Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de abril de 2013

UNIFESO Teresópolis entrega Relatório Final da CPA

UNIFESO entrega Relatório Final da CPA
UNIFESO entrega Relatório Final da CPA


O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), através da Comissão Própria de Avaliação (CPA), apresentou o relatório do terceiro ciclo avaliativo, referente ao período de 2010 a 2012. O documento aponta potencialidades, fragilidades, rumos e desafios a serem enfrentados. “A CPA apresenta o resultado do trabalho realizado, confiante de ter alcançado o objetivo de conhecer melhor o UNIFESO e subsidiar o planejamento estratégico da Instituição. Encerra mais um ciclo, consciente de que ainda há muito a ser melhorado, redefinido e redirecionado e que é necessário enfrentar o desafio de conjugar mais e melhor, avaliação e mudança, avaliação e autonomia, desafio este que é o seu princípio e finalidade”, resumiu a professora Maria Cecília de Faria Pinto, coordenadora da CPA.

Ao longo de 2012 a comunidade acadêmica se mobilizou em grupos de pesquisa promovendo oficinas, pesquisas de campo, seminários entre outros encontros até a entrega dos relatórios que deram subsídio para o Relatório Final da Autoavaliação Institucional, encaminhado ao MEC em março de 2013. De acordo com a coordenadora Cecília, o foco da investigação foi a avaliação das mudanças ocorridas no UNIFESO a partir das potencialidades, fragilidades e das recomendações do Relatório da CPA em 2009. Todas as dimensões propostas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foram avaliadas. “É visto como um ‘olhar’ do todo através das suas partes. Tem o objetivo de diagnosticar o que é preciso mudar, o que é preciso fortalecer e ampliar para a obtenção do sucesso relacionado à qualidade da educação superior”, explicou.

Entre os itens apontados no relatório, ela destacou como questões positivas as ações de integração-ensino-trabalho-comunidade (IETC), que cria um diferencial e dá visibilidade às ações da Instituição na sociedade; a atuação das Ligas Acadêmicas na promoção de atividades de extensão, que possibilita uma comunicação informal diária; e o fato da comunidade do UNIFESO, em sua grande maioria, concordar que a Instituição contribui para a saúde do município, para a inclusão social e para o desenvolvimento econômico da região.

Outra observação é que o Programa de Autoavaliação Institucional e o Programa de Gestão Institucional vêm ano a ano ampliando a articulação das ações de planejamento, execução e acompanhamento, o que torna a iniciativa ainda mais motivadora e demonstra sua relevância na busca pela excelência.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário