Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Prefeitura de Teresópolis investe na Alfabetização na Idade Certa

 A professora Cristina Esteves (centro) apresenta, com educadoras inscritas no PNAIC, materiais de alfabetização e letramento desenvolvido por elas
Prefeitura investe na Alfabetização na Idade Certa


Teresópolis, 29 de abril de 2013 - A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), aderiu em 2012 ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Lançado em Teresópolis na Semana Municipal de Educação, que aconteceu em março deste ano, o PNAIC tem como eixo principal a formação continuada dos professores e alfabetizadores e agora recebe da Prefeitura recursos extras de incentivo à sua implementação no município. Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o Prefeito Arlei entende a importância deste programa para a Educação municipal e por isso está fazendo o possível para que seu êxito seja total.

“Criamos duas rotas de transporte gratuito, uma percorrendo a Terê-Fri e outra a Rio-Bahia, para que os professores do interior, inscritos no Programa, não tenham custos para fazer sua formação. Além disso, os Orientadores Pedagógicos e Professores recém contratados que só poderiam participar como ouvintes, receberão todos os benefícios, inclusive a bolsa integral, custeada pela Prefeitura. Entendemos que estas medidas incentivam e aumentam o comprometimento com a Educação de Base em Teresópolis”, explicou o Secretário.

O curso é presencial e tem dois anos de duração. Em 2013, a ênfase será em linguagem e em 2014 em matemática. Em cada ano, a duração total será de 120 horas com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo. A UFRJ emitirá certificado para os orientadores de estudo e para os professores alfabetizadores ao final de cada ano do curso. Além disso, o MEC oferece para os participantes uma bolsa de R$ 200,00, durante os oito meses de formação continuada em 2013.

“Em Teresópolis a adesão dos professores foi voluntária e 160 educadores, divididos em oito turmas aos sábados ou segundas-feiras, dependendo da disponibilidade de cada profissional, estão inscritos no curso. “Embora o Programa ainda esteja em seu início, já podemos notar uma reflexão sobre a prática através dos questionamentos e troca de experiências destes professores, que neste momento voltam às salas de aula como alunos”, analisa a professora Cristina Esteves, que esteve presente no lançamento do Pacto em Brasília, no ano passado, e hoje é responsável pela coordenação do Programa em Teresópolis.

As ações previstas no Pacto são um conjunto integrado de programas disponibilizados pelo Ministério da Educação e que contribuem para a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essa formação se dá através de Professores Orientadores da Rede Municipal de Ensino que estão fazendo um curso específico com 200 horas de duração por ano, ministrado pela UFRJ em Nova Friburgo.
De volta à sala de aula como alunos, professores municipais recebem incentivos extras da prefeitura
Fotos:Sec Educação de Teresópolis
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário