a entre margens mais estreitas.

Na Av. Delfim Moreira o asfaltamento segue a todo vapor. A ação acontece graças a um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, que garantiu para o município pouco mais de 10 quilômetros de asfalto para colocação em vias mapeadas pela gestão municipal. O trânsito na rua está sendo coordenado pela Guarda Municipal e segue em sistema de pare e siga.
O asfaltamento da Av. Delfim Moreira segue a todo vapor

Equipes da Operação Cidade Bela também trabalharam nesta quinta fazendo na capina e limpeza geral das ruas Padre Tintório, na Várzea, e José Maria de Araújo Regadas, no Ermitage.
 Equipes da Operação Cidade Bela também trabalharam na capina e limpeza geral de ruas na Várzea e no Ermitage
Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

SESC Teresópolis - Clube do Blues-A Viagem dos Eborás-Depois da Língua do Nhem

Programação SESC Teresópolis - Clube do Blues-A Viagem dos Eborás-Depois da Língua do Nhem

Fonte:Sesc Rio

UNIFESO Teresópolis e Secretaria de Educação comemoram iniciativa em prol da capacitação de futuros professores

UNIFESO e Secretaria de Educação comemoram iniciativa em prol da capacitação de futuros professores


No dia 24 de setembro aconteceu a cerimônia de lançamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). O Projeto Institucional e os Subprojetos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia foram aprovados no edital 011/2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que prevê a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo PIBID e demais despesas a ele vinculadas. O objetivo da seleção é fomentar a formação inicial de profissionais do magistério, seguindo as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. 

Lançamento

Compuseram a mesa diretora os professores Luis Eduardo Possidente Tostes, Reitor do UNIFESO; José Feres Abido Miranda, Pró-ReitorAcadêmico; Katiuscia Vargas Antunes, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Maria Teresinha Espinosa de Oliveira, coordenadora do curso de Pedagogia; Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas; e Márcia Maria Tavares de Souza,representando a Secretaria Municipal de Educação. Estudantes e docentes do UNIFESO e da rede pública também prestigiaram o evento.

O Reitor ressaltou a importância da sensibilidade do setor público, através da iniciativa do UNIFESO com a Secretaria Municipal de Educação e as escolas públicas. “Como formadores de recursos humanos temos uma preocupação especial com esta questão. Com certeza teremos um ganho para nossa cidade, já que se trata de um bem tão especial, que é formar novos docentes”, declarou o Reitor. A professora Márcia de Souza lembrou que o projeto representa um esforço do governo federal em prol da melhoria da qualidade do atendimento. “É um prazer poder estar junto aos formadores dos nossos futuros professores, e isso só vai trazer benefícios para todos: escolas, comunidades, futuros professores e atuais”, avaliou a professora Márcia.

Sobre o projeto

A professora Edneia Tayt-Sohn, assessora de Desenvolvimento de Projetos Institucionais do UNIFESO, ressaltou que esta é a primeira vez que o projeto foi inscrito para participar dessa iniciativa da CAPES/PIBID. “O nosso projeto institucional atende e aponta para os objetivos do PIBID, quais sejam os de promover o incentivo a iniciação à docência durante o curso de graduação – licenciaturas – voltado aos estudantes. Além disto, ele busca a parceria de escolas da rede pública de Ensino Médio e Fundamental, a partir da interação ensino e trabalho”, explicou a assessora. Entre as escolas firmaram parceria para a ação, estão o Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, o Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, a Escola Municipal Beatriz Silva e o Colégio Estadual Higino da Silveira.

Os Subprojetos

O Subprojeto 1, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, tem como título “Projeto Transversal de Prática de Ciências e Educação Ambiental na Escola Municipal Beatriz Silva, Teresópolis, Região Serrana, Rio de Janeiro”. O Subprojeto 2, da Pedagogia, intitulado “Formação docente: Um Olhar para o Cotidiano da Escola”, invoca a questão da formação docente voltada ao cotidiano da atuação nas escolas públicas. “É no âmbito desses dois cursos que a propostas do PIBID/UNIFESO/2012 vem aperfeiçoar a formação inicial dos professores, estreitando relações entre a teoria e a prática desde os primeiros anos de sua graduação”, justificou a professora Katiuscia Vargas. Para a estudante Luciana Marx, do curso de Pedagogia, “esta é uma grande oportunidade de inserir a prática antes mesmo da formação. Essa aproximação do estudante universitário com a escola pública configura e caracteriza, na prática, tudo o que aprofundamos teoricamente dentro da academia. Com isso, o estudante só tem a crescer profissionalmente”, avaliou.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Defesa Civil de Teresópolis permanece em estágio de atenção

Teresópolis RJ
Defesa Civil permanece em estágio de atenção

Teresópolis, 26 de setembro de 2012 – A Defesa Civil de Teresópolis permanece em estágio de atenção devido à previsão de chuva para a noite desta quarta-feira, 26. Não houve registro de ocorrências nas últimas horas, apesar da chuva intermitente que atinge o município. Agentes de Defesa Civil permanecem de prontidão para atender a população pelo telefone de emergência 199.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Previsão do tempo INMET para Teresópolis 27/09/2012

Prezados,

Repassamos, para conhecimento e divulgação, a Previsão do tempo do 6° Distrito de Meteorologia do INMET para esta quinta-feira, 27/09.

Visualização e download

Fonte:Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Teresópolis
(21) 2742-8773 / 2742-3229

Prefeitura de Teresópolis inaugura agência dos Correios em Mottas

Prefeitura inaugura agência comunitária dos Correios em Mottas, no 3º Distrito
Prefeitura inaugura agência dos Correios em Mottas


Teresópolis, 26 de setembro de 2012 – A Prefeitura inaugurou nesta quarta-feira, dia 26, a Agência Comunitária dos Correios em Mottas, no 3º Distrito. A unidade é o resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura de Teresópolis e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e atenderá também às localidades de Independente de Mottas e Soledade. Antes, os moradores dessas regiões tinham que buscar suas correspondências na agência de Bonsucesso.

As cartas serão entregues em domicílio nas residências e comércios localizados em um raio de 500 metros da agência, localizada na Estrada da Serra do Sampaio. “As correspondências chegarão na agência, um posto centralizado, facilitando demais a vida das pessoas que vivem aqui. Estamos atendendo a um pedido de mais de dez anos desta comunidade, que vai ter sua vida extremamente facilitada. Isso valoriza toda essa região, a transforma e mostra o caminho do progresso”, afirmou Luiz Ribeiro, Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia.
Prefeitura inaugura agência comunitária dos Correios em Mottas, no 3º Distrito“Esta agência valoriza toda essa região, a transforma e mostra o caminho do progresso”, afirmou Luiz Ribeiro, Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia
 Moradora do bairro, Gracieli Almeida Moraes será a responsável pela agência. “Será um desafio para mim, mas estou muito animada. Antes, as pessoas tinham que ir a Bonsucesso pegar suas correspondências e, muitas vezes, perdiam os prazos para fazer pagamentos, por exemplo”, explicou. Agências comunitárias como esta já existem em Vieira, Bonsucesso, Água Quente e Venda Nova. 

“Estou muito feliz em ver um sonho tão antigo da comunidade se realizar. Seremos muito beneficiados e, assim como a reforma da E.M. Sizenando Adolfo Tayt-Sohn, a inauguração desta agência do Correios, marca um novo tempo em Mottas, representa a evolução e o desenvolvimento da nossa comunidade. Nossos sonhos estão se realizando em muito pouco tempo”, comemorou a moradora da região, Josiane Rodrigues Tayt-Sohn.
 Moradora do bairro, Gracieli Almeida Moraes será a responsável pela agência “Estou muito feliz em ver um sonho tão antigo da comunidade se realizar”, comemorou a moradora da região, Josiane Rodrigues Tayt-Sohn
 De acordo com Raquel da Mota, gestora das Agências Comunitárias dos Correios da Região Serrana, os serviços oferecidos pela agência serão postagem de cartas simples e registradas; postagem de encomendas sedex e PAC, venda e resgate de telesena. “A agência também venderá produtos como selos, caixas de encomendas, aerogramas sociais e nacionais, envelopes pré-franqueados”, detalhou Raquel. Ela reforçou ainda que a parceria entre a Prefeitura e os Correios tem funcionado muito bem. “A nossa parceria se intensificou no último ano e isso nos deixa muito satisfeitos, sobretudo porque temos como padrão a excelência no atendimento”, finalizou.
De acordo com Raquel da Mota, gestora das Agências Comunitárias dos Correios da Região Serrana, os serviços oferecidos pela agência serão postagem de cartas simples e registradas; postagem de encomendas sedex e PAC, venda e resgate de telesena

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Regularização fundiária é tema de palestra do projeto Quartas Ambientais em Teresópolis

Teresópolis RJ
Regularização fundiária é tema de palestra do projeto Quartas Ambientais


Teresópolis, 26 de setembro de 2012 – Marcada para o dia 3 de outubro, a edição mensal do projeto Quartas Ambientais vai abordar o tema “Regularização fundiária como instrumento de planejamento da ocupação e gestão do território”. A palestra será ministrada pelo tabelião Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza, titular do Cartório de 2º Ofício de Notas e Registro de Imóveis de Teresópolis. Com início às 15h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea), a palestra tem entrada franca.

Historicamente, o processo de urbanização no Brasil tem se caracterizado pela proliferação de processos informais e desordenados de crescimento urbano. Em Teresópolis esse cenário é agravado pelas características geológicas que colocam, constantemente, parte significativa do município em situação de vulnerabilidade e risco socioambientais. Nesse sentido, a regularização fundiária torna-se um aspecto fundamental dos processos de desenvolvimento, planejamento, legislação e gestão do município.

Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura de Teresópolis e lançado em 2009, o projeto Quartas Ambientais é realizado uma vez por mês. O objetivo é conscientizar líderes comunitários, estudantes, gestores públicos e pessoas interessadas sobre a importância da preservação ambiental no processo de desenvolvimento do município.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Vereadores de Teresópolis aprovam moções com reivindicações para bairros e sugestões de projetos

Vereadores aprovam moções com reivindicações para bairros e sugestões de projetos


Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Teresópolis nesta terça-feira, dia 25, os Vereadores aprovaram projeto de lei do Executivo Municipal que muda a denominação de unidades escolares municipais.

O Vereador Ademir Enfermeiro (PMDB) teve aprovada em plenário a proposição que sugere a criação do Projeto Adote uma Biblioteca, onde empresas privadas ficariam liberadas para adotar bibliotecas públicas. Ademir também teve aprovada moção que sugere a criação do Concurso Anual de Redação a ser realizada em todas as escolas da rede pública municipal de ensino.
 Do Vereador Cláudio Mello (PT) também foram aprovadas diversas proposições como a que pede a recuperação e o reasfaltamento da rua João Góes, no Meudon. Para o mesmo bairro, o vereador reivindicou iluminação pública para a via conhecida como “Rua do Haras”, que encontra-se desprovida deste serviço público.
 Já o Vereador Waguinho (PSC) teve aprovado pedido para que seja realizada Operação Cidade Bela na Alameda Bambuzal, na Posse, com serviços de limpeza, capina, asfaltamento e construção de bueiros. Waguinho também pediu a reforma da Praça Maria Corina, com implantação de academia popular.

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Abertas inscrições para membros do Conselho Tutelar de Teresópolis

Teresópolis RJ
Abertas inscrições para membros do Conselho Tutelar

Teresópolis, 25 de setembro de 2012 - Órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes, segundo o estabelecido em estatuto próprio, o Conselho Tutelar vai abrir, em outubro, inscrições para a primeira etapa da eleição ao cargo de Conselheiro, relativo ao biênio 2013/2015.

Os interessados poderão se inscrever, entre os dias 16 e 29, das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que fica na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, nº 190, segundo piso, sala 04.

Podem se candidatar ao cargo pessoas de ambos os sexos que tenham amplo conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, com idade superior a 21 anos e reconhecida idoneidade moral. O Conselho é composto de cinco membros.

São exigidos também experiência mínima de dois anos na área de defesa dos direitos ou de atendimento a crianças e adolescentes, conclusão do ensino médio e residência no município de Teresópolis há pelo menos dois anos. O candidato precisa ainda estar em pleno gozo dos direitos políticos.

O processo de escolha dos conselheiros tutelares seguirá as seguintes etapas 1) inscrição dos candidatos; 2) inscrição dos eleitores; 3) prova de aferição de conhecimentos específicos do Estatuto da Criança e do Adolescente; 4) realização de sufrágio universal e voto direto, secreto e individual.

Qualquer pessoa pode se candidatar a eleitor dos membros do Conselho, mas precisará se cadastrar segundo disposição ainda a ser publicada na imprensa.

No ato da inscrição os candidatos a vaga de Conselheiro Titular deverão apresentar todos os documentos exigidos no Edital de Eleição do Conselho Tutelar a ser publicado em Diário Oficial do município de Teresópolis. 

Texto: José Áttico
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Começa o asfaltamento na Av. Delfim Moreira em Teresópolis

“Estamos colocando o asfalto quente, graças à parceria da Prefeitura com o Governo do Estado”, disse Carlos Antonio, Secretário Municipal de Fiscalização de Obras Públicas
Começa o asfaltamento na Av. Delfim Moreira


Teresópolis, 25 de setembro de 2012 – Foi iniciado nesta terça-feira, dia 25, o asfaltamento da Av. Delfim Moreira, na altura do Vale do Paraíso. Neste primeiro trecho da pavimentação será recapeada uma extensão de 1.312 metros, desde a esquina da R. Manoel José Lebrão até o Mirante do Vale do Paraíso. Na sequência, a equipe, formada por 22 profissionais seguirá para a Estrada Wenceslau José de Medeiros, até a margem da BR-116.

A previsão é que a primeira fase da obra dure aproximadamente 15 dias, dependendo das condições climáticas. “Estamos colocando o asfalto quente, graças à parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e, com este tipo de material, o serviço não pode ser feito com chuva. Nossa expectativa é finalizar o trabalho na Av. Delfim Moreira em, no máximo, 15 dias, contando com o temo favorável”, explicou Carlos Antonio Lopes Oliveira, Secretário Municipal de Fiscalização de Obras Públicas. Segundo ele, nos trechos mais críticos da via, será necessário fazer a troca do solo.

No local, agentes da Guarda Municipal orientam o trânsito, que teve que ser modificado em virtude da grande obra. “Os motoristas que forem para a Várzea pela Av. Delfim Moreira deverão entrar na R. Alexandre Fleming, onde sairão na Av. Presidente Roosevelt e, de lá, seguirão para o Centro”, explicou o Secretário Municipal de Segurança Pública, Marco Antônio da Luz.
Foi iniciado o asfaltamento da Av. Delfim Moreira, na altura do Vale do ParaísoNo primeiro trecho da pavimentação será recapeada uma extensão de 1.312 metros, desde a esquina da R. Manoel José Lebrão até o Mirante do Vale do Paraíso
 Pensando nos transtornos que a obra causará aos pedestres e motoristas que passam pela via, a Prefeitura distribuiu em residências e comércios do Vale do Paraíso um comunicado explicando os problemas que poderão ocorrer, como congestionamentos e poeira, e solicitando a compreensão de todos. O comunicado solicita ainda que, dentro do possível, seja evitado o estacionamento de veículos nas vias que receberão o recapeamento.

Pintura de faixas

Na R. das Paineiras, via que recebeu novo asfaltamento recentemente, em 1.109 metros de extensão, profissionais da Secretaria de Segurança Pública de Teresópolis fazem a medição e a marcação do solo para, em seguida, iniciar a pintura de sinalização das faixas, meio-fios e quebra-molas.
 Profissionais da Secretaria de Segurança Pública de Teresópolis fazem a marcação do solo para iniciar a pintura de sinalização da R. das Paineiras
Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis atualiza dados do Bolsa Família nesta quinta em Três Córregos


TERESOPOLIS
Prefeitura atualiza dados do Bolsa Família nesta quinta em Três Córregos

Teresópolis, 25 de setembro de 2012 – Nesta quinta-feira, 27, equipes das Secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Educação estarãoem Três Córregos para atualizar os dados dos moradores do 2º Distrito que se inscreveram no Programa Bolsa Família e que há mais de um ano não fazem o recadastramento. O atendimento será feito na Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira, das 9h às 15h, para os moradores de Três Córregos, Poço dos Peixes, Holliday, Biquinha, Bacia e Rincão Gaúcho. 

Os documentos necessários são carteira de trabalho, mesmo que não esteja assinada, e o último contracheque, se a carteira for assinada; carteira de identidade, CPF e título de eleitor de todos os maiores de 18 anos; certidão de nascimento dos menores de 18 anos; declaração de matrícula em escola para membros da família entre 6 e 17 anos; cópia de comprovante de residência, que poder ser conta de luz, de água ou de telefone atual.

Desde o dia 13 de setembro, quando teve início o calendário de atendimento, cerca de 100 famílias dos bairros Caleme, Posse e região atualizaram os seus dados. O recadastramento prossegue até dezembro, com as equipes da Prefeitura percorrendo bairros e localidades, na cidade e no interior, para facilitar o acesso dos beneficiários.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda destinado a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda per capita de até R$ 140. A habilitação, seleção e concessão do benefício são de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O benefício é concedido de acordo com a renda da família e a idade das crianças e adolescentes. Benefício básico: R$ 70 para as famílias com renda per capita de até R$ 70; benefício variável: R$ 32 por cada criança de zero a 15 anos de idade (até cinco crianças); benefício variável jovem: R$ 38 por cada adolescente de 16 e 17 anos de idade (até dois adolescentes); benefício gestante: R$ 32 para grávidas de zero a nove meses de gestação (até nove parcelas); e benefício nutriz: R$ 32 parta mães que amamentam até os primeiros meses de vida (até seis parcelas).

Para receber o benefício devem ser cumpridos compromissos nas áreas de saúde, educação e assistência social, como freqüência escolar, acompanhamento do calendário vacinal, exame pré-natal das grávidas e atualização anual dos dados no Cadastro Único para Programas Sociais.

Confira o calendário de atendimento de outubro a dezembro:

OUTUBRO - DIA E HORA
LOCAL
COMUNIDADES ATENDIDAS
04/10, quinta, 9h às 15h
Centro Educacional Beatriz Silva
(R. Dr. Oliveira, 700, Barra do Imbuí)
Barra do Imbui, Espanhol, Pimenteiras
11/10, quinta, 9h às 15h
Escola Municipal Maria Mendes
(Cruzeiro 2º Distrito)
Cruzeiro, Fazenda Alpina, Santa Rita, Arrieiro
18/10, quinta, 9h às 15h
Escola Municipal Albino Teixeira da Rocha (Estrada Rio-Bahia, km 60, Providência, 2º Distrito)
Providência, Granja Mafra, Andradas, Fazenda Suíça, Brejal, Campo Limpo, Ponte Nova
25/10, quinta, 9h às 15h
Escola Municipal Sizenando Adolfo Tayt-Sohn (Mottas, 3º Distrito)
Santa Rosa, Mottas, Independente de Mottas
NOVEMBRO - DIA E HORA
LOCAL
COMUNIDADES ATENDIDAS
08/11, quinta, 9h às 12h
Escola Municipal Paulino Custódio de Rezende (Estrada Isaías Vidal, Canoas)
Canoas, Prata dos Aredes, Varginha
22/11, quinta, 9h às 15h,
Escola Municipal Laura da Conceição Damásio (Vale Alpino)
Vale Alpino, Sebastiana
29/11, quinta, 9h às 15h
Escola Municipal Maria da Glória Gonçalves (Imbiú, 3º Distrito)
Imbiú, Venda Nova, Prates, Tapera
DEZEMBRO - DIA E HORA
LOCAL
COMUNIDADES ATENDIDAS
06/12, quinta, 9h às 16h




Fonte:Ascom
Escola Municipal Antonio Custódio
(Vieira, 3º Distrito)






Vieira, Palmital, Serra do Calado