Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de abril de 2013

Tem início o ANIMA TERÊ 2013

A professora Rosane Santos com os alunos do CEROM
Tem início o ANIMA TERÊ 2013


Teresópolis, 2 de abril de 2013 - Teve início nesta terça-feira, 2 de abril, a 4ª edição do Festival de Animação de Teresópolis, o ANIMA TERÊ, que acontece no Ginásio Pedrão até esta sexta, 5, com realização da Secretaria Municipal de Educação. Com uma expectativa de público de 7 mil pessoas em quatro dias de evento, o 4º ANIMA TERÊ, que em anos anteriores era restrito a visitações escolares, desta vez está aberto ao público e conta com a participação da Caravana da Ciência da Fundação Cecierj e com o apoio do SESC Rio e do UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos). O Ginásio Pedrão fica localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, na Várzea, e até esta quinta, 4, a visitação acontece de 8h às 21h; na sexta, 5, será de 8h às 12h.


O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, abriu o evento e destacou alguns pontos importantes. “A cada ano o ANIMA TERÊ cresce mais. Não temos dúvidas de que esta edição será a melhor de todas. Pela primeira vez estamos abertos ao público em geral, com mais atrações, um número maior de oficinas e ilhas de animação, além de parcerias importantes”, pontuou o Secretário. 
Estudantes aproveitam a oficina de massa de modelarAlunas utilizam fantasias e criam histórias na Oficina de Pixilation
Aluno do CEDAL, Yuri Oliveira dos Santos experimenta o simulador de gravidadeAlunos do Colégio Único participam da oficina de massa de modelar
Aluno do 9° ano do Centro Educacional Rose Dalmaso (CEDAL), Yuri Oliveira dos Santos foi o primeiro estudante a experimentar o gyrotech, simulador de gravidade zero da Caravana da Ciência da Fundação Cecierj, sob olhares de curiosidade de colegas e professores. “Dá um pouco de medo, mas foi uma experiência bem legal. Estou achando o ANIMA TERÊ todo muito bom”, destacou o aluno.

Atrações

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) faz parte do Consórcio CEDERJ, que desenvolve projetos nas áreas de educação superior à distância e divulgação científica. Ela trouxe para o evento sua Caravana da Ciência, um centro de ciências itinerante que percorre os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Sua estrutura física é composta por uma carreta especialmente adaptada, sala de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos como o esperado simulador de gravidade. 

Segundo a diretora do Serviço de Tecnologias Educacionais, professora Bernadete Duarte, que coordena o festival, as inovações desta edição do ANIMA TERÊ vêm de encontro aos ideais pedagógicos do evento. “A cada edição vamos fazendo progressos dentro da nossa perspectiva de transformar a tecnologia em aliada no aprendizado em sala de aula. Esse ano nós trouxemos outras expectativas de tecnologias, todas prontas para serem aplicadas pelas escolas como mais um instrumento pedagógico facilitador da aprendizagem”, explicou a diretora.
As oficinas de animação incentivam novos talentosAlunos participam de experimentos científicos
A oficina de pixilation é uma das que mais atrai os estudantesO planetário é umas das maiores atrações do evento deste ano
Entre os objetivos do festival estão o de estimular o uso da tecnologia como mediadora da aprendizagem, proporcionando aos professores e alunos a experiência de criar suas próprias animações, descobrindo novos talentos e tornando-os agentes ativos no processo educacional, além de fomentar o trabalho em grupo. A professora do CEROM, Rosane Santos, acompanhou turmas de 8° e 9° anos e elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação. “Acho super importante esse evento, já que muitos jovens ainda têm uma visão muito restrita do mundo que os cerca. Fiz questão de estimular a participação deles no Festival, para que eles possam apreciar todas essas maravilhas oferecidas e vivenciar experiências novas”, comentou a professora.
A equipe do Serviço de Tecnologias Educacionais: Bernadete Duarte, Ana Geanette e Anderson Mota

Novidades

Este ano, entre novidades na estrutura e mais recursos cenográficos, a parceria com o UNIFESO também garante Oficinas de Matemática voltadas para os professores, a partir de softwares específicos de simulações, animações e jogos. Outras novidades são as apresentações de hip-hop e street dance, exposição de grafite e xilogravuras coordenadas pelo SESC Rio, divulgação e apresentação do Festival de Cinema do Colégio Estadual Euclydes da Cunha e o lançamento do website da Escola Municipal Profª Aclimea de Oliveira Nascimento, no bairro de São Pedro, entre outras. 

Com o Ginásio Pedrão dividido em ilhas onde funcionam as diferentes oficinas de animação, os visitantes podem criar seus próprios projetos durante o evento. A professora Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Educação, lembra que tecnologia aplicada à Educação não se restringe apenas a computador, celular e internet. “O ANIMA TERÊ deste ano enfatiza a utilização da tecnologia para fins de aprendizagem de uma forma bem ampla, como meio e mediação na construção de uma proposta pedagógica, viabilizando novas possibilidades de ensino. Por isso abrimos ao público em geral, para que todos possam ter acesso a esse mundo de conteúdos que estamos oferecendo”, finalizou Carla.
A oficina de pixilation é uma das que mais atrai os estudantesJogos com simuladores de movimento também têm espaço no Festival
Fotos:Roberto e Marcelo Ferreira
Texto: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário