Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

Assembléia elege Prefeito Arlei para presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos

Presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, Prefeito Arlei conversa com o vice-presidente, o Prefeito da cidade do Carmo, Odir Gonçalves Ribeiro
Assembléia elege Prefeito Arlei para presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos 


Teresópolis, 30 de abril de 2013 – Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 30, na Prefeitura de Teresópolis, foi escolhido para presidir o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos – Serrana I, o Prefeito de Teresópolis, Arlei de Oliveira Rosa e para vice-presidente, o Prefeito da cidade do Carmo, Odir Gonçalves Ribeiro.

Durante a reunião foi designado os membros da diretoria executiva e também assinado o primeiro termo aditivo ao contrato, autorizando o ingresso do Governo do Estado, consolidando a implementação do consórcio. O encontro reuniu, além dos prefeitos, representantes dos municípios associados e o Superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Victor Zveibil.

A implantação do consórcio firmado entre os municípios de Teresópolis, Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto objetiva o tratamento e a gestão integrada dos resíduos sólidos produzidos pelas quatro cidades e despejados no Aterro Sanitário do município. A iniciativa atende ao Programa Pacto pelo Saneamento – Lixo Zero, da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA).

Além de reduzir os custos de operação do Aterro Sanitário, a oficialização do consórcio intermunicipal estreita ainda mais a parceria entre as quatro cidades em outras iniciativas ambientais, e também rende para Teresópolis e os outros três municípios o aumento do repasse de recursos do ICMS Verde.
Reunião do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos elege Prefeito Arlei para presidente, designa membros da diretoria executiva e aprova a integração do Governo do Estado(da esquerda para direita) Prefeitos de São José do Vale do Rio Preto, José Augusto Gonçalves, de Sumidouro, Juarez Corguinha, de Teresópolis, Arlei, e do Carmo, Odir Gonçalves Ribeiro, e o  Superintendente de Políticas de Saneamento da SEA, Victor Zveibil
Para o Prefeito Arlei, além do compromisso assumido junto ao Ministério Público, a cidade será beneficiada com mais recursos para a administração do aterro. “O município de Teresópolis, que já recebe o lixo dessas outras três cidades, terá agora, através do consórcio, que estipula um contrato de rateio, ainda mais condições de zelar pela manutenção do Aterro Sanitário”, salientou Arlei.

Segundo o Superintendente de Políticas de Saneamento da SEA, Victor Zveibil, o papel do Estado dentro dos consórcios é de reforço e sustentação. “Por ser um processo novo no Brasil, o Estado vem para apoiar tanto tecnicamente quanto nos processos formais e também ajudar com recursos nos aspectos da operacionalização do sistema de resíduos sólidos”, explicou.

O subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, André de Mello, falou da importância da reciclagem neste processo. “Todo município é responsável pelo lixo que produz e, a partir de agora, através do contrato de rateio estabelecido pelo consórcio, cada município terá custos contabilizados pela quantidade de resíduos despejados no aterro. Daí a importância da reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, reduzindo custos de produção. Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado. Por isso é importante reciclar. Quanto menos lixo for despejado menos o município vai ter que pagar. O importante agora é reciclar mais para pagar menos”, concluiu.
Prefeito Arlei entre os prefeitos das cidades que integram o Consórcio Serrana I, o Superintendente de Políticas de Saneamento da SEA, e membros da diretoria executiva
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário