Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Agente Ambiental Comunitário Voluntário: novos atores da educação ambiental em Teresópolis

coordenador de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça
Agente Ambiental Comunitário Voluntário: novos atores da educação ambiental em Teresópolis


Teresópolis, 26 de março de 2013 – Aconteceu na noite desta terça-feira, 7, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, o primeiro módulo do curso de formação de Agentes Ambientais Comunitários Voluntários, oferecido pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis. Vinte e cinco inscritos participaram da palestra ministrada pelo coordenador de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça.

Apresentado no final de março a líderes comunitários, o programa tem a finalidade de incentivar a participação voluntária de qualquer pessoa, maior de 18 anos, interessada em atividades de educação ambiental, proteção e preservação dos recursos naturais. 

A proposta da iniciativa é despertar nos agentes a reflexão crítica dos problemas socioambientais de suas comunidades, orientando-os a buscar alternativas viáveis para a conservação da natureza. Como se trata de um trabalho voluntário, a atividade não é remunerada. O interessado pode participar do programa em seu tempo livre.

Durante o curso foram passadas informações sobre saneamento, reciclagem, reflorestamento, coleta seletiva, captura de animais silvestres, queimadas, defesa civil e percepção de riscos, entre outros temas. 

De acordo com Leandro Coutinho, meio ambiente é um tema que precisa ser encarado com seriedade e preocupação. “Nosso comportamento precisa estar voltado e ambientado com as questões da natureza. Hoje estamos formando o primeiro grupo de agentes comunitários ambientais e nosso objetivo, neste primeiro módulo, é o de nivelar todos os participantes. Eles irão trabalhar dentro de suas comunidades e serão alvos de muitas perguntas, por isso daremos instruções que englobam toda esta parte de defesa civil e meio ambiente”, disse Leandro.

Segundo o Subsecretário de Meio Ambiente, André de Mello, a Prefeitura vem buscando junto ao Ministério Público uma parceria para a aquisição de veículos que ajudarão no processo de recolhimento dos resíduos recicláveis. “Atualmente o programa de coleta seletiva possui dois caminhões e é feito em 25 bairros, com o recolhimento de aproximadamente 60 toneladas de lixo seco por mês. É pouco considerando que somente Teresópolis produz diariamente 200 toneladas de lixo. Se cada comunidade fizer o seu recolhimento e depositar em um local fixo, a associação dos catadores recolherá e fará a revenda. Dinheiro que será revertido para a associação dos catadores e para a própria comunidade, através da associação dos moradores”, explicou de Mello.

A formatura deste primeiro grupo acontece durante a Semana do Meio Ambiente, no dia 3 de junho, às 17h30, no Teatro Municipal.

Agente Ambiental Comunitário Voluntário - Caberá ao Agente Ambiental Comunitário Voluntário atuar na vigilância do cumprimento da legislação de proteção ambiental, nas atividades de educação ambiental e na fiscalização de agressões contra o meio ambiente. Ele poderá identificar e denunciar, na comunidade onde mora, questões como desmatamento, construções em áreas de preservação, focos de incêndio e descarte inadequado de lixo, entre outras situações. A aplicação das penalidades aos infratores caberá à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil. 

Os interessados ainda podem se inscrever na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, localizada na Rua Rui Barbosa, 170, na Várzea, de segunda a sexta, em horário comercial. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone Mais (21) 2742-7763.
Agente Ambiental Comunitário Voluntário: novos atores da educação ambiental em Teresópolis

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário