Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Secretaria de Comunicação de Teresópolis e as principais notícias em destaque

Teresópolis RJ
Resumo dos releases

Estado entrega títulos de ‘Unidade Amiga da Amamentação’ na próxima quarta, 24, em Teresópolis-Marcada para a próxima quarta-feira, dia 24 de abril, a entrega de mais dois títulos de Unidade Básica Amiga da Amamentação para Teresópolis. Desta vez, foram contempladas as Unidades de Saúde da Família da Barra do Imbuí, na cidade, e de Vargem Grande, no interior do município. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde tem por finalidade reduzir os índices de mortalidade infantil através da promoção e do incentivo ao aleitamento materno.

Grupo da Colômbia se apresenta neste domingo no Cultura nos Bairros, na Beira Linha-Neste domingo, 21 de abril, a Secretaria de Cultura de Teresópolis levará à comunidade da Beira Linha o projeto Cultura nos Bairros. A edição do projeto terá a participação do grupo de teatro Vendimia, da Colômbia. As atividades serão realizadas na 'pracinha' da comunidade, próximo à Escola Municipal Chiquinha Rolla, com início às 15h. Na programação, estão previstas apresentações musicais e teatrais. No sábado, 20, será realizado um bate-papo entre o grupo colombiano e os artistas da cidade, a partir das 17h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com entrada franca.

Feriadão: Prefeitura fecha na sexta e reabre na quarta-feira, 24 de abril-A Prefeitura de Teresópolis tem expediente normal nesta sexta, 19, e depois retomará o atendimento ao público na quarta-feira, dia 24, por conta dos feriados, nacional de Tiradentes, comemorado no domingo, 21, e o estadual de São Jorge, na terça, 23. Entretanto, a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo e emergência médica. Escolas, creches e postos de saúde voltam ao funcionamento normal na quarta, 24.

Feirinha de Teresópolis funciona até quarta-feira-A Feirinha de Teresópolis funcionará deste sábado até terça-feira, 23, devido ao feriado nacional de Tiradentes e o estadual de São Jorge. Montados na Praça Higino da Silveira, no Alto, os cerca de 560 estandes e a Praça de Alimentação e Eventos funcionarão das 10h às 18h, com opções de confecção, artesanato e lanches rápidos.

Já o Espaço Mulher vai funcionar nesta sexta e sábado, na Praça Baltasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, das 9h às 17h, com venda de artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato.

Trânsito tem esquema especial na Rio-Teresópolis durante os feriados de Tiradentes e São Jorge-Por conta do feriado nacional de Tiradentes (21) e estadual de São Jorge (23), a Concessionária Rio-Teresópolis, empresa que administra a rodovia, vai suspender o sistema ‘pare e siga’ na Serra, a partir das 13h desta sexta-feira, 19. A ideia é minimizar as retenções do trânsito devido ao aumento do fluxo de veículos em período de feriado prolongado. A suspensão vai até a manhã da quarta-feira, 24, quando será encerrado o plantão.

Dia D contra a gripe: sábado, 20, tem vacinação na cidade e no interior-Este sábado, 20, é o Dia D de mobilização nacional contra a gripe. Com isso, haverá campanha de vacinação contra a influenza em 21 postos, na cidade e no interior. Também estarão funcionando duas unidades móveis: na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, e na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto. O atendimento será das 8h às 17h. Devem tomar a vacina crianças de seis meses a dois anos, grávidas em qualquer período gestacional, mulheres que deram a luz até 45 dias, funcionários da Saúde e idosos a partir de 60 anos. Este ano também estão sendo vacinados portadores de doenças crônicas com indicação médica. A campanha prossegue até o dia 26 de abril, das 8h às 17, nas unidades de saúde da cidade.

Prosseguem as obras de reconstrução do Governo Estadual em Teresópolis-As obras de reconstrução e de prevenção realizadas pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, continuam acontecendo em vários pontos do município. As intervenções podem ser vistas nos locais mais atingidos pelas chuvas de janeiro de 2011, como Caleme, Parque do Imbuí, Vila Muqui, Granja Florestal, Cascata do Imbuí, Posse, Fischer e Campo Grande. Obras de drenagem, limpeza e desobstrução de rios, contenção de encostas e de margem de rio, construção de pontes e galerias, e reflorestamento das áreas devastadas pelas enchentes são algumas das ações executadas por empresas contratadas pelo Estado.

Simpósio de hotelaria hospitalar movimentou Teresópolis-Realizado no último final de semana no Centro de Convenções do Hotel Alpina, o I Simpósio Estadual de Hotelaria e Controle da Infecção Hospitalar movimentou Teresópolis, reunindo cerca de 300 participantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Manaus e Florianópolis, entre outras cidades. Promovido pela Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro, o evento foi resultado de uma ação coordenada entre o Conselho Municipal de Turismo, Convention Bureau de Teresópolis e Secretaria Municipal de Turismo para incluir o município no circuito estadual e nacional de congressos e eventos, a fim de alavancar o turismo e a economia da cidade.

Lutador teresopolitano conquista título em Niterói-Patrocinado pela Secretaria Municipal de Esportes, o atleta teresopolitano Jessé Rodrigues (O Poder) conquistou a Medalha de Ouro na categoria Senior 1, faixa preta, pesadíssimo, durante a Copa do Brasil de Jiu-jítsu 2013. A competição foi realizada no início de abril no clube Canto do Rio, em Niterói, pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Olímpico. A próxima luta do atleta será no dia 11 de maio, no campeonato estadual, também em Niterói.

Cultura de Raiz concorre ao Prêmio Rio Sociocultural 2013-O projeto Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis, de valorização da cultura popular, está inscrito no Prêmio Rio Sociocultural deste ano. Em sua quarta edição, o prêmio tem como objetivo identificar, premiar e dar visibilidade às ações inovadoras, capazes de gerar crescimento social e fortalecer a identidade cultural fluminense. Após avaliação, cinco das iniciativas finalistas sairão vencedoras, dividindo entre si R$ 100 mil em prêmios.

Sine Teresópolis oferece 38 oportunidades de emprego-O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 38 vagas disponíveis para 17 funções, entre elas, auxiliar de escritório, vendedor de consórcio, professor de inglês, lavadeiro e salgadeiro. Para se inscrever, basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

Sede do Parque Natural Montanhas de Teresópolis será inaugurada em julho-Já estão em fase de acabamento - para inauguração durante os festejos do aniversário da cidade, em julho - as obras da sede definitiva do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis em Santa Rita, 2º Distrito. A antiga sede da Fazenda Urso Branco está sendo recuperada e nela serão instalados Centro de Visitantes e alojamentos. Na área serão abertas ou recuperadas trilhas para caminhada, com espaços para descanso, banheiros e acesso à água potável. A unidade de conservação conta com estrutura semelhante na portaria de acesso pelo bairro Florestal, na cidade.

Prefeitura vai reformar Centro Comunitário de Venda Nova-Em visita ao Centro Comunitário de Venda Nova nesta segunda-feira, 15, o Prefeito Arlei anunciou que a Prefeitura vai reformar o espaço. A revitalização, que inclui pequenos reparos de telhado e reboco de paredes, pintura geral e limpeza de terreno, está programada para começar em quinze dias.

Construído pela Prefeitura e funcionando desde 2002 o Centro Comunitário é um espaço de atividades destinadas à capacitação de mão de obra e de geração de renda. Atualmente se encontra desativado, aguardando as obras de revitalização para ser reaberto.

Obra de contenção na Rua Jorge Lóssio está em estágio avançado-Há uma semana, funcionários da Prefeitura vêm construindo dois muros de contenção na Rua Jorge Lóssio, no Alto. O primeiro, necessário para conter as margens do rio, está praticamente concluído. O segundo, para sustentar parte da rua que cedeu, já começou a ser levantado. A previsão é de que em 15 dias os serviços estejam finalizados, inclusive, com a colocação de meios-fios e pavimentação da via.

Integrantes do CAPS visitam exposição ‘Mulheres na História’-Nesta terça-feira, dia 16, vinte integrantes do Centro de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Teresópolis estiveram na Casa da Memória Arthur Dalmasso, visitando a Exposição ‘Mulheres na História’. Promovida pela Secretaria de Cultura, a mostra reúne paineis explicativos, com textos e imagens, contando a trajetória da mulher desde a pré-história até os tempos modernos. A exposição pode ser visitada até o fim de abril, de segunda a sábado, das 13h às 17h, no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso, na Praça Balthasar da Silveira, 91, na Várzea.

Exposição de fotografias na Casa de Cultura até dia 27-A mostra de fotografias 'Eu e minha Kodak C182... por aí' vem despertando o interesse do público em Teresópolis. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a exposição reúne 35 imagens do fotógrafo Rubens Paiva e está montada na galeria da casa, onde pode ser vista até o dia 27, de segunda a sábado, das 9h às 18h, na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras).

Secretaria de Turismo e ABIH trabalham para fomentar a rede hoteleira-O Secretário Municipal de Turismo, Henrique Carregal, e o Subsecretário Eduardo Mielke reuniram-se, na sede da Secretaria, no Soberbo, com os representantes da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Alfredo Morgado e Débora Carlos. Também esteve presente o empresário e conselheiro da entidade, Fabiano Ferreira. O encontro reabre o diálogo com a entidade para garantir que os projetos turísticos ganhem apoio institucional à sua concretização.

Teresópolis vence na Rio Futsal-No fim de semana passado, Teresópolis enfrentou a equipe do Ascaer pela Rio Futsal. Foi derrotado na categoria sub-9 (4x1), mas levou vantagem na sub-11 (2x1), sub-13 (3x1) e sub-15 (4x1). Em todas as categorias a garotada da cidade briga pela classificação. O ultimo jogo do 1º turno acontece neste sábado, 20, no Ginásio Pedrão, às 11h, contra a equipe do Valqueire. Todas as categorias vão entrar em quadra.

Leilão de "bens inservíveis" da Prefeitura arrecada R$ 77 mil reais-Realizado nesta quinta-feira, 18, o leilão de veículos e sucatas, móveis e bens inservíveis da Prefeitura arrecadou R$ 77.350,00. Segundo a Secretaria de Administração, o dinheiro arrecadado será utilizado na aquisição de bens móveis. Cerca de 40 pessoas participaram do leilão, a maioria donos de ferros-velhos e pessoas que compram o material e revendem para usinas de reciclagem.

Prefeitura recebe Comissão da Secretaria Nacional de Direitos Humanos-Realizada na manhã desta quinta-feira, 18, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca, reunião entre representantes da Prefeitura de Teresópolis e integrantes da Comissão Especial Moradia Adequada, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. O grupo veio à cidade para avaliar o atendimento às vítimas das chuvas de janeiro de 2011 e as medidas adotadas para conter os problemas de moradia em áreas de risco.

Questões como obras de recuperação, moradias interditadas, casas populares, aluguel social e assistência psicológica às vítimas da tragédia foram abordadas durante o encontro, que contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Saúde, de Desenvolvimento Social e de Obras e Serviços Públicos. 

Prefeitura recebe estudantes que reivindicam melhorias no transporte coletivo-Um grupo de estudantes, professores e mães de alunos esteve na Prefeitura nesta terça, 16, reivindicando melhores condições no transporte urbano de Teresópolis. As principais reivindicações apresentadas são: redução no preço da passagem, fim da identificação biométrica, melhora nas condições físicas da frota, mais ônibus circulando e presença do trocador no veículo. No mesmo dia, a Procuradoria Geral do Município encaminhou notificação às concessionárias de transporte coletivo da cidade exigindo o cumprimento da legislação em vigor sobre o serviço.

Escolas municipais revisam projetos pedagógicos-Incentivadas pela Secretaria Municipal de Educação, as unidades escolares da rede municipal de ensino estão revendo seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e ouvindo todos os atores envolvidos no processo educativo: alunos, pais e/ou responsáveis, funcionários e professores. O objetivo é a unificação do diálogo entre as partes e a apresentação das metas a serem atingidas por cada unidade. Além de ser uma obrigação legal, a constante revisão do PPP é fundamental para manter a escola atualizada. O resultado desse trabalho já está sendo encaminhado para a Secretaria Municipal de Educação, que participa ativamente de todo o processo.

Albuquerque é campeão da Série Ouro e Ponta Negra vence a divisão de acesso do Municipal de Futsal-Dois bons jogos decidiram o Campeonato Municipal de Futsal na noite desta quinta-feira, 18, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão. Raça e boa técnica marcaram as finais da competição.

Pela Série Ouro, o Albuquerque venceu o Alto pelo placar de 4x1. Na Série Prata, o Ponta Negra derrotou o Arsenal por 2x0.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário