Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de abril de 2013

Secretaria de Educação de Teresópolis promove reuniões com Equipes Gestoras

Professora Carla Rabello, Diretora de Educação da SME, abre o encontro
Secretaria de Educação promove reuniões com Equipes Gestoras


Teresópolis, 9 de abril de 2013 - Com o objetivo de aproximar realidades e promover uma maior interação entre unidades escolares com demandas parecidas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou nesta segunda-feira, 8 de abril, uma série de cinco reuniões com Equipes Gestoras de regiões afins. Em pauta, o debate de temas educacionais por segmentos, avisos e questões administrativas.

Para a professora Carla Rabello, Diretora de Educação da SME, o principal objetivo dessas reuniões é aproximar realidades semelhantes para troca de experiências. Por isso, as reuniões são realizadas nas próprias escolas. “Convidamos algumas equipes para partilharem práticas que acreditamos serem importantes para todos os segmentos. Nesta primeira rodada de encontros, a Educação Infantil aborda o tema da proximidade da família para melhor desenvolvimento dos estudantes, o Ensino Fundamental I aborda o tema da inclusão e o Fundamental II, a indisciplina e a violência na escola. Temos certeza que será muito positivo”, explicou a Diretora.

Na primeira reunião, realizada na Escola Municipal Antônio Santiago, em Agriões, equipes das unidades escolares Antônio Santiago, CEHPT - Helena de Paula Tavares (Araras) e CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil Maria Tereza Pries de Abreu (Bom Retiro) fizeram as apresentações dos temas. Abrindo a reunião, as professoras Denise Cardoso e Lílian falaram sobre suas experiências na missão em aproximar família e escola. “Em se tratando de Educação não existe uma receita pronta. Se houvesse era só seguir esta receita e não teríamos problemas. Um bom começo é conseguirmos fazer com que as escolas sejam mais acolhedoras com a criança e sua família”, exemplificou Denise Cardoso.
As professoras Denise Cardoso e Lílian falam sobre a aproximação entre família e escola O tema de inclusão nas escolas é abordado na reunião
Em outro momento do dia, as anfitriãs Claudia Seabra e Luciana Goulard, da Escola Antônio Santiago, abordaram o tema da inclusão nas escolas. “Quando assumimos a gestão de nossa escola, percebemos que ela não estava preparada para atender as necessidades de determinados alunos. Através de reuniões, planejamento e, principalmente, boa vontade, hoje acolhemos diversos alunos com necessidade especiais, e toda vez que chega mais um, agradecemos aos seus pais por confiar a nós esse presente”, disse a diretora.

Encerrando a rodada de conversas, a professora Claudia Ventura liderou o debate sobre indisciplina e violência na escola. “Essa é uma questão que aflige educadores de todo o território nacional. O problema é que temos uma clientela que se afasta a cada dia mais da família, que muitas vezes só vai à escola na época da matrícula. Justamente na fase em que o aluno está transitando entre o ‘não ser mais criança’ e o ‘ainda não ser adulto’, somado à vontade de transgredir”, apontou Claudia Ventura.

Outros pontos abordados na reunião foram nutrição escolar, prestação de contas, serviços de estatística, supervisão educacional e patrimônio escolar. Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, essa série de reuniões trarão bons frutos para a educação municipal. “O trabalho da Secretaria de Educação é incessante. Nossa equipe segue à risca a recomendação do Prefeito Arlei de melhorar, a cada dia, o nível dos serviços oferecidos à nossa população. Tenho certeza que a aproximação que estamos promovendo será muito proveitosa”, declarou o Secretário.
 As equipes gestoras passam por uma dinâmica de deficiência visualClaudia Ventura lidera o debate sobre indisciplina e violência na escola
 Agenda das reuniões

Segunda, dia 8, 14 horas - Escola sede: Antônio Santiago (Agriões)
Escolas Municipais que se apresentaram: Antônio Santiago, CEPTH e CMEI Maria Tereza Pries de Abreu

Terça, dia 9, 14 horas - Escola sede: Estolino Peixoto (Pessegueiros)
Escolas Municipais que se apresentarão: Estolino Peixoto, Alcino Francisco da Silva e Albino Teixeira da Rocha

Quinta, dia 11, 14 horas - Escola sede: Francisco Maria Dállia (Bonsucesso)
Escolas Municipais que se apresentarão: Francisco Maria Dállia, Mariana Leite Guimarães e Creche Doraci Dállia Granito

Sexta, dia 12, 14 horas - Escola sede: CIEP Prof. Amaury Amaral dos Santos (Fonte Santa)-Escolas Municipais que se apresentarão: CIEP, CEDAL e Creche Amor Perfeito

Terça, dia 16, 14 horas - Escola sede: Sakurá (Ermitage)
Escolas Municipais que se apresentarão: Manoel Medeiros, Anna Barbosa Moreira e Creche Rosália M. de Lima Silva

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário