Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Teresópolis avança na oficialização do Consórcio Intermunicipal

Representantes de Teresópolis, Carmo e Sumidouro debatem a oficialização do aterro sanitário consorciado
Teresópolis avança na oficialização do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos-Gestão integra os municípios de Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto 


Teresópolis, 8 de abril de 2013 – Realizada na manhã desta segunda-feira, 8, reunião visando a oficialização do consórcio firmado entre Teresópolis, Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto – também intitulado Serrana I – para o tratamento do lixo das quatro cidades no Aterro Sanitário do município. A iniciativa atende ao Programa Pacto pelo Saneamento – Lixo Zero, da Secretaria de Estado do Ambiente, e o objetivo é a gestão integrada dos resíduos sólidos produzidos pelas quatro cidades.

Durante o encontro foi marcada para o dia 30 de abril, em Teresópolis, a assembleia de constituição do consórcio intermunicipal. Na oportunidade acontecerá a eleição da presidência e diretoria, a aprovação do estatuto e da minuta de alteração da lei de criação do consórcio, para a inclusão do Governo do Estado.

Realizado na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, na Várzea, o encontro reuniu o Coordenador de Meio Ambiente do Município, Leandro Coutinho da Graça, e o assessor jurídico Sebastião Neves Tavares, bem como a Secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil de Carmo, Leila Moreira, e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sumidouro, Landirlei da Silva Gomes, acompanhado do assessor técnico Cesar Machado.

O Coordenador de Meio Ambiente de Teresópolis, Leandro Coutinho da Graça, repassou a cópia da licença ambiental do Aterro Sanitário de Teresópolis aos representantes dos municípios de Carmo e de Sumidouro. Leandro também atualizou as informações sobre a execução da segunda fase das obras no Complexo de Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos consorciado de Teresópolis, que se encontra na etapa de licitação pelo Governo do Estado.

Esta fase abrange a instalação de uma unidade de tratamento dos resíduos descartados pelos serviços de saúde, a implantação de uma unidade de beneficiamento de resíduos da construção civil e a adequação da unidade de triagem para unidade de apoio à coleta seletiva.

“Para o Prefeito Arlei é de suma importância que o consórcio intermunicipal seja oficializado, pois além de reduzir os custos de operação do Aterro Sanitário, vai estreitar ainda mais a parceria entre as quatro cidades em outras iniciativas ambientais”, pontuou Leandro Coutinho da Graça, lembrando que a iniciativa também rende para Teresópolis e os outros três municípios o aumento do repasse de recursos do ICMS Verde.

A oficialização do Consórcio Intermunicipal Serrana I é considerada fundamental pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sumidouro. “Vemos com entusiasmo a retomada da implementação do consórcio, o primeiro do Estado. Houve uma paralisação, mas agora caminhamos para a sua concretização”, destacou Landirlei da Silva Gomes. “A união das quatro cidades só traz benefícios para todos, pois nosso município não tem condição de fazer esta destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos”, completou a Secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil de Carmo, Leila Moreira.

Destinação correta do lixo

Inaugurado em julho de 2009 e instalado numa área de 115 mil metros quadrados no km 75,5 da Estrada Rio-Bahia, no bairro Fischer, o primeiro aterro sanitário consorciado do Estado do Rio de Janeiro tem capacidade para absorver as 2.935 toneladas/mês de detritos produzidos por Teresópolis, mais as 726 toneladas/mês produzidas pelos municípios de São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sumidouro.

Seguindo o Programa Estadual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, a Secretaria Estadual do Ambiente investiu cerca de R$ 5 milhões na construção do empreendimento, utilizando recursos do FECAM - Fundo Estadual de Conservação Ambiental. O aterro sanitário foi todo impermeabilizado, para evitar a contaminação do subsolo, e o lixo é coberto assim que chega. Um dos maiores causadores do efeito estufa, o gás metano produzido pelos detritos, é canalizado e queimado. O aterro também conta com estação de tratamento de chorume.

Foto Reunião Meio Ambiente: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário