Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Secretários de Cultura da Região Serrana debatem Plano Estadual de Cultura com Governo do Estado em Bom Jardim RJ

Secretária de Cultura do Estado, Adriana Rattes, Secretário Wanderley Peres, e Coordenadora de Projetos, Nara Zeitune
Secretários de Cultura da Região Serrana debatem Plano Estadual de Cultura com Governo do Estado


Teresópolis, 10 de abril de 2013 - Na última segunda-feira, 8 de abril, uma comitiva representando Teresópolis, comandada pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, saiu do município com destino a Bom Jardim para participar do Encontro Regional de Cultura. O objetivo da reunião, que teve a presença da Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Rattes, foi discutir o texto base para construção do Plano Estadual de Cultura. Além de Adriana Rattes e dos gestores teresopolitanos, a reunião contou com a participação de secretários de cultura e agentes culturais representantes dos 15 municípios que compõem o Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura, do qual Teresópolis é presidente.

“Foi um encontro bastante produtivo. A atuação organizada do Fórum Serrano e a facilidade de relacionamento que temos com a Secretaria de Cultura do Estado permite não só uma discussão democrática a respeito da construção do Plano Estadual de Cultura, como também a nossa participação efetiva no processo, possibilitando assim que as futuras políticas públicas de cultura atendam às necessidades de nossa região”, comentou o Secretário Wanderley Peres.

Durante a reunião, a Secretária de Cultura do Estado, Adriana Rattes, destacou a importância da participação dos segmentos da cultura na construção do plano, enfatizando que “o documento está sendo elaborado a seis mãos, através do poder público executivo, do poder legislativo e representantes de todo o setor cultural da sociedade civil no estado”. Em seguida, foi aberta a etapa de debate das propostas do documento, onde os secretários de cultura da região deram sua contribuição para o plano, através de sugestões.
Marcelo Campos, do Grêmio Musical Paquequer, em um dos momentos do evento
Além da discussão do documento em si, o evento também marcou a oficialização do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura, que vem atuando desde 2010 em busca de soluções para o desenvolvimento da cultura na região. “A criação do Fórum Serrano é positiva. Afinal, é muito mais fácil nos relacionarmos com uma região inteiramente organizada do que com cada município em separado”, avaliou Adriana Rattes.

Ao fim do encontro, a Coordenação do Fórum Serrano entregou à Secretária Estadual de Cultura o projeto do Circuito Serrano das Artes, que prevê ações de intercâmbio entre as cidades da Região Serrana, levando atrativos e projetos culturais de cada município a toda a região.

A Reunião Regional Serrana foi promovida pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com Fórum Serrano Público de Cultura e a Prefeitura de Bom Jardim, como parte do processo de construção do Plano Estadual de Cultura. Em todas as regiões do estado, encontros semelhantes estão sendo realizados.
Nara Zeitune e Adriana Rattes, no momento da entrega do projeto Circuito Serrano das Artes à Secretária de Estado de Cultura
A comitiva representante de Teresópolis na reunião foi formada pelo Secretário Wanderley Peres, o Subsecretário, Arnaldo Almeida, e a coordenadora de Projetos, Nara Zeitune; além do Subsecretário de Esportes, Alexandre Trindade; dos agentes culturais Ivo Bernardo, Mestre Sorriso, Jussara Trindade, da produtora Aldeia Cultural Casa Viva, Regina Furtado, diretora do Sobrado José Francisco Lippi, e Marcelo Campos, representante do Grêmio Musical Paquequer; e ainda, Adalgisa de Carvalho, Neuma Campos Rosa, Ana Carolina Generoso, Adriana Marques da Silva e Carlos Artur Esteves, todos membros do Conselho Municipal de Cultura.
Wanderley Peres, Arnaldo Almeida,Jussara Trindade e Ivo Bernardo, integrantes da comitiva que representou Teresópolis no evento

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário